December 12, 2019
|
Massagem Terapêutica

Massagem reduz a inflamação muscular?

A inflamação muscular é um problema que pode trazer muito incômodo, principalmente no dia-a-dia. Como muitas pessoas nos trouxeram essa dúvida, resolvemos responder. Saca só!

massagem-reduz-a-inflamacao-muscular

Massagem reduz a inflamação muscular?

Os pesquisadores da Universidade de McMaster, Canadá, descobriram que uma massagem terapêutica profissional de apenas 10 minutos pode ter o efeito de desinflamação nos músculos. Como um tratamento sem medicamentos, as técnicas de massagem terapêutica (como o shiatsu facial, reflexologia podal e a massagem ayurvédica) consegue guardar o potencial de ajudar não apenas atletas fatigados e com os músculos inflamados, mas pode atuar também naquelas pessoas que sofrem de inflamações crônicas, como artrite ou distrofia muscular, afirma Justin Crane, estudante doutorando do Departamento de Cinesiologia da Universidade.

massagem-reduz-inflamacao-muscular

Mais sobre a questão: Massagem reduz a inflamação muscular?

Enquanto a massagem terapêutica costuma ser muito bem aceita como uma terapia que pode aliviar dores e tensões musculares, os pesquisadores foram atrás de informações que acabaram comprovando o efeito de acionar sensores bioquímicos do corpo que podem enviar sinais de redução de inflamação nas células musculares. Além disso, a massagem pode trazer uma sinalização para o músculo fazendo com que ele forme mais mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela respiração celular e que são os centros de poder da célula, desempenhando um papel importante de cura.

"O mais importante é que ninguém nunca olhou dentro do músculo para ver o que está acontecendo com a massagem, ninguém olhou os efeitos bioquímicos ou o que poderia estar acontecendo dentro do músculo", disse Crane. "Mostramos que os sensores do músculo são esticados e parecem reduzir a resposta das células inflamatórias. Como consequência, a massagem pode ser benéfica para curar um machucado".

"Não achava que um pouco de massagem poderia produzir uma mudança tão grande, especialmente quando o exercício era tão profundo. Setenta minutos de atividade comparado a dez minutos de massagem: é claramente potente", revela Justin.

Os resultados sugerem que a massagem age sobre a dor muscular pelo mesmo mecanismo biológico que a maioria dos medicamentos contra dor e pode ser uma alternativa efetiva. Crane completou dizendo que a pesquisa mostrou uma ideia falsa muitas vezes repetida: a massagem não ajudou a limpar o ácido lático dos músculos cansados.

SOBRE A OMEGA4

A Omega4 oferece diversos serviços para que você possa tratar o seu corpo como ele merece. Com estética completa, exercícios físicos e massagem, é impossível você não amar!

Saiba mais!
Saiba mais sobre

Massagem reduz a inflamação muscular?

E receba mais conteúdos relacionados!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.