Pilates
|
19/11/2020

Benefícios do Pilates para o corpo

Você quer saber quais são todos os Benefícios do Pilates para o Corpo? Então confere aí o artigo completo que fizemos para você!

beneficios-do-pilates-para-corpo

Benefícios do Pilates para o corpo

Benefícios do Pilates para o Corpo - coisas que só o Pilates pode trazer:

Os benefícios do Pilates para o corpo estão em alta! Hoje em dia fazer Pilates está na moda e quem faz está 100% satisfeito com a modalidade. E não é à toa, pois o exercício tem tudo a ver com saúde e bem-estar. Para todos aqueles que estão motivados e dispostos a alcançar o corpo ideal, o método pode ser uma excelente ferramenta.

Além de oferecer todos os benefícios do Pilates para o corpo de uma atividade física comum, o Pilates é seguro para sua saúde física, auxiliando na correção da postura, aumentando a elasticidade do corpo e aliviando o estresse.

Os benefícios do Pilates para o corpo ajudam pessoas que têm dor nas costas. Além de poder ser um grande aliado dos fisioterapeutas no tratamento das pessoas com lesões nas costas ou quaisquer condições graves (como hérnia de disco ou graves desvios posturais), o Pilates também pode contribuir muito para o alívio das dores nas costas causado por um estilo de vida sedentário.

Os benefícios do Pilates para o corpo ajudam a lidar com o desconforto e as dores durante o ciclo menstrual. Pratique alguns dias antes do início do ciclo e até mesmo durante a menstruação (escolhendo os exercícios mais fáceis) e você vai sentir a diferença.

Para você, iniciante, que têm dúvidas sobre as aulas de Pilates: Como é a Aula Experimental de Pilates?

Os benefícios do Pilates para o corpo têm se mostrado muito eficazes em várias condições: no alívio dos sintomas da fibromialgia, artrite e artrose, bem como na recuperação depois do câncer (particularmente o câncer de mama) e outros procedimentos cirúrgicos (principalmente joelho, quadril e cirurgias no pé).

Pilates é um sistema de mais de 500 exercícios controlados que trabalham a mente e todo o corpo. Ele é balanceado entre o treino de força e flexibilidade que melhoram a postura, reduz o stress e tonifica a musculatura.

Vários músculos do corpo são trabalhados ao mesmo tempo através de exercícios suaves e contínuos, com uma particular concentração no fortalecimento e estabilização do centro do corpo (o abdômen, as costas e a cintura pélvica).

O foco do beneficio do Pilates para o corpo está na qualidade no movimento ao invés da quantidade, o que faz seus praticantes se sentirem revigorados e não exaustos depois dos treinos.

Os benefícios do Pilates para o corpo tem uma abordagem balanceada, então nenhum grupo muscular é sobrecarregado e o corpo trabalha de uma maneira eficiente, como um sistema holístico.

Qual a frequência e benefícios que o Pilates leva para o corpo?

Posso dizer que 1 vez por semana é melhor do que ficar sedentário e que 2 vezes é muito melhor do que apenas uma. Se tiver disponibilidade, 3 vezes por semana é o ideal, pois você consegue estimular o seu corpo com uma boa frequência e ainda promove o descanso necessário com um dia de folga entre as sessões.

Se for possível, pratique também algum tipo de atividade cardiovascular como caminhada, andar de bicicleta ou natação. Quanto mais regular e consistente for sua prática de Pilates, mais rápido você alcançará os resultados desejados. Geralmente eles aparecem depois de 10 a 15 aulas.

Mora em SP? Quer saber um Pilates pertinho de você? Conheça o Pilates Paraíso!

Praticar os benefícios do Pilates para o corpo pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores. Enfim, uma infinidade de benefícios que, certamente, auxiliarão seu corpo e sua mente.

A prática de Pilates pode ser feita por qualquer pessoa de 08 a 80 anos, desde que acompanhado por profissionais responsáveis.

Corpo e mente sã e mais resistência com exercícios de Pilates e seus benefícios

Quem pratica Pilates com frequência percebe as seguintes melhorias no copo: Postura, mobilidade e flexibilidade da espinha, melhor distribuição do tônus muscular, fortalecimento do abdômen, estabilidade para a pélvis e ombros, conquista da saúde das articulações e complemento do treino para atletas. Exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea e o condicionamento do coração.

beneficios-do-pilates-para-corpo
Quais são os benefícios do Pilates para o corpo? (Foto: Divulgação)

O Pilates corrige má postura, este é um dos principais benefícios do Pilates para o corpo.

Através do trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas, a pessoa vai criando uma maior consciência corporal e seu corpo vai sendo alinhado progressivamente. Como resultado a postura é corrigida e o resultado estético e na saúde é fantástico.

Benefícios do Pilates para o corpo: O Pilates Emagrece?

Sim, pois, quanto mais massa muscular, mais calorias são queimadas. Com esta máxima já poderíamos responder ao questionamento: Sim, a prática do Pilates ajuda a eliminar peso.

Contudo, o foco do exercício também deve ser a conquista do equilíbrio entre o corpo e a alma, ganho de flexibilidade, diminuição gradativa do estresse, melhora na postura e prevenção de problemas de saúde como hipertensão e diabetes, pois estes são resultados alcançados por quem decide passar algumas horas por semana praticando a técnica, criada em 1929 por Joseph Pilates.

O beneficio do Pilates para o corpo é uma atividade neuromuscular que trabalha músculos, ossos e articulações de maneira intensa. Isso acelera o metabolismo corporal e favorece a obtenção de um corpo saudável e tonificado.

Após um mês de aula, o praticante já começa a perceber alguns resultados. Em uma hora de aula, é possível eliminar de 200 a 400 calorias, de acordo com os exercícios praticados.

Um dos benefícios do Pilates para o corpo é a reabilitação fisioterápica. Diversos estudos indicam que os benefícios são inúmeros e as contraindicações, poucas. Atletas, idosos, gestantes e pessoas com problemas ortopédicos (como escoliose) podem praticar.

Para que seja aproveitado de maneira terapêutica, estudos indicam que as sessões sejam espaçadas por no mínimo uma hora, e que todos os princípios básicos do Pilates sejam aplicados.

O beneficio do Pilates para o corpo trás fortalecimento do assoalho pélvico. O assoalho pélvico sustenta os órgãos do corpo, incluindo o útero com o bebê durante uma gravidez.

Manter este músculo forte e exercitado ajuda a ter uma gravidez mais saudável e um parto mais fácil. Também ajuda no controle da incontinência urinária. Pilates para o corpo é uma prática saudável, um exercício físico de baixo impacto e que ajuda a trazer equilíbrio para o corpo com diversas possibilidades para todo mundo, mas como toda prática física, é importante ser instruído por um profissional.

Benefício do Pilates para o corpo: aplicando no tratamento para dor na coluna!

Diante da realidade mundial de dor na coluna, ou seja, quem não tem terá um dia, mas é possível evitarmos ao máximo essas dores através de um programa de reeducação postural e exercícios específicos para aliviar as dores ou evitá-las. Cuidados e preocupações ao tratar o Paciente com dor na coluna. As dores podem aparecer em três partes diferentes da coluna:

  • Lombar – localizada acima do quadril
  • Dorsal – na parte central das costas
  • Cervical – entre a cabeça e o tronco

Com o beneficio do Pilates para o corpo o aluno irá ter um resultado em alivio de dor a partir da 6º sessão. Ele terá uma melhora na dor na coluna o que vai possibilitar um breve fortalecimento abdominal e facilitar atividades diárias a serem feitas sem dor.

O método e o benefício do Pilates para o corpo consistem em um programa de exercícios que envolvem todo um trabalho de conscientização corporal.

Já falamos várias vezes aqui os diversos benefícios do Pilates para o corpo não é mesmo? Falo agora diretamente para um grupo predominante na prática de Pilates para o corpo: As mulheres.

Não é novidade para ninguém que ao ir a uma aula de Pilates, a maioria dos praticantes são mulheres. E isso não é de hoje, desde a época de Joseph Pilates, criador do Método, a maioria de seus alunos eram bailarinas. Sendo assim, nesse texto vamos te contar porque os benefícios do Pilates para mulheres são tão bons! Como o Método, além de todos os seus benefícios que a gente viu semana passada, pode contribuir para a saúde e bem-estar da mulher em todas as fases da sua vida.

O perfil da mulher brasileira mudou muito com o passar dos anos. De dona de casa a grande empresária as mulheres hoje são muito mais ativas e cuidam mais de si. Outras mudanças também podem ser observadas no novo perfil da mulher, como o número médio de filhos caiu de 4 para 2 e a maior escolarização das mulheres no país. Além disso, os ideais de beleza feminina também se alteraram. Hoje em dia, ter um corpo magro e definido é sinônimo de saúde e bem-estar. Tendo em vista toda essa mudança de perfil, podemos analisar como aumentou a busca pelos benefícios do Pilates para o corpo.

Uma vez em que as mulheres estão se tornando mais ativas e se preocupando mais com o bem-estar o Pilates vem como uma alternativa de atividade física que caiu no gosto da maioria.

Benefícios do Pilates para o corpo nas mulheres

O Pilates para mulheres pode contribuir em todas as fases da vida, desde jovem com o desenvolvimento do corpo, até na terceira idade com patologias que tem maior incidência em mulheres. Além disso, o Método contribui para os aspectos funcionais, sociais, neurológicos, funcionais das mulheres.

Equilíbrio de corpo e mente e espírito:

O beneficio Pilates para o corpo tem a função de alinhar esses três fatores muito importantes para o bem-estar do indivíduo. Não é exclusivo das mulheres, mas vale lembrar que esse benefício é essencial para a mulher que está na correria da rotina, com o trabalho e casa, ou com problemas pessoais. Seja lá qual for o motivo, é comum mulheres que estão buscando equilíbrio para conseguir viver melhor.

O condicionamento físico, basicamente é a capacidade adquirida pelo corpo de poder executar da melhor maneira todas as atividades diárias. Com mais força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão e resistência muscular e cardiorrespiratória.

Então é um item muito importante para todas as mulheres que procuram desenvolver o corpo de diversas maneiras e consequentemente beneficiar várias áreas não é mesmo?

Benefícios do Pilates para o corpo que são prioridade para algumas mulheres e consequência (ótima) para outras. O fortalecimento muscular é um benefício muito importante, não somente no quesito estético.

Pois fortalecer as diversas áreas do corpo é ajuda a atender todas as funcionalidades do organismo. Uma vez que ajuda o corpo a ter mais resistência, diminui os desequilíbrios musculares, protege os ossos e articulações, coopera com o bom funcionamento do metabolismo e além de tudo isso: aumenta a massa magra do corpo e ajuda a definir músculos fortes e bem definidos.

Uma aula de Pilates para o corpo com o foco no emagrecimento, ajuda e muito na queima de calorias. Pois junto com o fortalecimento dos músculos, os exercícios ajudam a mulher a definir o corpo.

Depois de meses de prática, já é possível observar as mudanças no físico: O fortalecimento de músculos das pernas e braços, se tornando mais definidos e sarados, a cintura se estreita e os glúteos modelam.

Outro item que não é benefício exclusivo da mulher, mas com certeza também buscada pela maioria. Ter uma boa postura é extremamente importante, contribui para o funcionamento do Sistema Nervoso, e funcionamento do corpo músculos, articulações e ligamentos alinhados para fazer seu corpo trabalhar corretamente. Ter uma boa postura é um passo importantíssimo para aumentar o seu bem-estar, além de prevenir doenças futuras. É claro que os benefícios do Pilates para o corpo iria ajudar você nessa né?

Benefícios do Pilates para o corpo no tratamento e prevenção da incontinência urinária

A incontinência urinária, apesar de ser uma disfunção que pode ocorrer em ambos os sexos, tem prevalência em mulheres, principalmente mulheres de terceira idade. Sendo assim, a prática de Pilates para o corpo em mulheres com o fortalecimento dos músculos responsáveis por ‘segurar o xixi’, são comumente realizados pelo instrutor quando a aula é direcionada ao tratamento da patologia.

Beneficio do Pilates para o corpo no aumento da autoestima. Para finalizar, com a junção de diversos benefícios de Pilates para o corpo que citamos acima, podemos concluir que a mulher com certeza pode adquirir mais autoestima com a prática do Pilates!

Ser mais saudável, ter o corpo e a mente unidos e buscando o aumento da qualidade de vida, ajuda diretamente no bem-estar interior da mulher. Sentir-se bem é um dos objetivos do Pilates, e vamos combinar, não tem nada como se sentir ótima por dentro e por fora não é mesmo?

Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros então separe um tempo para adotar a prática e sua autoestima agradecerá! Não deixe sua vida profissional e pessoal entrar no caminho de sua saúde.

Não estávamos falando sobre os benefícios do Pilates para o corpo? Pois é, mas uma mente em estado saudável contribui mais para nossa saúde física do que se imagina. Um bom profissional vai auxiliar você com exercícios simples e, com o tempo, você conseguirá alcançar os mais complexos.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
No items found.
Saiba mais sobre

Benefícios do Pilates para o corpo

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.