Treinamento Funcional para a melhora do cardiorrespiratório

Treinamento Funcional para a melhora do cardiorrespiratório

Atualmente, com tantas formas de praticidade para a vida humana, o treinamento funcional tem recebido grande importância vital para a manutenção da saúde e o funcionamento adequado do corpo.

Pessoas sedentárias, que não praticam nenhuma atividade física comprovadamente tem uma menor expectativa de vida, já que os treinos ajudam no fortalecimento de todos os órgãos, na respiração, na tonificação, regeneração celular e, principalmente, na capacidade do organismo de lidar e combater doenças e gerar saúde ativa.

Dentre as muitas alternativas de exercícios físicos, o Treinamento Funcional é uma tendência que se adapta perfeitamente nas necessidades de cada indivíduo. Porque, vai promover todos os benefícios em atividades adequadas as capacidades de cada corpo.

O Treinamento Funcional além de ser um excelente exercício para o fortalecimento muscular também trabalha na melhora do sistema cardiorrespiratório. Pois, vai exigir velocidade na execução de seus movimentos e longo tempo de permanência nas posições, e assim, aumenta a frequência cardíaca conforme a intensidade de cada exercício.

Além do mais, o treino funcional pode ser muito utilizado em diversos objetivos, inclusive, no tratamento de doenças respiratórias, pois é capaz de aumentar a capacidade respiratória do corpo, oxigenação dos músculos e de reduzir a incidência de crises de falta de ar e outros problemas respiratórios associados trabalhando sempre a saúde.

Por que é importante desenvolver o sistema cardiorrespiratório

Além do fortalecimento e tonificação muscular, diversos exercícios funcionais vão trabalhar o sistema cardiorrespiratório como, por exemplo, o burpeees e os saltos. Quem já praticou uma série de burpees, entende como o coração acelera e a respiração também. E tudo isso, é fundamentalmente envolvido com o trabalho do sistema cardiorrespiratório. E por qual motivo é essencial desenvolver essa função?

Caso você deseje ganhar massa corporal magra, pode até supor que seja perca de tempo investir energia em atividades aeróbicas. E isso está totalmente errado. O bom condicionamento cardiorrespiratório é importante para vida e inclusive muito essencial para seus bons resultados com seu corpo.

A melhora do sistema cardiorrespiratório vai: melhorar na densidade dos ossos, ajuda no controle do peso corporal, vai capacitar os pulmões e o coração para trabalharem com maior eficiência, melhora o resultado nas atividades rotineiras e na sua performance nas atividade, auxilia no controle dos níveis de colesterol, pressão sanguínea e diminui a incidência de várias doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.

Quais são os benefícios do treino funcional para problemas respiratórios?

Os treinos funcionais aumentam a consciência corporal e a forma de utilização de todos os sistemas de uma forma integrada. O funcionamento da respiração é um fator primordial para qualquer atividade física e, assim, um indivíduo com problemas respiratórios e doenças respiratórias precisa de um acompanhamento constante na prática.

Para uma pessoa com asma, ou algum outra limitação respiratória, existe a opção da prática do treino funcional que trabalha gradualmente a integração do sistema nervoso, respiratório e cardiovascular. Vai corrigir a postura e o ritmo da respiração com movimentos funcionais, o indivíduo vai desenvolver maior resistência pulmonar e maior capacidade de realizar atividades que exigem mais esforço com maior facilidade e com um maior controle eficaz da sua respiração.

Por trabalhar o sistema imunológico e a oxigenação do corpo, o treinamento funcional vai deixar a pessoa ainda mais resistente contra as possíveis infecções fungicidas e bacterianas e, assim, vai reduzir a incidência e a intensidade de crises inflamatórias do sistema respiratório.

E, para que tudo isso se realize, é necessário desenvolver uma respiração adequada e uma postura correta, e a postura sendo fortalecida pelo trabalho dos músculos abdominais e das costas.

Que outros benefícios o treino funcional podem proporcionar?

O Treinamento Funcional é muito eficaz no tratamento de problemas respiratórios, e ainda vai promover diversos outros benefícios. Ao desenvolver a capacidade do corpo de se relacionar na execução de cada movimento, esses exercícios proporcionam uma melhor oxigenação muscular e para prevenir de lesões provocadas pela sobrecarga do sistema ou de um membro.

Desse modo, o indivíduo vai instruir-se sobre como usar todo o seu corpo de forma correta e funcional, reduzindo a probabilidade de sofrer lesões, doenças, inflamações, câimbras e dores, primordialmente quando são as desenvolvidas por problemas degenerativos.

O Treinamento Funcional vai trabalhar também a coordenação motora, o fortalecimento muscular, a consciência corporal, equilíbrio, flexibilidade, postura, ganho de massa magra, sensibilidade, a capacidade de concentração e de organização mental, conforme permite o desenvolvimento físico e psicológico e, desse modo, o social de todos os alunos.

Você conhece a história do Treinamento Funcional?

O quão funcional é o corpo do ser humano é uma habilidade testada diariamente, desde as sociedades antigas, onde isso era questão de sobrevivência. Segundo a linha histórica, na Grécia Antiga, nos jogos olímpicos, os gregos desenvolveram aparelhos e equipamentos, além de métodos que auxiliavam no treino dos atletas para uma superação e obtenção dos resultados maior. Em seguida, essa prática também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Hoje em dia, o Treinamento Funcional mantém a sua essência como um treinamento físico que trabalha o corpo de forma dinâmica, tendo como conceito base a melhoria da aptidão física relacionada para com a saúde, além da prevenção da lesão do músculo esquelético como um todo.

Além de tudo, o treinamento funcional tem como característica realizar a igualdade de habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para uma maior produção de movimentos mais eficientes, e a melhoria de rendimento em atividades produtivas do dia a dia, como o trabalho ou estudo do indivíduo.

Paul Chek foi o responsável por desenvolver um método de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais e naturais do corpo humano na época do homem primitivo, e que também são executados na rotina diária do homem moderno, utilizando movimentos como correr, agachar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, girar, etc.

Algumas linhas de métodos do treinamento funcional discorrem sobre o treinamento com instabilidade física, ou seja, movimentos rápidos e bruscos, junto ao treinamento do core, que é o centro de força do corpo, formado pelos músculos do abdômen e próximos a coluna vertebral.

O treinamento do core, ou centro de força do corpo, como o treinamento de habilidades que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma boa ou ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia que possui atividades integradas.

Dessa forma, o resultado é um produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pelve-quadril com uma estabilidade muito melhorada.

O treinamento funcional, hoje, está no topo das atividades físicas modernas e inovadoras pelos profissionais envolvidos com qualidade de vida e resultados que são duradouros na vida dos pacientes. O treinamento é focado na vida de cada um dos pacientes, com bases históricas nos exercícios realizados na Grécia e Roma Antiga.

Na mitologia grega, os gregos se inspiravam e observavam a importância de certos desafios para os treinamentos com a obra “Os doze trabalhos de Hércules”, que eram a inspiração dos atletas e soldados gregos para manter o corpo alinhado com a mente avançada que a Grécia possuía.

No final dos anos 90, temos o início do treinamento funcional em São Paulo, localizado em uma academia onde o público alvo era focado para lutas, que depois acabou por expandir-se para os demais alunos. Também no final da década de 90, o método Pilates se firmava como uma nova forma – e inovadora – de atividade física em São Paulo. Algum tempo depois, ou seja, no começo dos anos 2000, surge uma versão de metodologia chamada ballness (que foi apresentado no fitness Brasil), onde os exercícios de Pilates eram aplicados utilizando o equipamento “bola suíça”.

Em 2004, é lançado o Treinamento Funcional Resistido, que marca a história do Treinamento Funcional no Brasil sendo o primeiro livro sobre treinamento funcional escrito por autores brasileiros.

Nele, temos os professores Maurício de Arruda Campos, além do Bruno Couraucci Neto, que apresentam uma versão de atividade física ligada a capacidade motora e funcional do dia a dia, que alinha o corpo e a mente e ainda possui uma característica fortíssima de reabilitação, fazendo o uso quase excessivo de exercícios integrados e seguindo a linha encontrada em artigos científicos.

No Brasil, existem sempre divergências sobre quais atividades são ou não funcionais para quem pratica o treinamento. Atualmente, existem métodos e meios semelhantes, mas que divergem em questão de origem e por isso geram especulações e conflitos nas informações e ensinamentos.

Logo, podemos concluir que, no Brasil, existem três linhas metodológicas de treinamento funcional, dentre elas tendo uma mais voltada a especificidade esportiva, outra que é originada da unificação entre Pilates e Treinamento Funcional, focada no Power House (ou seja, o core, centro de força do corpo), e por último a visão dos exercícios integrados de uso quase excessivo que melhoram as capacidades funcionais, motoras, cognitivas e mentais do indivíduo atleta.

Cabe ao seu personal estudar os métodos de treino e saber qual das três linhas é a mais adequada para você. Venha nos conhecer na Omega4, o melhor Treinamento Funcional do Paraíso e Jardins!

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Como é o Treinamento Funcional na Omega4?

A Omega4 Estúdio do Corpo, localizada entre os bairros Paraíso e Jardins, possui profissionais extremamente qualificados e que buscam a metodologia de ensino adequado para cada indivíduo que procura treinar conosco.

Os nossos profissionais estudam a história e os melhores métodos para se ensinar o treinamento funcional no Brasil, agregados a uma ótima infraestrutura e localização do espaço que o Estúdio possui.

Além de tudo, a recuperação e o condicionamento físico que os pacientes deste treinamento ganham é impressionante, com um resultado maravilhoso, após as batalhas e treinamentos consecutivos durante a semana.

Alternando exercícios rígidos, que envolvem velocidade, reflexos e movimentos bruscos com exercícios mais leves, que conscientizam o paciente do exercício feito, além de treinar a resistência e flexibilidade, os resultados são otimizados e se tornam impressionantes, com o fator da qualidade de vida, sono e saúde serem aumentadas na rotina diária.

Teremos prazer em atendê-lo e marcar uma aula experimental para você conhecer nosso espaço e se deliciar nos prazeres da atividade física! Venha para a Omega4!

Conheça as Opções de Treinamento Funcional no Omega4:

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