Treinamento Funcional para atletas

Treinamento Funcional para Atletas

O Treinamento Funcional pode ser praticado por muitas pessoas, de atletas de alto nível a sedentários, de crianças a idosos e, também pode ser praticado por pessoas que tenham determinados problemas médicos. Isso se deve porque os exercícios do treinamento funcional beneficiam todo o corpo, ajudando tanto em atividades do dia-a-dia quanto na preparação de um atleta para competições.

Para o atleta, o treinamento funcional é mais intenso, tendo exercícios mais elaborados para que se atinja um condicionamento físico melhor. Além disso, é necessário uma analise das características do atleta, pois cada pessoa tem sua individualidade física e deve-se saber quais são os níveis físicos atuais do atleta. Com isso, muitas das lesões e acidentes que poderão vir a acontecer durante treinos e competições serão prevenidas.

O atleta deverá seguir firmemente e não pular nenhum dos exercícios dados, respeitar a capacidade do próprio corpo e assim avançar da prática, dessa maneira, o treinamento funcional exercerá benefícios no corpo todo, ajudando o atleta na preparação física do esporte a ser praticado. O planejamento dos exercícios e a frequência dos exercícios são feitas por profissionais altamente qualificados, que podem ser encontrados na Omega4 Estúdio do Corpo.

Benefício do Treinamento Funcional para o Atleta no Esporte

No treinamento funcional aplicado aos atletas o corpo tem de ser preparado para responder de igual ou superior a intensidade das competições que são demandadas aos esportistas, maximizando a performance atlética. Portanto, para obter-se essa determinada melhoria deve-se primeiro analisar qual esporte o atleta está praticando ou vai praticar, pois cada esporte tem seu padrão de movimento, e nem sempre o treino de um esporte é o melhor treino para outro esporte.

Natação: Deve-se sempre ter uma postura boa para conseguir uma performance melhor, o corpo tem que estar bem alinhado na água para melhorar o desempenho. Com uma boa postura o atleta consegue nadar mais rápido, ter mais capacidade física, isto é, demorando para chegar à fadiga e ainda prevenindo dores lombares. As musculaturas mais trabalhadas na natação são as do ombro e o core. Além disso outros benefícios são encontrados, como:

  • Fortalecimento do ombro
  • Fortalecimento do core
  • Postura
  • Resistência aeróbica e anaeróbica
  • Coordenação motora

Tênis: O tênis é um esporte que pede uma boa disciplina, pois é uma modalidade que trabalha muito um lado do corpo, isto pode gerar desequilíbrio da musculatura, além de dores e lesões. Portanto pede um treino que ajude nos ganhos e diminua a desigualdade. Com isso, o treinamento funcional acaba beneficiando muito mais:

Corredor (Maratonista): O atleta que pratique corridas precisa estar bem preparado, aumentando seu condicionamento físico. Muitos acham que a corrida precisa apenas da preparação das pernas, mas vai além disso, é necessário uma boa postura e um Core bem trabalhado. Para isso o treinamento funcional na corrida acaba beneficiando mais musculaturas, como:

  • Tonificação muscular
  • Postura
  • Aperfeiçoamento da passada
  • Fortalecimento das articulações
  • Fortalecimento do core

Futebol: O futebol é um esporte que além de exigir do atleta um bom condicionamento físico, pede-se movimentos similares durante um longo período de tempo, as partidas. Para isso o treinamento funcional aplicado no atleta de futebol beneficiará partes do corpo, como:

  • Fortalecimento das articulações
  • Fortalecimento do core
  • Correção de postura
  • Condicionamento físico

Como sabemos, a maioria dos esportes são disputados em pé, exercendo uma pressão maior para as pernas, fazendo flexões, extensões e rotações em diversos sentidos. O treinamento funcional para o atleta acaba não só dando os benefícios citados a cada esporte como também, acabam melhorando a capacidade cardíaca, ajudando no emagrecimento, tonificando os músculos do corpo e aumentando habilidades como, velocidade, agilidade, equilíbrio, força, resistência, potência, flexibilidade e mobilidade.

Cuidados no Treinamento Funcional para os Atletas

O atleta, ao praticar o treinamento funcional, tem que tomar cuidado com maus hábitos quanto a postura, ter uma postura correta na hora dos exercícios, mas nas atividades diárias como sentar-se, dormir, dirigir, acabar falhando com a postura pode afetar diretamente no desempenho. A prática dos exercícios deve ser respeitada conforme seu corpo e conciliada a uma boa nutrição e repouso, com a finalidade de propiciar maiores benefícios. Cada atleta tem sua forma de adaptação, não se baseie em treinos de outros atletas, ou vídeos e até mesmo guias online, para isso a Omega4 Estúdio do Corpo trabalha com profissionais habilitados capazes de buscar o melhor treino para você.

Você conhece a história do treinamento funcional?

O quão funcional é o corpo do ser humano é uma habilidade testada diariamente, desde as sociedades antigas, onde isso era questão de sobrevivência. Segundo a linha histórica, na Grécia Antiga, nos jogos olímpicos, os gregos desenvolveram aparelhos e equipamentos, além de métodos que auxiliavam no treino dos atletas para uma superação e obtenção dos resultados maior. Em seguida, essa prática também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Hoje em dia, o treinamento funcional mantém a sua essência como um treinamento físico que trabalha o corpo de forma dinâmica, tendo como conceito base a melhoria da aptidão física relacionada para com a saúde, além da prevenção da lesão do músculo esquelético como um todo. Além de tudo, o treinamento funcional tem como característica realizar a igualdade de habilidades bimotoras fundamentais do ser humano, para uma maior produção de movimentos mais eficientes, e a melhoria de rendimento em atividades produtivas do dia a dia, como o trabalho ou estudo do indivíduo.

Paul Chek foi o responsável por desenvolver um método de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais e naturais do corpo humano na época do homem primitivo, e que também são executados na rotina diária do homem moderno, utilizando movimentos como correr, agachar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, girar, etc.

Algumas linhas de métodos do treinamento funcional discorrem sobre o treinamento com instabilidade física, ou seja, movimentos rápidos e bruscos, junto ao treinamento do core, que é o centro de força do corpo, formado pelos músculos do abdômen e próximos a coluna vertebral.

O treinamento do core, ou centro de força do corpo, como o treinamento de habilidades que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma boa ou ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia que possui atividades integradas. Dessa forma, o resultado é um produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pelve-quadril com uma estabilidade muito melhorada.

O treinamento funcional, hoje, está no topo das atividades físicas modernas e inovadoras pelos profissionais envolvidos com qualidade de vida e resultados que são duradouros na vida dos pacientes. O treinamento é focado na vida de cada um dos pacientes, com bases históricas nos exercícios realizados na Grécia e Roma Antiga.

Na mitologia grega, os gregos se inspiravam e observavam a importância de certos desafios para os treinamentos com a obra “Os doze trabalhos de Hércules”, que eram a inspiração dos atletas e soldados gregos para manter o corpo alinhado com a mente avançada que a Grécia possuía.

No final dos anos 90, temos o início do treinamento funcional em São Paulo, localizado em uma academia onde o público alvo era focado para lutas, que depois acabou por expandir-se para os demais alunos. Também no final da década de 90, o método Pilates se firmava como uma nova forma – e inovadora – de atividade física em São Paulo. Algum tempo depois, ou seja, no começo dos anos 2000, surge uma versão de metodologia chamada ballness (que foi apresentado no fitness Brasil), onde os exercícios de Pilates eram aplicados utilizando o equipamento “bola suíça”.

Em 2004, é lançado o Treinamento Funcional Resistido, que marca a história do Treinamento Funcional no Brasil sendo o primeiro livro sobre treinamento funcional escrito por autores brasileiros. Nele, temos os professores Maurício de Arruda Campos, além do Bruno Couraucci Neto, que apresentam uma versão de atividade física ligada a capacidade motora e funcional do dia a dia, que alinha o corpo e a mente e ainda possui uma característica fortíssima de reabilitação, fazendo o uso quase excessivo de exercícios integrados e seguindo a linha encontrada em artigos científicos.

No Brasil, existem sempre divergências sobre quais atividades são ou não funcionais para quem pratica o treinamento. Atualmente, existem métodos e meios semelhantes, mas que divergem em questão de origem e por isso geram especulações e conflitos nas informações e ensinamentos.

Logo, podemos concluir que, no Brasil, existem três linhas metodológicas de treinamento funcional, dentre elas tendo uma mais voltada a especificidade esportiva, outra que é originada da unificação entre Pilates e Treinamento Funcional, focada no Power House (ou seja, o core, centro de força do corpo), e por último a visão dos exercícios integrados de uso quase excessivo que melhoram as capacidades funcionais, motoras, cognitivas e mentais do indivíduo atleta. Cabe ao seu personal estudar os métodos de treino e saber qual das três linhas é a mais adequada para você. Venha nos conhecer na Omega4, o melhor Treinamento Funcional do Paraíso e Jardins!

Como é o treinamento funciona na Omega4

A Omega4 Estúdio do Corpo, localizada entre os bairros Paraíso e Jardins, possui profissionais extremamente qualificados e que buscam a metodologia de ensino adequado para cada indivíduo que procura treinar conosco. Os nossos profissionais estudam a história e os melhores métodos para se ensinar o treinamento funcional no Brasil, agregados a uma ótima infraestrutura e localização do espaço que o Estúdio possui. Além de tudo, a recuperação e o condicionamento físico que os pacientes deste treinamento ganham é impressionante, com um resultado maravilhoso, após as batalhas e treinamentos consecutivos durante a semana. Alternando exercícios rígidos, que envolvem velocidade, reflexos e movimentos bruscos com exercícios mais leves, que conscientizam o paciente do exercício feito, além de treinar a resistência e flexibilidade, os resultados são otimizados e se tornam impressionantes, com o fator da qualidade de vida, sono e saúde serem aumentadas na rotina diária. Teremos prazer em atendê-lo e marcar uma aula experimental para você conhecer nosso espaço e se deliciar nos prazeres da atividade física! Venha para a Omega4!

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