January 14, 2022
|
Estética Corporal

Como surgiu a Criolipólise?

Acompanhe conosco neste artigo informativo o surgimento da Criolipólise e como é feito o seu tratamento! Conte com a Omega4 para te deixar informado(a)!

como-surgiu-a-criolipolise

Como surgiu a Criolipólise?

A criolipólise é uma técnica estética, um procedimento não-invasivo e indolor que promove a eliminação das células adiposas, fazendo com que o corpo perca peso sem prejudicar a musculatura nem as cartilagens.

Esta técnica foi criada e patenteada pelo médico brasileiro Carlos Roberto Ferreira, que a utiliza há 20 anos em tratamentos estéticos.

A tecnologia da criolipólise veio a público no ano de 2004, quando o Dr. Carlos Roberto Ferreira lançou uma patente nacional para a invenção do termômetro CL-100, necessário para a realização da técnica.

A invenção é pioneira no Brasil e possui características únicas, através de um sistema que controla a temperatura para suavizar o contato do gel frio com a pele, bem como o efeito do gel, que permanece no corpo por uma hora antes de ser eliminado.

A criolipólise é baseada em um princípio científico chamado "efeito termostato", ou seja, quando a temperatura do corpo desce, o metabolismo e a circulação sanguínea do organismo se tornam mais ativos.

A técnica da criolipólise está disponível em todo o país, apesar de estar restrita à realização de médicos ou profissionais da área estética devidamente credenciados. Alguns dos principais locais para a realização do procedimento são Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Como funciona a criolipólise?

A criolipólise (ou congelação de gordura) consiste em um procedimento não-invasivo e indolor que promove a eliminação das células adiposas, fazendo com que o corpo perca peso sem prejudicar a musculatura nem as cartilagens.

Esta técnica é usada sobretudo para combater o gorducho e eliminar gordura localizada em diversas partes do corpo, porém também pode ser realizado para diminuir os nódulos de celulite.

O tratamento é feito através da aplicação de um gel frio numa pequena câmera acoplada com um termômetro, que regulará o fluxo do gel para evitar o contato do gel com a pele.

É feita uma fotodepilação no local da aplicação antes do procedimento, que é realizado sob anestesia local ou sedação leve e a gordura retirada será analisada pelo médico para saber se há necessidade de fazer o preenchimento das áreas com flacidez.

A aplicação do gel, feita por um acessório específico que contém gel e faz a congelação da gordura, demora de 30 a 45 segundos. O corpo fica com o gel até uma hora, durante esse tempo poderá ser feito outro procedimento na pele (massagem, laser ou radiofrequência)

Após as primeiras horas da aplicação do gel o organismo começa a eliminar as células de gordura, que são eliminadas pelo corpo naturalmente.

Como é feito o procedimento?

O corpo fica com o gel até uma hora, durante esse tempo poderá ser feito outro procedimento na pele (massagem, laser ou radiofrequência)

Aplicação do gel: A aplicação do gel é feita através de um aparelho que contém gel e faz a congelação da gordura. O gel é colocado através de um acessório específico que passa pelo corpo todo (não fica preso nem grudado na pele, podendo ser feito logo após lipoescultura).

A câmara acomoda a pele e serve para manter o gel frio, evitando que ela congele como um bloco. A temperatura do gel varia de -5°C a +5°C.

É usado um termômetro para controlar essas variações, pois podemos passar de uma temperatura para outra em questão de segundos. O tempo médio da aplicação (sem contar o tempo necessário para avaliação do local) é de 30 segundos.

Após esse tempo, o gel sofre uma transformação e passa a ser chamado de "soro frio" (gelo em água), pronto para ser retirado do corpo.

O médico executante pode optar por suavizar essa passagem de gel frio para o soro frio, aumentando a temperatura e diminuindo o contato do gel com a pele. Essa suavidade é feita com um termômetro especial que mede a temperatura da região. O gel permanece no corpo por até uma hora e meia.

O médico executante pode optar por suavizar essa passagem de gel frio para o soro frio, aumentando a temperatura e diminuindo o contato do gel com a pele. Essa suavidade é feita com um termômetro especial que mede a temperatura da região. O gel permanece no corpo por até uma hora e meia.

Durante o período em que está presente, o gel pode ser movimentado para outras partes da pele, para que o tratamento possa atingir toda a região. "Isso pode ser feito com uma espátula específica, que tem seu formato adaptado à curvatura do corpo e garante um contato perfeito com a região.

Isso torna possível realizar o tratamento localizado, sem necessidade de fazer mais do que uma sessão", afirma o cirurgião plástico e especialista em medicina estética Antonio Carlos Mesquita, do Rio de Janeiro.

O gel pode permanecer no corpo até uma hora e meia, com possibilidade de ser movimentado por toda a área tratada. Uma pequena bolha costuma se formar depois da retirada do gel, mas é totalmente indolor e desaparece em um período de sete a dez dias.

Após o gel ser retirado, é feita uma fotodepilação no local da aplicação para eliminar os pelos que se tornaram brancos pela ação do gel. Esses pelos ficam por conta própria e não precisam ser retirados.

Os resultados são visíveis já nas primeiras horas, mas o médico recomenda que a paciente aguarde 24 horas para qualquer tipo de procedimento (seja massagem, laser ou radiofrequência) na área tratada.

Após a primeira hora do uso do gel, as células de gordura começam a ser eliminadas pelo corpo naturalmente.

Além do tratamento localizado, é possível realizar várias outras regiões do corpo.

Quais os benefícios da criolipólise?

A criolipólise muitas vezes mata mais músculos do que a gordura móvel, mais precisamente a área da pele pode ficar mais fina.

Dentre os benefícios do método podemos destacar: muito mais média de gordura móvel e músculos, menor risco de lesões (porque a temperatura que alcança é muito baixa).

Além disso, os resultados são muito mais duradouros, muito mais do que métodos mais tradicionais.

Quais os efeitos colaterais da criolipólise?

A máxima temperatura que o método alcança é muito menor do que a área atingida pela lipoaspiração.

Por outro lado, tivemos algumas complicações maiores com criolipólise muito mais do que com métodos mais tradicionais.

Mulheres têm muitas dores durante a lipoaspiração, porque cortes e perfurações se tornam muito mais profundas. O método mais profundo é o método que é muito mais perigoso.

Da mesma forma o laser de CO2, muito mais frio do que gás criolipólise (mas muito mais agressivo), porque lhe permite penetrar mais profundamente mais gordura móvel.

Por outro lado, muitos casos de necrose, lipoaspiração e muitas queimaduras são mais comuns do que no método criolipólise.

SOBRE A OMEGA4

A Omega4 oferece diversos serviços para que você possa tratar o seu corpo como ele merece. Com estética completa, exercícios físicos e massagem, é impossível você não amar!

Saiba mais!
Saiba mais sobre

Como surgiu a Criolipólise?

E receba mais conteúdos relacionados!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.