Treinamento Funcional para a sua saúde

Treinamento Funcional para a sua saúde

Você á ouviu falar sobre o Treinamento Funcional? É uma modalidade de treino que está ganhando cada vez mais praticantes. Porque é um treinamento totalmente dinâmico e que vai promover diversos benefícios reais e perceptíveis para saúde tanto física, quanto metal. Isto é, tem um incrível custo-benefício.

Qualquer indivíduo pode praticar o Treinamento Funcional, desde crianças até os idosos, atletas, sedentários, obesos ou pessoas em tratamento ou recuperação de lesões. O que vai variar para cada um são os exercícios que devem ser moldados para cada particularidade, nível de dificuldade e/ou lesões.

Por exemplo, para as crianças o Treinamento Funcional é mais indicado do que a musculação, pelo motivo de gerar mais coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio e flexibilidade. E para os idosos, esse tipo de treino proporciona maior independência, porque vai ganhar maior força, resistência e melhoria no padrão de movimento.

Empurrar, estabilizar, levantar, pular, puxar, sacar, agachar, arremessar, saltar ou correr. Todos esses tipos de movimentos são utilizados para fazer do corpo uma ferramenta que promova movimentos mais eficientes, melhorando a sua performance e prevenindo lesões. O Treinamento Funcional é um processo de aprendizado do corpo com desafios e evoluções constantes.

Benefícios do Treinamento Funcional para a saúde e estética

Aprimora a flexibilidade e a elasticidade corporal: os exercícios do Treino Funcional desenvolvem melhora da flexibilidade e elasticidade, muito importante para desempenhar de excelentes formas as tarefas do dia a dia e nas performances que desejar.

Fortalecimento do core: A área do core são os músculos profundos que abrangem a região abdominal, lombar e pélvica. Essa região é fundamental para correção postural, prevenção de lesões, fortalecimento abdominal, queima de gordura e na melhora do desempenho físico. Vai estabilizar a região do core, essencial para a saúde da coluna vertebral.

Define a musculatura: O Treino Funcional trabalha de forma completa todos os músculos do corpo, com treinos alternados e sem desgaste e assim, também vai desenvolver de forma eficaz a definição muscular. Para quem deseja emagrecer, é uma ótima opção, pois vai emagrecer sem deixar a pele flácida, ao definir os músculos ao mesmo tempo.

Treino de propriocepção: São exercícios que vão fortalecer as articulações, ligamentos e tendões, aumentando a consciência corporal, percepção dos movimentos e melhorando a resistência física para evitar lesões.

Aumenta o fôlego e a disposição: Com os treinos intercalados e de forma rotineira, o aumento da resistência corporal e o seu trabalho físico vão proporcionar melhora no fôlego e na disposição física, que serão muito perceptíveis com os dias. Melhorando seu bem estar e qualidade de vida, acabando com a sensação de cansaço, para realizar diversas funções com ótimo desempenho, além de ser excelente vida saudável tanto física quanto mental.

Melhora dos padrões do movimento: Bastante utilizado no esporte, o Treinamento Funcional cria algumas situações similares com os movimentos do esporte, e isso irá aperfeiçoar o padrão dos movimentos, criará uma melhora na consciência corporal e no equilíbrio muscular.

Aumento da resistência, condicionamento, agilidade e da força muscular: o treino funcional vai aumentar a resistência, condicionamento cardiorrespiratório e a agilidade a cada treino, melhorando o desempenho físico de forma excelente. E ainda, a força muscular vai ser melhorada para cada região do corpo.

Corrige a má postura e os desequilíbrios musculares: o treino vai trabalhar em cada exercício a correção postural, fundamental para boa saúde da coluna vertebral e evitando dores. E também, vai tratar os desequilíbrios musculares, conforme cada praticante necessita, desenvolvendo a área.

Emagrece de forma saudável: O treino funcional vai de forma ágil acelerar o metabolismo e a queima de gordura corporal, combatendo a massa gorda e substituindo pela massa magra.

Previne o corpo de sofrer lesões: Com a melhora do fortalecimento muscular, da resistência corporal e da consciência corporal o treino funcional vai prevenir o corpo de lesões. E também, vai melhorar as estruturas afetadas por lesões no processo de reabilitação física e gerando uma vida saudável.

Melhora o humor: O exercício físico praticado de forma rotineira vai fazer o organismo liberar substâncias como a dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina que são hormônios essenciais para a melhora do humor no dia a dia e assim, aliviam o estresse.

Por que o Treinamento Funcional tem o melhor custo-benefício para sua saúde?

Agora que você já sabe os benefícios do Treino Funcional para saúde, vale entender o porquê ele é o melhor em custo benefício para sua saúde, e deve ser a sua escolha.

Além da tonificação muscular, o treino gera uma maior complexidade do movimento e desenvolve diversas capacidades físicas. Fazendo o corpo ter um gasto energético muito maior, possibilitando o emagrecimento e uma excelente definição muscular.

Muitos estudos publicados atualmente, revelam as contribuições do treinamento funcional para saúde. Sabendo que o treino proporciona maior força muscular, aumento da flexibilidade, otimização da coordenação, melhora do equilíbrio e do condicionamento cardiorrespiratório, além de gerar o emagrecimento saudável. Tudo isso, sem nem contar com o aumento da autoestima gerado. Um combo completo da saúde física e mental.

Como complementos o Treino Funcional pode usar objetos como elásticos, bolas, cordas e hastes. Tudo não só com foco no aumento da massa muscular, mas sim com o foco de aperfeiçoar o condicionamento físico e aumentar a força e a resistência corporal.

Como demonstrado é perceptível como o Treinamento Funcional promove diversos benefícios para a saúde de seus praticantes. E ainda, vale ressaltar que as vantagens citadas acima ainda não são todos os benefícios que o treino funcional traz para o corpo. Quer dizer, ainda tem muito mais para descobrir.

Então, o treino funcional pode ser conhecido como o melhor em custo-benefício para a saúde pelos seguintes motivos:

• Seu treino vai ser adaptado segundo as necessidades de cada praticante;

• Vai trabalhar todas as áreas do corpo em um só exercício;

• É uma técnica muito dinâmica e divertida;

• Tem uma grande variedade de movimentos e séries;

• Queima muitas calorias por cada sessão;

• Pode ser realizado individualmente, em dupla ou até mesmo em grupo;

• Pode ser realizado com o auxílio de objetos como bolas, hastes, discos e elásticos;

• Não solicita muito tempo de atividade diária (é possível apenas 30 minutos por dia ou 2 ou 3 dias na semana, conforme seu dia a dia encaixar);

• Não tem restrição de idade. Pode ser realizado tanto por crianças quanto por idosos;

• Pode ser intercalado com outros treinamentos, caso seja o desejo;

• O Treinamento Funcional conta com o auxílio de profissionais capacitados e prontos para ajudar os praticantes na execução de cada movimento com excelência e resultado.

Você conhece a história do Treinamento Funcional?

O quão funcional é o corpo do ser humano é uma habilidade testada diariamente, desde as sociedades antigas, onde isso era questão de sobrevivência. Segundo a linha histórica, na Grécia Antiga, nos jogos olímpicos, os gregos desenvolveram aparelhos e equipamentos, além de métodos que auxiliavam no treino dos atletas para uma superação e obtenção dos resultados maior. Em seguida, essa prática também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Hoje em dia, o Treinamento Funcional mantém a sua essência como um treinamento físico que trabalha o corpo de forma dinâmica, tendo como conceito base a melhoria da aptidão física relacionada para com a saúde, além da prevenção da lesão do músculo esquelético como um todo.

Além de tudo, o treinamento funcional tem como característica realizar a igualdade de habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para uma maior produção de movimentos mais eficientes, e a melhoria de rendimento em atividades produtivas do dia a dia, como o trabalho ou estudo do indivíduo.

Paul Chek foi o responsável por desenvolver um método de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais e naturais do corpo humano na época do homem primitivo, e que também são executados na rotina diária do homem moderno, utilizando movimentos como correr, agachar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, girar, etc.

Algumas linhas de métodos do treinamento funcional discorrem sobre o treinamento com instabilidade física, ou seja, movimentos rápidos e bruscos, junto ao treinamento do core, que é o centro de força do corpo, formado pelos músculos do abdômen e próximos a coluna vertebral.

O treinamento do core, ou centro de força do corpo, como o treinamento de habilidades que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma boa ou ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia que possui atividades integradas.

Dessa forma, o resultado é um produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pelve-quadril com uma estabilidade muito melhorada.

O treinamento funcional, hoje, está no topo das atividades físicas modernas e inovadoras pelos profissionais envolvidos com qualidade de vida e resultados que são duradouros na vida dos pacientes. O treinamento é focado na vida de cada um dos pacientes, com bases históricas nos exercícios realizados na Grécia e Roma Antiga.

Na mitologia grega, os gregos se inspiravam e observavam a importância de certos desafios para os treinamentos com a obra “Os doze trabalhos de Hércules”, que eram a inspiração dos atletas e soldados gregos para manter o corpo alinhado com a mente avançada que a Grécia possuía.

No final dos anos 90, temos o início do treinamento funcional em São Paulo, localizado em uma academia onde o público alvo era focado para lutas, que depois acabou por expandir-se para os demais alunos. Também no final da década de 90, o método Pilates se firmava como uma nova forma – e inovadora – de atividade física em São Paulo. Algum tempo depois, ou seja, no começo dos anos 2000, surge uma versão de metodologia chamada ballness (que foi apresentado no fitness Brasil), onde os exercícios de Pilates eram aplicados utilizando o equipamento “bola suíça”.

Em 2004, é lançado o Treinamento Funcional Resistido, que marca a história do Treinamento Funcional no Brasil sendo o primeiro livro sobre treinamento funcional escrito por autores brasileiros.

Nele, temos os professores Maurício de Arruda Campos, além do Bruno Couraucci Neto, que apresentam uma versão de atividade física ligada a capacidade motora e funcional do dia a dia, que alinha o corpo e a mente e ainda possui uma característica fortíssima de reabilitação, fazendo o uso quase excessivo de exercícios integrados e seguindo a linha encontrada em artigos científicos.

No Brasil, existem sempre divergências sobre quais atividades são ou não funcionais para quem pratica o treinamento. Atualmente, existem métodos e meios semelhantes, mas que divergem em questão de origem e por isso geram especulações e conflitos nas informações e ensinamentos.

Logo, podemos concluir que, no Brasil, existem três linhas metodológicas de treinamento funcional, dentre elas tendo uma mais voltada a especificidade esportiva, outra que é originada da unificação entre Pilates e Treinamento Funcional, focada no Power House (ou seja, o core, centro de força do corpo), e por último a visão dos exercícios integrados de uso quase excessivo que melhoram as capacidades funcionais, motoras, cognitivas e mentais do indivíduo atleta.

Cabe ao seu personal estudar os métodos de treino e saber qual das três linhas é a mais adequada para você. Venha nos conhecer na Omega4, o melhor Treinamento Funcional do Paraíso e Jardins!

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Como é o Treinamento Funcional na Omega4?

A Omega4 Estúdio do Corpo, localizada entre os bairros Paraíso e Jardins, possui profissionais extremamente qualificados e que buscam a metodologia de ensino adequado para cada indivíduo que procura treinar conosco.

Os nossos profissionais estudam a história e os melhores métodos para se ensinar o treinamento funcional no Brasil, agregados a uma ótima infraestrutura e localização do espaço que o Estúdio possui.

Além de tudo, a recuperação e o condicionamento físico que os pacientes deste treinamento ganham é impressionante, com um resultado maravilhoso, após as batalhas e treinamentos consecutivos durante a semana.

Alternando exercícios rígidos, que envolvem velocidade, reflexos e movimentos bruscos com exercícios mais leves, que conscientizam o paciente do exercício feito, além de treinar a resistência e flexibilidade, os resultados são otimizados e se tornam impressionantes, com o fator da qualidade de vida, sono e saúde serem aumentadas na rotina diária.

Teremos prazer em atendê-lo e marcar uma aula experimental para você conhecer nosso espaço e se deliciar nos prazeres da atividade física! Venha para a Omega4!

Conheça as Opções de Treinamento Funcional no Omega4:

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