Pilates
|
14/1/2022

Pilates modela o corpo?

Acompanhe como o método Pilates pode modelar seu corpo e deixa-lo do jeitinho que você sempre sonhou! Vem com a Omega4 que te mostramos!

pilates-modela-o-corpo

Pilates modela o corpo?

Você já ouviu falar no método Pilates e nos inúmeros benefícios que ele proporciona?

Caso nunca tenha ouvido falar ou não saiba das principais características do método, fique de olho nesse artigo, pois nele abordaremos o que a maioria das pessoas têm dúvida: o corpo.

Aqui iremos mostrar se é possível modelar o corpo praticando o método Pilates e caso seja possível, te indicaremos quanto tempo precisa para conseguir bons resultados.

O que é o método Pilates?

Antes de entrarmos no tópico que fala sobre o modelar do corpo, devemos primeiramente entender o que o método Pilates e o que ele faz para o corpo humano.

Inicialmente podemos dizer que o Pilates é um método onde existem vários tipos de exercícios físicos que devem ser feitos com muita disciplina, pois eles têm a finalidade de fortalecer, alongar os músculos, melhorar a concentração e o equilíbrio. São exercícios com movimentos lentos e precisos, que não geram nenhum tipo de fadiga.

Logo, para praticar o método Pilates é preciso ter o total controle de todos os movimentos do corpo, a fim de se ter a completa coordenação entre o corpo, a mente e o espírito.

Quais são os benefícios do método Pilates para o corpo humano?

Existem muitos benefícios para o corpo humano para quem pratica o método, dentre os quais podemos destacar:

  • Melhora da postura;
  • A flexibilidade;
  • A elasticidade;
  • Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
  • Redução das dores;
  • Prevenção de lesões;
  • Melhora da consciência corporal;
  • A coordenação motora e do equilíbrio;
  • Aumento da força muscular;
  • Alivio de sintomas como ansiedade, estresse, cansaço, fadiga e insônia.

Apesar de tantos benefícios, nesse artigo iremos abordar um tópico especifico: a modelagem do corpo humano, pois SIM, é possível modelar e definir o corpo praticando o método Pilates, mas fique atenta aos detalhes pois conseguir bons resultados não é tão fácil quanto parece.

Como o Pilates ajuda a modelar e definir o corpo?

A pergunta que não quer calar é como conseguir bons resultados a fim de modelar o corpo com o método Pilates, mas não se iluda achando que será fácil, pois com certeza não será.

Como adiantamos, o método Pilates é capaz de modelar o corpo pois os exercícios realizados nas aulas, irão fazer com que você obtenha mais massa muscular e aumente a queima de calorias.

O gasto dessa energia ou queima de calorias é feita pelos músculos. Logo, esse tipo de treino aumenta o metabolismo do corpo, deixando sua atividade muito mais dinâmica, ou seja, quanto mais você praticar, mais aumentará seu rendimento e condicionamento nas aulas de Pilates.

Resumidamente, os exercícios feitos no método Pilates irão melhorar a qualidade da força muscular que você tem, desenvolvendo maior equilíbrio e mobilidade, pois eles agem no corpo humano aumentando a tonificação muscular, aumentando a flexibilidade e a elasticidade do corpo, queimando calorias de forma gradual e estimulando a perda de peso, que é um dos principais objetivos de quem procura o método Pilates.

Porém, você deve estar ciente de que conseguir tais resultados não é de uma semana para a outra, mas sim de forma progressiva e lenta pois seu corpo deve primeiro se adaptar à nova rotina para depois começar a ter ganhos consideráveis.

Uma observação que pode ser feita é: você deve antes de tudo estabelecer o que quer ganhar e/ ou perder e depois os prazos que tem em mente, a fim de estabelecer metas para você mesma. Diante disso, você poderá posteriormente escolher qual melhor atividade física lhe levará aos resultados que quer chegar.

Caso você queira resultados mais rápidos, o Pilates não é o melhor caminho pois os resultados com o método Pilates são conseguidos de forma mais lenta. Logo a definição do corpo demora um pouco mais para aparecer. Nesses casos, o melhor caminho é optar pela musculação.

Agora, se você não tem pressa e quer desfrutar de todos os benefícios que o Pilates proporciona, uma coisa é certa você nunca mais conseguirá se afastar das aulas de Pilates pois elas são cativantes e despertam sensações de desafio e superação, pois você quer sempre conseguir mais.

Outro tópico importante de ser esclarecido quanto ao Pilates na modelagem do corpo é que, o simples fato de corrigir a postura e mantê-la de forma correta, auxilia no gasto energético e modela o corpo, pois reduz o aspecto da gordura abdominal.

Melhores exercícios para modelar o corpo no Pilates

Vamos listar alguns dos melhores exercícios do método Pilates para modelar o corpo, mas lembre-se que existem muitos outros além dos que serão citados a seguir:

  • Abdominais: os exercícios abdominais são sem sombra de dúvidas os queridinhos das pessoas que querem definir e modelar a região da barriga, pois eles ajudam a tonificar a musculatura do CORE. Pode ser feito da forma tradicional ou em suas inúmeras variações a fim de evoluir e dificultar o exercício. Você pode usar acessórios ou simplesmente mudar a posição dos membros inferiores e superiores a fim de focar em certas partes do abdômen.
  • Treino de costas: exercícios que foquem na extensão da coluna, fortalecendo a parte posterior do corpo;
  • Treino de coxas: os famosos agachamentos são um ótimo modelo de exercício que ajuda a modelar a região do “bumbum” e das coxas por exemplo;
  • Exercícios na ponta do pé: alguns exercícios que são realizados na ponta do pé como é o caso da Bomba Tíbio Társica, podem definir a musculatura da panturrilha por exemplo, assim como melhorar a circulação sanguínea;
  • Exercícios de braços: podem ajudar a modelar o bíceps e tríceps por exemplo, que são os músculos anterior e posterior dos braços.

Conclusão

Com o método Pilates é possível sim definir a musculatura, porém de forma mais lenta e gradual. Mas apesar da demora no ganho de definição, você pode se beneficiar dos outros tópicos do Pilates no decorrer da jornada em direção ao corpo modelado.

Mas fique atento a alguns detalhes como regularidade, compromisso, fidelidade e comprometimento, pois sem esses você não conseguirá bons resultados, pois os mesmos só são alcançados quando a perseverança no que se faz.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Pilates modela o corpo?

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.