Reflexologia Podal

Você conhece a Reflexologia Podal?

A Reflexologia é um tipo de terapia feito por um profissional especializado, que usa os pontos de estímulos do corpo pra desencadear certas reações fisiológicas.

Estes pontos são descritos com o nome de plexos nervosos, que se localizam nos pés, nas mãos, no nariz, no crânio e nas orelhas, e o principal objetivo da reflexologia é combater problemas físicos, como cansaço e desgaste físico, e mentais, como depressão e ansiedade.

A Reflexologia Podal é o tipo de reflexologia (muito diferenciada, assim como o Akasuri) mais usada e consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde.

Normalmente, o fisioterapeuta pressiona com o polegar várias regiões do pé, procurando desequilíbrios de energia que se podem manifestar por sensibilidade no ponto ou sensação de areia por baixo da pele.

Depois de encontrados os pontos de desequilíbrio, o fisioterapeuta faz uma pequena massagem que estimula os processos curativos naturais do local afetado.

A terapia da reflexologia surgiu na Medicina Tradicional Chinesa (assim como o Shiatsu) e na acupuntura, e ela consiste em uma massagem que utiliza a pressão em pontos específicos dos pés e das mãos, que são correspondentes a órgãos e outras regiões do organismo.

“A finalidade da reflexologia é atuar com a prevenção e com o tratamento complementar de doenças e disfunções do organismo, através da pressão de zonas reflexas localizadas nos pés, nas mãos, nas orelhas ou na face”, esclarece Roberto Debski, médico e diretor da clínica Ser Integral, localizada em Santos.

Conheça: Cursos de Shiatsu

Quantos tipos existem de Reflexologia Podal?

A Reflexologia atual se divide principalmente em três tipos: a reflexologia podal, cujo pontos específicos são estimulados nas plantas dos pés, o que proporciona uma melhora corporal e um relaxamento dos músculos, alívio de dores além de melhorar a circulação sanguínea.

A reflexologia facial, que relaxa e tonifica os músculos da face, o que ajuda na circulação sanguínea além de diminuir inchaço das pálpebras. Ela também contribui no bom funcionamento dos órgãos, já que a circulação sanguínea é estimulada, o que leva mais oxigênio aos órgãos, e às articulações.

Na reflexologia quirodal, as mãos acabam relacionando-se diretamente com pontos que existem nos pés, no qual a reflexologia podal cuida, o que ajuda no tratamento do corpo como um todo e promove relaxamento físico e mental.

Veja mais: Massagens Terapêuticas Relaxantes

Os Benefícios da Reflexologia Podal

A reflexologia possui diversos benefícios, e nas primeiras sessões já é possível sentir os grandes efeitos benéficos ao corpo nesse tipo de tratamento. Ao mínimo são indicadas 10 sessões ao paciente para que ele possa desfrutar de todos os efeitos benéficos completamente, e esses efeitos são:

  • Diminuição de Dores Corporais de diversos tipos.
  • Eliminação de toxinas.
  • Aumento da Circulação Sanguínea, levando mais oxigênio aos órgãos.
  • Controle de Problemas Gastrointestinais.
  • Melhora da Ansiedade, Estresse, ou até mesmo Depressão.
  • Relaxamento Físico e Mental.
  • Bem-estar
  • Aumento da vasodilatação na região tratada.

Abaixo, você poderá relacionar os benefícios com a reflexologia de forma didática. Lembrando que a reflexologia deve ser sempre usado como tratamento complementar, e ela nunca poderá substituir a medicina.

Confira: 5 Tipos de Massagens que Combatem o Estresse

A Reflexologia Podal diminui as dores corporais?

A reflexologia, tratamento que estuda os plexos neurais (ou nervosos), também estuda e mapeia as dores corporais que os pacientes sentem nos desafios do dia-a-dia.

Por isso, os pontos específicos, ou plexos neurais, livram o corpo dos mais diversos tipos de dores, pelo fato de que as técnicas usadas para trabalhar esses pontos possuem esse efeito, melhorando inclusive problemas gastrointestinais ou psicológicos.

Cada tipo de reflexologia lida com um tipo de dor, então procure a Omega4 e nos consulte para saber qual é o tipo de reflexologia indicada para você!

Conheça Também: Massagem das Pedras Quentes

A Reflexologia Podal diminui as toxinas do corpo?

O tratamento terapêutico da reflexologia, com as técnicas trabalhas nos plexos neurais, estimula diversos efeitos fisiológicos dentro do nosso corpo.

Indo a fundo da técnica, a reflexologia também estimula a circulação sanguínea e consequente oxigenação dos órgãos, o que faz com que as toxinas circulem o corpo e sejam filtradas pelo rim, e, por fim, eliminadas pela urina.

Como efeito consequente, a eliminação das toxinas do corpo eliminam o efeito imediato de exaustão e fadiga corporal, e nos deixam com um alívio e sensação de bem-estar após a sessão.

Os efeitos de diminuição de toxinas demoram algumas horas a ser sentido de fato pelo organismo.

Veja: Massagem Ayurvédica

A Reflexologia Podal estimula o aumento da circulação sanguínea?

A terapia da reflexologia utiliza técnicas nos pés, nas mãos, e na face, trabalhando com diversos estímulos e respostas fisiológicas corporais de acordo com os movimentos realizados pelo profissional.

Com essas técnicas, temos benefícios como a diminuição das dores do corpo em geral, além de termos efeitos psicológicos (tratamento complementar para tratar doenças como ansiedade e depressão) benéficos ao corpo estimulados por esses movimentos.

Um dos principais efeitos da reflexologia é a circulação sanguínea ser estimulada, havendo também um aumento da pressão intravascular, o que gera maior oxigenação dos órgãos, e que por sua vez gera mais energia ao corpo, e eliminação de toxinas que nos causam exaustão e fadiga de forma passiva, o que pode aumentar nosso estresse no desafio diário e limitar nossas condições de qualidade de vida.

Saiba Mais: Benefícios do Shiatsu

A Reflexologia Podal pode ajudar no controle de problemas gastrointestinais?

A terapia de reflexologia é uma ótima forma de ajudar no combate a problemas gastrointestinais, pois, entre suas técnicas, existem pontos em que se aplicam pressão no corpo e que, por consequência, sofrem estímulos positivos para movimentos do intestino, que podem eliminar as fezes aprisionadas ou até mesmo aliviar sintomas de dor abdominal e barriga inchada.

No caso da azia, pontos do pé que são responsáveis pelo esôfago e estômago são estimulados até que a massagem ajuda a diminuir a sensação de queimação e ardor que sobe do peito à garganta, aliviando a azia.

Esta é uma técnica que pode e deve ser usada em mulheres grávidas para diminuição destes efeitos.

Conheça Também: Pilates para Gestantes

A Reflexologia Podal pode ajudar no combate a problemas psicológicos?

O tratamento terapêutico da reflexologia possui diversos plexos nervosos onde trabalham diversas funções de acordo com todo o corpo, estimulando a circulação sanguínea, diminui as toxinas que residem dentro do corpo, dois fatores que garantem muita energia para os desafios diários e rotineiros.

Mas a reflexologia também tem um efeito específico, ela ajuda no combate a problemas psicológicos graves e sérios, como a ansiedade e a depressão.

Receber uma massagem de reflexologia nos pés é extremamente reconfortante, e os pontos estimulados secretam hormônios que promovem o bem estar e o equilíbrio das energias corporais, o que promove o bem estar e permite o equilíbrio físico, mental e emocional.

Para notar os benefícios da reflexologia no combate a depressão, o essencial é lidar com o tratamento como complementar durante um mês.

Aproveite: Reflexologia Podal - Trate o Corpo Todo Através dos Pés

Contraindicações da Reflexologia Podal

Ainda que a terapia da reflexologia seja democrática e para todas as pessoas, independentemente de sexo ou idade, também existem algumas técnicas prejudiciais a alguns grupos de pessoas em que a técnica acaba por ser não indicada.

Entre elas, pessoas que usam marca-passo não são indicadas a fazer a reflexologia, pois como os pontos específicos estimulam a circulação sanguínea e aumentam a frequência cardíaca, existem chances de complicações graves aos pacientes.

Outro caso em que não é recomendado a realizar a sessão de reflexologia são os diabéticos que não estão com a glicemia controlada, pois, nesta patologia, costumam existir coágulos de sangue, ou trombos, que podem complicar as situações e causar a obstrução na corrente sanguínea.

No caso de gestantes, o ideal é que só seja aplicado com ordem médica, haja visto que existem vários fatores que podem prejudicar a formação do bebê.

Conheça Mais: Massagem Terapêutica

Você conhece a História da Reflexologia Podal?

Essa terapia de cura existe há pelo menos 2500 a.C, quando os egípcios demonstravam usar tais conhecimentos que foram gravados nas pinturas arqueológicas.

Acredita-se que a técnica da reflexologia tenha sido adquirida por budistas indianos séculos depois, que teriam levado esse conhecimento pra china, fundindo com a Medicina Tradicional Chinesa e as técnicas de acupuntura.

Na China, a técnica é milenar até hoje (assim como o Shiatsu). Os chineses foram os mais interessados a desenvolvê-la, onde vemos em escrituras antigas chinesas que detalhavam os pontos de reflexão encontrados em algumas parte do corpo.

Esses pontos hoje são chamados de plexos neurais (ou nervosos).

Conheça as Opções de Massagem no Omega4: 

Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Rua Osório Duque Estrada, 35 - Paraíso - São Paulo
11 2386-9717 | Whatsapp 11 94048-3704
contato@omega4.com.br