9 benefícios do Pilates

9 Benefícios de Pilates para sua saúde      

O método Pilates, que surgiu no início do século passado tem como principal objetivo unir o corpo e a mente. Foi a partir desse pensamento e de várias observações que seu idealizador, Joseph Pilates, criou a Contrologia. Mas não se engane este processo não foi rápido e foi preciso vários anos de estudo assim como uma metodologia projetada a partir do público que estudava.

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento Pilates que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;

Controle – o controle do movimento nos benefícios do método Pilates visam um padrão suave e harmônico sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;

Precisão – Pilates é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;

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Centro – mais conhecido como Power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;

Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos;

Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

A prática de Pilates além de tudo também libera dopamina e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem estar, assim contribuindo para um melhor controle emocional de quem o pratica.

Após relembrarmos os princípios do método, assim como sua origem e seus objetivos, nós do Omega4 Estúdio do Corpo vamos então listar alguns dos benefícios do Pilates.

1. Aumento da Resistência Física e Mental

2. Aumento da Flexibilidade

3. Corrige Problemas Posturais

4. Aumento da Concentração

5. Tonifica a Musculatura

6. Melhora a Coordenação Motora

7. Promove menor Atrito nas Articulações

8. Alivia Dores Musculares

9. Ajuda a Melhorar a Respiração e a flexibilidade

10. Auxilia a Prevenção Contra a osteoporose

11. Promove Relaxamento, o Bem-estar e eleva a Autoestima

12. Elimina Toxinas e facilita a Drenagem Linfática

13. Melhora a postura e a Resistência Muscular

14. Expande a Consciência Corporal

15. Ajuda no controle de peso

16. Fortalece os Músculos Abdominais

17. Equilíbrio de todas as Funções do Corpo

18. Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse para todas as idades.

Pilates para Gestantes

Já é comprovado que praticar atividade física durante essa fase da vida da mulher oferece diversos benefícios e principalmente em relação com um parto saudável. O Pilates para gestantes é uma excelente escolha para as futuras mamães, pois sua pratica trabalha tanto com o fortalecimento, como o alongamento, além de utilizar a respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo. Pilates para gestantes irá trazer saúde, equilíbrio e conforto e postura para a mulher grávida e por esses e outros tantos benefícios, que o Pilates tem se tornado uma das modalidades preferidas das futuras mamães.

Pilates para Idosos

Ao envelhecer o corpo vai perdendo força muscular e óssea tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações, respiração e também no coração. E as mudanças não são só físicas. É muito difícil manter o mesmo ritmo de vida quando você já não tem tanta disposição. Uma das maiores vantagens e benefícios do Pilates para idosos é que ele pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, qualquer gênero e qualquer grupo especial. E um dos grupos especiais que crescem cada dia mais dentro dos Estúdios de Pilates são os idosos. Um grande número de idosos procura os Estúdios por saúde, como problemas ósseos e musculares (osteoartrose, por exemplo) e até dores crônicas. O método ajuda, pois os exercícios com poucas repetições e de baixo impacto são eficazes e fazem com que os músculos e articulações sofram menos desgastes.

Pilates para Crianças

A geração de crianças dos dias atuais não é ativa, a diversão delas são computadores, tv e celulares. Hoje em dia as crianças são praticamente sedentárias, pois o máximo de exercício que fazem é andar de um local até o outro e não são distancias longas o suficiente para ser considerada como atividade física. Exercícios de fortalecimento muscular, postura, respiração e de flexibilidade como o Pilates para Crianças podem ajudar, e muito. Com exercícios adequados para estender e deixar a coluna vertebral mais flexível. Os exercícios tem todos os princípios básicos do Pilates e a aula deve ser montada com muita diversão e criatividade para prender a atenção dos baixinhos.

Pilates para Homens

Apesar de o método ser mais popular entre as mulheres, a população masculina vem crescendo cada vez mais, os exercícios do Pilates para homens são focados em determinadas musculaturas podem ser mais eficientes do que a própria musculação realizada na academia. No Pilates os exercícios trabalham a musculatura do corpo inteiro ao contrário da academia que foca em um músculo de cada vez. Assim, os exercícios são mais completos proporcionando um melhor resultado final. É importante lembrar que a prática do Pilates libera endorfina, assim como toda atividade física, e ela é responsável pelo bem-estar, postura e prazer. E o método trabalhando a região pélvica contribui para a flexibilidade do corpo, e ajuda a potencializar a disposição e o desempenho sexual.

Pilates para Patologias na Coluna

Atualmente considera-se que 80% da população em geral sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna por falta de postura, ao decorrer da vida. O Pilates é o tratamento mais utilizado para patologias da coluna, pois trabalha profundamente a musculatura do abdômen e assim promove uma maior articular para a coluna vertebral de forma segura e sem sobrecarga, se tornando a melhor escolha por não lesionar a musculatura.

A partir da prática do Pilates para dor na coluna como tratamento para saúde podemos citar

1. Hérnia de Disco

2. Escoliose

3. Hipercifose

4. Lombalgia

5. Cervicalgia

6. Ciática

7. Cifose

8. Hiperlordose

Pilates para Corredores

O método Pilates melhora o desempenho da corrida, isso é um fato. Pela corrida ser uma atividade que exige técnica, o corredor precisa estar preparado para ela. Caso ele esteja preparado da maneira incorreta, isso pode ocasionar em diversas lesões, e aqui é o ponto que entramos com o Pilates. O método também melhora a flexibilidade do atleta. Os exercícios enfatizam o alongamento global do corpo, de forma a trabalhar todos os músculos e articulações, o que resulta em muitos benefícios na hora da corrida, pois o corpo está mais relaxado sem nenhuma compressão muscular. O Pilates pode ser incluído no treino de corredores para prevenir lesões, potencializar o desempenho esportivo e ainda como reabilitação. O método pode também ser muito eficaz no pós-treino, já que aumenta a capacidade respiratória, aliviando dores e a fadiga muscular.

Pilates para Atletas

Assim como os benefícios do Pilates para atletas são muitos, eles automaticamente se tornam benefícios para atletas profissionais, tendo em vista que muitos dos movimentos utilizam a mesma musculatura. Como atleta, a chance de lesão pelo menos uma vez na vida é muito grande. Seja um preparo físico não tão completo, seja por eventuais falhas do corpo ou por qualquer outro motivo, quase todo atleta profissional já se lesionou. Um corpo mais alinhado, forte, flexível e equilibrado tem um gasto energético menor e os resultados são melhores, tanto para atletas de alto nível como amadores com exercícios de Pilates. Os benefícios do Pilates para atletas é que o uso de acessórios como a bola, overball, faixas elásticas e o bosu ajudam no condicionamento, já que podem simular gestos esportivos realizados durante os jogos.

Pilates para Hipertensão

A população brasileira é diagnosticada com hipertensão (a famosa pressão alta). O mais chocante é que dentre esses milhões de brasileiros, quase 50% nem imagina que está sofrendo desse mal. O método Pilates além de ser uma ferramenta importante para o condicionamento físico e tratamento de dores agudas e crônicas, também apresenta muitos benefícios para doenças psiquiátricas e cardiovasculares, tais como a hipertensão. O Pilates fortalece ainda o sistema respiratório e a circulação, para os hipertensos o método melhora a circulação sanguínea, pois como os exercícios trabalham os membros inferiores e posteriores ao mesmo tempo, a circulação de sangue nessas áreas é ativada. O fluxo sanguíneo para o cérebro também sofre um aumento, assim como para os músculos.

Pilates para Tratamento do AVC

Já vimos que o método oferece diversos benefícios as mais variadas patologias, porém uma coisa que poucas pessoas sabem é como o Pilates pode ajudar e muito! Durante o tratamento de pessoas que já sofreram com AVC. Muitos são os benefícios e melhoras que o Pilates pode trazer a este grupo de pessoas.

Quer conhecer o método Pilates mais de perto e entender como ele pode te ajudar? Conheça o Pilates Moema!

Na maioria das vezes, os objetivos desse paciente são:

1. Minimizar os efeitos das alterações de tônus muscular;

2. Prevenção deformidades;

3. Melhora da consciência corporal;

4. Melhora alinhamento postural;

5. Facilitação nas trocas posturais

6. Melhora equilíbrio estático e dinâmico em pé;

O método desenvolvido Joseph Pilates oferece inúmeros benefícios, inclusive para estas pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A prática contribui para a recuperação dos movimentos, melhora a respiração, postura e coordenação motora. Através dos exercícios o equilíbrio é refeito e permite que as conexões responsáveis pela sensação de segurança sejam estabelecidas e a realização das atividades cotidianas sejam reconstituídas. Muitas pessoas que tiveram o AVC encontram no Pilates um grande aliado

Para todas essas patologias acima descritas os benefícios do Pilates são incontáveis. Primeiramente, os exercícios são recomendados, pois por serem de baixo impacto e realizado com poucas repetições, focando mais em qualidade do que em quantidade, geram resultados mais eficazes e não prejudicam e nem sobrecarregam os músculos e articulações, e assim sofrem menos desgaste.

Concluímos então que o Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, seja para qualquer idade ou qualquer que seja o objetivo.

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