Pilates
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7/10/2020

5 exercícios com bola de Pilates

Pilates é o nome dado a um conjunto de exercícios, desenvolvido por um alemão chamado Joseph Pilates, ainda na década de 20. Esse conjunto de exercícios conhecidos como exercícios de pilates são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos.

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5 exercícios com bola de Pilates

Cada equipamento de pilates visa controle da conexão entre o corpo e a mente. Além disso, os exercícios de pilates é capaz de restaurar a saúde de pessoas que sofrem de condições patológicas e aumentando a qualidade de vida. Existem modalidades diversificadas de Pilates como o pilates mat e Bola Suíça!

Pilates Mat

O pilates mat é mais uma versão do pilates. Um dos métodos da técnica de atividade física conhecida como pilates.

Nesse método o exercício é praticado em tapete no chão e não em um aparelho.

E uma das diferenças do pilates mat para o pilates em equipamentos é que no pilates mat, também conhecido como Pilates SOLO, os músculos são trabalhados em dobro sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo.

Os exercícios de mat pilates trabalham bastante a força abdominal e a estabilidade. E, além disso, a função do exercício é trabalhar todos os grupos musculares

Nessa versão do pilates, o pilates mat exige muita concentração dos praticantes de mat pilates. Isso quer dizer que os exercícios de mat pilates exigem muita consciência corporal. É necessário ficar atento a cada aula de pilates, pois cada movimento deve ser praticado de maneira correta.

O pilates mat é considerado por muito, ou por todos, como evolução do método pilates, isso devido ao grau de dificuldade dos seus exercícios. E os exercícios de mat pilates são considerados difíceis por causa da sua exigência de consciência corporal. Ou seja, exige muita concentração

Contudo, exigir muita consciência corporal oferece diversos benefícios aos praticantes de mat pilates.

Tonning Tonnig

A Bola Suíça, ou melhor, a Tonning Ball é um dos acessórios usado para praticar pilates.Usada para a execução de exercícios de pilates, a Tonning Ball é um acessório do pilates contemporâneo.

Com Bola Suíça, nome pelo qual também é conhecido esse acessório, é possível executar diversos exercícios de pilates. Exercícios esses que são capazes de trabalhar diversas áreas do corpo

E é sobre 5 desses exercícios exercícios com bola de pilates que vamos falar no artigo de hoje. Mas, antes vamos falar um pouco sobre a Bola Suíça, ou bola de pilates.

Nome original: Tonning Ball

Material: Emborrachado com areia em seu interior

Tamanhos: pequenas e grandes

Peso das bolas Pequenas: varia de 453 gramas, 906 gramas e 1.359 gramas.

Peso das bolas Grandes: varia de 0.5kg até 4kgs

Podem ser usadas nas mãos, entre os joelhos, embaixo dos pés e embaixo das costas.

Usar a Tonnings Ball pode oferecer estabilidade para articulações e músculos envolvidos nas atividades, movimentos executados.

Dentre outros benefícios oferecidos pelos exercícios de pilates, fazer exercícios com bola de pilates fortalece os músculos, pois ela dificulta a execução dos movimentos.

Voltando a falar sobre o peso das Tonning Balls, para exercícios com bola de pilates, é preciso saber qual o objetivo da prática do exercício e com o nível de prática de quem vai praticar os exercícios.

Os exercícios com bola de pilates podem ser praticados usando apenas uma bola, ou usando pares de Tonning balls. Mas, de novo, isso depende do objetivo do exercício.

Geralmente, exercícios com bola de pilates, só começam quando os alunos já possuem bom nível de concentração e consciência corporal e equilíbrio de articulação.

Exercícios com bola de pilates sem esse tipo de engajamento e experiência com pilates, os exercícios com bola de pilates podem ser realizados de forma incorreta devido às dificuldades e causar danos, bem mais que os benefícios.

Outro aspecto que deve ser levado em conta na hora de exercícios com bola de pilates, é a compensação dos movimentos. Essa compensação é importante para a escolha do peso das Tonning Balls.

Como fazer exercícios com bola de pilates

Geralmente as Bolas Suíças são usadas em exercícios clássicos como MAT pilates. Elas podem também ser adaptadas a atividade em outros aparelhos e treinos funcionais.

Os exercícios com bola de pilates podem ser feito com elas postas debaixo dos pés para dar instabilidade.

Existem também tipos de exercícios com bola de pilates, onde elas são usadas nas mãos, em pares, dos dois lados, para criar resistência muscular para os membros superiores.

Exercícios com bola de pilates também podem ser voltados para área abdominal.

Exercícios com bola de pilates também podem ser realizados com as bolas entre os joelhos e tornozelos em exercícios de ponte e exercícios abdominais, com o objetivo de dar resistência aos membros inferiores.

Os exercícios com bola de pilates também podem ajudar com a estabilidade pélvica e propriocepção.

Dito isso, chegou a hora de mostrarmos uma série de exercícios com bola de pilates, para serem feitos no solo.

Confira a partir de agora

5 exercícios com bola de Pilates

Pico/Elefante

De barriga para baixo, com membros inferiores apoiados sobre a bola e mãos apoiadas no solo, mantenha os cotovelos estendidos e ombros fletidos a 90 graus.

Flexione o quadril passando o apoio dos membros inferiores cada vez para uma posição mais distal.

Feito isso, retorne para a posição inicial.

Prancha com apoios de cotovelo na bola

Em decúbito dorsal deixe os dois antebraços apoiados sobre a bola, com os cotovelos e os ombros flexionados num ângulo de 90 graus.

Permaneça em alinhamento da coluna nessa posição durante o período estipulado para o exercício.

Fortalecimento de infra-abdominal

Em decúbito dorsal com joelhos e quadril flexionado em um ângulo de 90 graus, levemente abduzidos e com uma bola posicionada entre os maléolos.

Eleve a bola associando as flexões de quadril e coluna, mantendo as mãos apoiadas no solo.

Trabalho de oblíquos

Apoie o quadril lateralmente na bola cruzando membros inferiores apoiados pelos pés. Mãos na nuca. Flexionar lateralmente a coluna em direção a bola Execute para um lado de cada vez.

Fortalecimento de Paravertebrais

Em decúbito ventral com o abdômen apoiado na bola, mãos na nuca e pés apoiados no solo.

Mantenha a coluna e o quadril em flexão sobre a curvatura da bola. Execute a extensão da coluna e do quadril

Esperamos que tenha gostado da nossa seleta lista de exercícios com bola de Pilates. Até a próxima.

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