Pilates
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11/1/2022

Exercícios de Pilates: quais são os melhores para esse verão?

Você está pesquisando alguma atividade física para fazer nesse verão? Então está no lugar certo! Vem com a Omega4 e veja como o método Pilates é para você!

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Exercícios de Pilates: quais são os melhores para esse verão?

Hoje em dia sabemos que não podemos ficar sem praticar algum tipo de atividade física. Está mais que comprovado que exercícios físicos, sejam eles de qual tipo for, são benéficos para a saúde em todos os aspectos. Basta que você escolha um tipo de atividade que se enquadre em sua realidade financeira e de saúde global.

Muitas pessoas estão abrindo suas mentes e observando que a prática de atividades físicas é benéfica a longo prazo, e que a ingestão de muitos remédios, apesar de ser benéfico a curto prazo, pode não ser a longo prazo.

Diante de tais circunstâncias, faz-se necessário informar à população tudo que precisam saber sobre os tipos de atividade física existentes no mercado hoje em dia, pois a cada dia que passa, os profissionais lançam novos conceitos em exercícios e as pessoas acabam por ficar perdidas, sem saber qual método aderir em sua rotina.

5 principais exercícios de Pilates para esse verão

Acompanhe alguns dos exercícios do método Pilates para te ajudar a manter seu corpo saudável neste verão, mas somente os execute respeitando os princípios do Pilates, que são controle, centralização, concentração, fluidez, precisão e respiração. Sem esses princípios você não terá o resultado esperado. Agora veja abaixo os exercícios:

  1. The Hundred

É considerado um exercício de nível técnico básico, mas exige muita concentração e seu foco é na a ativação dos extensores dos joelhos.

  2. The Roll Up

Também considerado de nível técnico básico, porém sua execução exige uma construção gradativa devido à riqueza de detalhes e complexidade demandada pelo sistema muscular. Tem como objetivo mobilizar a coluna, segmentando-a vértebra por vértebra, e possibilitar o alongamento da cadeia posterior de membros inferiores e da coluna.

  3.The Roll Over with Legs Spread

Considerado o inverso do Roll Up, já que a flexão da coluna parte da lombar, levando os membros inferiores sobre a coluna, ombros e cabeça, sendo classificado como avançado.

Esse exercício tem foco no fortalecimento dos flexores da coluna e dos extensores dos ombros de forma secundária, como estabilizadores do movimento, a mobilização da coluna vertebral e o alongamento de toda a cadeia posterior, ou seja, extensores da coluna e dos quadris.

  4. The One Leg Circle

Esse é um dos exercícios originais de Pilates que exige um trabalho de concentração do corpo inteiro e, somente assim, a estabilização global irá ocorrer de forma simultânea com a coordenação e a dissociação da articulação coxofemural do membro inferior em movimento.

  5. Rolling Back

O quinto exercício é conhecido como lúdico e desafiador ao mesmo tempo, pois é de nível técnico básico e tem como característica a manutenção do corpo em forma de bola para uma estabilização dinâmica da coluna.

A execução destes exercícios deve ser feita respeitando os princípios do Pilates, que são: controle, centralização, concentração, fluidez, precisão e respiração.

5 exercícios com bola de Pilates que você também pode fazer neste verão

  1. Pico/Elefante

De barriga para baixo, com membros inferiores apoiados sobre a bola e mãos apoiadas no solo, mantenha os cotovelos estendidos e ombros fletidos a 90 graus.

Flexione o quadril passando o apoio dos membros inferiores cada vez para uma posição mais distal.

Feito isso, retorne para a posição inicial.

  2. Prancha com apoios de cotovelo na bola

Em decúbito dorsal deixe os dois antebraços apoiados sobre a bola, com os cotovelos e os ombros flexionados num ângulo de 90 graus.

Permaneça em alinhamento da coluna nessa posição durante o período estipulado para o exercício.

  3. Fortalecimento de infra-abdominal

Em decúbito dorsal com joelhos e quadril flexionado em um ângulo de 90 graus, levemente abduzidos e com uma bola posicionada entre os maléolos.

Eleve a bola associando as flexões de quadril e coluna, mantendo as mãos apoiadas no solo.

  4. Trabalho de oblíquos

Apoie o quadril lateralmente na bola cruzando membros inferiores apoiados pelos pés. Mãos na nuca. Flexionar lateralmente a coluna em direção a bola, execute para um lado de cada vez.

  5. Fortalecimento de Paravertebrais

Em decúbito ventral com o abdômen apoiado na bola, mãos na nuca e pés apoiados no solo.

Mantenha a coluna e o quadril em flexão sobre a curvatura da bola. Execute a extensão da coluna e do quadril.

Quem pode praticar o método Pilates?

O método Pilates pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa, independentemente de sua idade ou condição de saúde, pois os exercícios nada mais são que movimentos fisiológicos do corpo humano.

Diante disso, hoje podemos dizer que crianças, adolescentes, adultos e idosos podem praticar os exercícios propostos pelo método, independente de terem comorbidades associadas ou não.

Benefícios que o método Pilates traz

O método Pilates apresenta muitos benefícios como você já deve ter ouvido falar. Apesar de ser um método antigo, os benefícios do Pilates nunca param de surgir, ou seja, sempre se descobre algo novo mediante determinado paciente, pois cada paciente é diferente do outro e sempre tem benefícios diferentes.

Dentre os benefícios mais comuns podemos destacar os seguintes:

  • Melhora da postura tanto estática quanto dinâmica, ou seja, postura parada/ereta ou postura adequada para realizar as atividades de vida diária;
  • Melhora da força muscular;
  • Melhora da flexibilidade e estabilidade muscular e articular;
  • Melhora da resistência muscular;
  • Melhora do equilíbrio e propriocepção;
  • Melhora do desempenho nas atividades desempenhadas, sejam elas atividades remuneradas ou não;
  • Melhora de quadros psicológicos como: depressão, ansiedade, insônia, estresse, fadiga e outros;
  • Redução de dores crônicas relacionadas às articulações, músculos, ligamentos ou tendões;
  • Melhora da qualidade de vida de forma geral;
  • Melhora da densidade óssea, prevenindo casos de osteopenia e osteoporose.

Esses são os benefícios mais comuns de serem encontrados e que todas as pessoas podem obter com a prática do método. Porém, com o decorrer dos anos novas coisas surgem e o Pilates sempre se mostra efetivo para novos casos de patologias como é o caso do novo Covid-19.

Estudos já relataram que pacientes sequelados do Covid-19 têm grandes melhorias quando praticam o método Pilates após o contágio com a doença, pois as sequelas deixadas são: fraqueza muscular, fadiga e cansaço.

Outros estudos ainda relatam que pacientes que praticam o método Pilates regularmente, tem grandes chances de não ter o quadro grave da doença.

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