Treinamento Funcional para Homens

Treinamento Funcional para Homens

A Omega4 Estúdio do Corpo trabalha com profissionais altamente habilitados para que coordenem um eficiente treinamento funcional aos homens.

Diferente da musculação nas academias que se baseiam em exercícios focalizados em músculos específicos, o treinamento funcional para homens é considerado um excelente treino para quem quer ter um bom preparo físico, isto é, para aqueles que procuram ter uma maior força, resistência, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio o treinamento funcional é o melhor caminho.

Contudo, é de interesse do praticante que tenha uma alimentação saudável e que consuma os nutrientes necessários diariamente para que possa ter uma resposta mais eficiente, perdendo gordura e tonificando o músculo.

A preferência do treinamento funcional é devido a sua variedade de exercícios que podem ser feitos para obter um mesmo resultado, a tonificação dos músculos, com isto aquela rotina enjoativa das academias de ficar treinando sempre a mesma coisa nos aparelhos acaba se tornando uma atividade mais gostosa.

Além disso, o tempo gasto no treinamento funcional acaba sendo metade de um treino de academia, dando mais tempo ao praticante que realize suas tarefas do dia-a-dia.

O treinamento funcional é aplicado muito no cotidiano da pessoa. Para quem fica em casa, muitas vezes tem que fazer agachamentos na cozinha para guardar os utensílios domésticos, passar pano pede uma postura ereta se não acaba forçando a coluna e tendo dor nas costas.

Para outros homens que acabam trabalhando com carga, carregar equipamentos, maquinas, um trabalho braçal mais pesado. Pra isso o treinamento funcional te da um preparo maior, uma resistência melhor e até uma energia a mais pro dia-a-dia.

Porém, mesmo que você trabalhe em escritório, não tenha que carregar tanto peso, trabalhe sentado, o treinamento funcional também te ajuda a ter um melhor preparo, ter uma postura correta para ficar na cadeira, exercitar os músculos do corpo todo já que fica muito tempo relaxado por estar sentado.

Benefícios do Treinamento Funcional para Homens

Variedade – Com treinamentos diferentes todos os dias, o treinamento funcional quebra aquela rotina maçante e acaba lhe dando um gás novo a cada dia.

Ganho de força muscular – Nos exercícios do treinamento funcional você vai estar trabalhando o corpo todo de uma vez só. Logo você acaba trabalhando mais músculos e ativando mais fibras musculares.

Emagrecimento – Como o treinamento funcional trabalha todas as partes do corpo em um só exercício, a queima de gordura é maior, isto é, enquanto você treina seu percentual de gordura diminui e a gordura magra aumenta.

Postura – Além de fortalecer os músculos, no treinamento funcional você vai criar o hábito de alinhar o quadril com o ombro e pescoço, já que está é a postura adotada para as atividades.

Fortalecimento do core – O core é a região onde se encontram os músculos do abdômen, lombar, pélvis e quadril. Com o fortalecimento dessa área você tem um tronco mais firme e uma coluna mais protegida.

Menos dores – Com o fortalecimento do core e uma postura mais correta, as dores nas costas são amenizadas pois não estão sendo mais danificadas.

Cardiorrespiratório – Os treinamentos exigem uma velocidade de execução das atividades e também tempo de permanência em posição, que acaba trabalhando o sistema cardiorrespiratório.

Estresse, ansiedade e depressão – Atividades físicas liberam hormônios como: serotonina, endorfina e dopamina. Hormônios que ajudam a melhorar o humor, relaxamento e tranquilizar. Isso tira o foco dos problemas e da negatividade do dia-a-dia e volta atenção ao bem-estar.

Ganho de mobilidade funcional – Os treinos melhoram os músculos que por si melhoram a capacidade de alongamento. Além disso, muito exercícios são unilaterais o que pedem o treinamento do equilíbrio do praticante e a atenção aos movimentos, trabalhando sua coordenação motora.

Prática de Treinamento Funcional para Homens

Na prática das atividades do treinamento funcional feito na Omega4 Estúdio do Corpo o mais utilizado é o próprio peso, isto é, em sua maioria não são utilizados halteres de peso. No treinamento, os alunos tem de realizar atividades como correr, agachar, pular, puxar, girar e empurrar, isso quer dizer, muitas dinâmicas podem ser feitas, então você consegue preparar treinamentos vastos, com séries desafiantes e motivadoras já que a capacidade de combinação é alta, o que não faz os praticantes acabarem cansando da rotina.

Alguns treinos podem vir a ter a utilização de acessórios como cordas, bolas, cones, bastões, elásticos e discos. Esses acessórios ajudam para que você faça um treino exercitando a musculatura mais profunda. Mesmo com a utilização dos acessórios, a gama de atividades só tendem a aumentar e trazer outra vez uma maior variedade de exercícios.

Por exemplo a corda, com a corda pode-se fazer um treinamento de ondulação com a corda, movimentando-a para cima e para baixo, o mesmo equipamento pode fornecer prática como a movimentação da corda nos sentidos horizontal e diagonal. E ainda é possível adicionar o agachamento à prática.

Exercícios combinados fornecem mais resultados, como a corda com agachamento você tem um resultado de melhoria no condicionamento físico, melhoria na coordenação motora, aumento da musculatura dos membros superiores, fortalecimento do core e aperfeiçoamento do equilíbrio.

Cuidados básicos

Como o treinamento funcional para homens tem o foco de trabalhar os músculos de todo o corpo, o risco de ter uma lesão grave e localizada é menor do que em atividades de musculação nas academias, porém ainda há o risco de ter alguma lesão por sobrecarregar uma ou mais partes do corpo.

Por isso o treinamento funcional deve ser feito com a orientação de profissional habilitado para a mobilidade, como os encontrados na Omega4 Estúdio do Corpo.

Você conhece a história do Treinamento Funcional?

O quão funcional é o corpo do ser humano é uma habilidade testada diariamente, desde as sociedades antigas, onde isso era questão de sobrevivência.

Segundo a linha histórica, na Grécia Antiga, nos jogos olímpicos, os gregos desenvolveram aparelhos e equipamentos, além de métodos que auxiliavam no treino dos atletas para uma superação e obtenção dos resultados maior. Em seguida, essa prática também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Hoje em dia, o treinamento funcional mantém a sua essência como um treinamento físico que trabalha o corpo de forma dinâmica, tendo como conceito base a melhoria da aptidão física relacionada para com a saúde, além da prevenção da lesão do músculo esquelético como um todo.

Além de tudo, o treinamento funcional tem como característica realizar a igualdade de habilidades bimotoras fundamentais do ser humano, para uma maior produção de movimentos mais eficientes, e a melhoria de rendimento em atividades produtivas do dia a dia, como o trabalho ou estudo do indivíduo.

Paul Chek foi o responsável por desenvolver um método de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais e naturais do corpo humano na época do homem primitivo, e que também são executados na rotina diária do homem moderno, utilizando movimentos como correr, agachar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, girar, etc.

Algumas linhas de métodos do treinamento funcional discorrem sobre o treinamento com instabilidade física, ou seja, movimentos rápidos e bruscos, junto ao treinamento do core, que é o centro de força do corpo, formado pelos músculos do abdômen e próximos a coluna vertebral.

O treinamento do core, ou centro de força do corpo, como o treinamento de habilidades que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma boa ou ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia que possui atividades integradas.

Dessa forma, o resultado é um produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pelve-quadril com uma estabilidade muito melhorada.

O treinamento funcional, hoje, está no topo das atividades físicas modernas e inovadoras pelos profissionais envolvidos com qualidade de vida e resultados que são duradouros na vida dos pacientes.

O treinamento é focado na vida de cada um dos pacientes, com bases históricas nos exercícios realizados na Grécia e Roma Antiga.

Na mitologia grega, os gregos se inspiravam e observavam a importância de certos desafios para os treinamentos com a obra “Os doze trabalhos de Hércules”, que eram a inspiração dos atletas e soldados gregos para manter o corpo alinhado com a mente avançada que a Grécia possuía.

No final dos anos 90, temos o início do treinamento funcional em São Paulo, localizado em uma academia onde o público alvo era focado para lutas, que depois acabou por expandir-se para os demais alunos.

Também no final da década de 90, o método Pilates se firmava como uma nova forma – e inovadora – de atividade física em São Paulo. Algum tempo depois, ou seja, no começo dos anos 2000, surge uma versão de metodologia chamada ballness (que foi apresentado no fitness Brasil), onde os exercícios de Pilates eram aplicados utilizando o equipamento “bola suíça”.

Em 2004, é lançado o Treinamento Funcional Resistido, que marca a história do Treinamento Funcional no Brasil sendo o primeiro livro sobre treinamento funcional escrito por autores brasileiros.

Nele, temos os professores Maurício de Arruda Campos, além do Bruno Couraucci Neto, que apresentam uma versão de atividade física ligada a capacidade motora e funcional do dia a dia, que alinha o corpo e a mente e ainda possui uma característica fortíssima de reabilitação, fazendo o uso quase excessivo de exercícios integrados e seguindo a linha encontrada em artigos científicos.

No Brasil, existem sempre divergências sobre quais atividades são ou não funcionais para quem pratica o treinamento. Atualmente, existem métodos e meios semelhantes, mas que divergem em questão de origem e por isso geram especulações e conflitos nas informações e ensinamentos.

Logo, podemos concluir que, no Brasil, existem três linhas metodológicas de treinamento funcional, dentre elas tendo uma mais voltada a especificidade esportiva, outra que é originada da unificação entre Pilates e Treinamento Funcional, focada no Power House (ou seja, o core, centro de força do corpo), e por último a visão dos exercícios integrados de uso quase excessivo que melhoram as capacidades funcionais, motoras, cognitivas e mentais do indivíduo atleta.

Cabe ao seu personal estudar os métodos de treino e saber qual das três linhas é a mais adequada para você. Venha nos conhecer na Omega4, o melhor Treinamento Funcional do Paraíso e Jardins!

Como é o Treinamento Funcional para Homens na Omega4

A Omega4 Estúdio do Corpo, localizada entre os bairros Paraíso e Jardins, possui profissionais extremamente qualificados e que buscam a metodologia de ensino adequado para cada indivíduo que procura treinar conosco.

Os nossos profissionais estudam a história e os melhores métodos para se ensinar o treinamento funcional no Brasil, agregados a uma ótima infraestrutura e localização do espaço que o Estúdio possui.

Além de tudo, a recuperação e o condicionamento físico que os pacientes deste treinamento ganham é impressionante, com um resultado maravilhoso, após as batalhas e treinamentos consecutivos durante a semana.

Alternando exercícios rígidos, que envolvem velocidade, reflexos e movimentos bruscos com exercícios mais leves, que conscientizam o paciente do exercício feito, além de treinar a resistência e flexibilidade, os resultados são otimizados e se tornam impressionantes, com o fator da qualidade de vida, sono e saúde serem aumentadas na rotina diária.

Teremos prazer em atendê-lo e marcar uma aula experimental para você conhecer nosso espaço e se deliciar nos prazeres da atividade física! Venha para a Omega4!

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