Pilates
|
27/7/2021

Como aumentar o tônus muscular com o método Pilates?

Você já ouviu falar sobre o método Pilates? No mundo atual, acreditamos que sim. Mas você já ouviu falar em tônus muscular? E na associação entre Pilates e tônus muscular?

como-aumentar-o-tonus-muscular-com-o-metodo-pilates

Como aumentar o tônus muscular com o método Pilates?

Atualmente as pessoas estão muito preocupadas com a definição do corpo e com manter a boa forma. Essa definição pode estar muito relacionada com o tema que abordaremos nesse artigo, o tônus muscular.

Caso você não conheça esses termos e tenha interesse em aprender algo sobre eles está no post correto, pois aqui mostraremos a você tudo que precisa saber sobre o assunto.

O que é o método Pilates?

O método Pilates está sendo bastante divulgado no mundo atual, pois várias pessoas estão percebendo o quão importante ele é para a saúde de todos. Vamos à história do método para entender melhor o que ele é.

O método Pilates foi criado por Joseph Pilates, um alemão que quando criança era muito frágil, raquítico e com muitos problemas respiratórios como asma e bronquite.

Devido a sua fragilidade, Joseph resolveu estudar anatomia, fisiologia, cinesiologia e outras matérias relacionadas ao corpo humano a fim de se tornar mais forte e saudável.

Com tantos estudos e práticas, Joseph Pilates conseguiu definir sua musculatura aos 14 anos de idade, pois sua jornada de exercícios era bastante intensa e específica. Com isso, se tornou um autêntico modelo anatômico, além de um bom praticante de boxe, ginástica, artes marciais, natação, esqui e outros.

Quando alcançou determinada idade, Joseph se mudou para Inglaterra a fim de se aperfeiçoar no boxe, porém eclodiu a primeira guerra mundial e Joseph foi preso por ser alemão, pois foi considerado inimigo.

No campo de concentração, Joseph Pilates treinou seus colegas de confinamento a fim de torná-los resistentes e fortes à prisão e com isso, nem Joseph nem seus colegas morreram do mal que assolou o mundo na época: a influenza.

Após ser liberado do campo de concentração, Joseph continuou com seus treinos e abriu seu primeiro estúdio de Pilates (contrologia) em Nova York junto com sua esposa Clara, onde atendia bailarinos, atletas e artistas que desejam boa forma e definição corporal.

O que é o tônus muscular?

O tônus muscular é caracterizado como o estado natural de contração dos músculos, sendo assim, o tônus muscular é responsável por manter o músculo em alerta para que o mesmo possa entrar em ação quando necessário.

Sendo assim, o tônus muscular nada mais é que uma contração permanente e não patológica, que ocorre nos músculos que estão em repouso, ou seja, é uma resistência relacionada com os movimentos das articulações.

Diante disso, podemos ver a importância do tônus muscular para a manutenção da postura ereta.

Como aumentar o tônus muscular com o método Pilates?

Devido às principais características do método Pilates, ele por si só é capaz de trabalhar com o aumento ou manutenção do tônus muscular.

Isso se deve ao trabalho de constante contração muscular em todos os exercícios, ou seja, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de massa gorda por massa muscular e um melhor contorno corporal, com redução de medidas.

Essa definição muscular ocorre, pois, os movimentos criados por Joseph Pilates trabalham com o peso do próprio corpo criando equilíbrio e força entre as musculaturas, desta forma, quando trabalhamos dizemos que melhora a definição muscular, também dizemos que melhoramos ou mantemos o tônus muscular, pois esse é caracterizado como a contração constante, involuntária e permanente dos músculos, sem causar tensões ou dores.

Além disso, o Pilates trabalha também o fortalecimento da região de Power House, definindo bem a região de abdômen, glúteos e períneo, dessa forma, podemos garantir tônus muscular nessa região.

Outras dicas valiosas que ajudam a manter ou aumentar o tônus muscular

Além do método Pilates existem outros meios de conseguir aumentar ou manter o tônus muscular normal. A seguir daremos algumas dicas de como conseguir tais benefícios de forma mais rápida, eficiente e saudável.

Treinar o suficiente

É importante tentar manter uma frequência mínima de dias em que você se dedica aos treinos, que devem ser ao menos cinco dias por semana, mesclando entre uma atividade e outra.

Mas fique tranquilo, se você não conseguir treinar por tantos dias na semana, o mínimo de duas vezes já revela bons resultados desde que você tenha a disciplina de seguir a rotina. Você também pode optar por treinar o restante da semana em casa, mas tenha disciplina e rotina.

Porém, ao escolher treinar menos dias na semana, você deve ter em mente que se treinar menos, demorará mais para ganhar tônus muscular.

Tenha uma alimentação equilibrada e balanceada

O nosso corpo precisa de proteínas e as utiliza para ajudar os músculos a se formarem. Além das proteínas você deve ingerir todos os tipos de nutrientes, fibras, frutas e outros, pois cada item tem nutrientes essenciais para o ganho de massa magra saudável.

Se possível, associe seus treinos com um acompanhamento nutricional adequado, pois assim você terá uma base para seguir uma alimentação controlada e balanceada especialmente para seu organismo.

Saiba a hora de descansar

Treinar muito é essencial para ganhar tônus muscular, mas o descanso também é importante.

O descanso entre os treinos é fundamental e um dos responsáveis para que não aconteça a fadiga muscular, caracterizada na maioria das vezes por dores musculares e perca de movimentação. Sem dúvidas, descansar é uma forma de aumentar o ganho de músculos e é uma estratégia importante para quem deseja ter sucesso.

Beba bastante água

Um corpo bem hidratado é capaz de fortalecer os músculos e gerar mais energia, pois quando falamos sobre composição corporal falamos sobre água, pois nosso corpo é formado essencialmente por água.

Uma dica valiosa para quem não tem o costume e a rotina de tomar água é baixar aplicativos de celular que possuem lembretes com despertador para te alertar sobre os horários de beber água. Isso irá te ajudar a ter disciplina e rotina para manter bons hábitos saudáveis, tanto na alimentação quanto na ingestão hídrica.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
No items found.
Saiba mais sobre

Como aumentar o tônus muscular com o método Pilates?

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.