O ano, ou 365 dias, apresenta 4 estações principais (que podem incluir algumas fases de transição, mas nada comum). Em todas elas, nos sentimos diferentes, e até mesmo incomodados com a sensação térmica ou o tempo úmido/seco. De acordo com a medicina Ayurveda, isso se dá principalmente pelo fato de sermos seres únicos na natureza, e o nosso organismo responde de forma individual, e também única, às temperaturas e condições do ambiente.
Conheça mais sobre: Massagem ayurvédica
Geralmente, a teoria ayurveda classifica os invernos no Brasil como Kapha (diminuição do frio e tempo úmido), mas, quando falamos do interior, eles estão mais para Vata (aumento do frio e tempo seco). A massagem ayurvédica pode ser utilizada para trazer um relaxamento profundo, utilizando técnicas de massagem na cabeça e nos pés, o que traz o dissociação da tensão muscular. Além disso, as técnicas dessa massagem utilizam óleos extremamente potentes quando estamos falando de ação direta no relaxamento, ajudando a gerar uma noite de sono invernal ainda mais aconchegante!
Com a chegada do inverno, aumentam os problemas de circulação sanguínea e também doenças leves como gripes e resfriados. A técnica milenar da massagem ayurvédica pode auxiliar em ambos os casos, e não deixa essas doenças atrapalharem sua rotina. Ela estimula a circulação sanguínea e os músculos, desobstruindo o fluxo de energia e liberando toxinas presas aos músculos e tecidos. A massagem aumenta a vitalidade e retarda o envelhecimento, pois fortalece o sistema imunológico, trazendo benefícios no caso de gripes e resfriados, já que nesta época do ano estamos mais vulneráveis a eles.
E, depois de citados todos os benefícios, temos mais o último, mas não menos importante, para fechar com chave de ouro: é importante dizer que os efeitos da Ayurvédica não se limitam apenas ao corpo físico, mas também mental e espiritual, facilitando melhoras de diversos problemas psicológicos leves, como o estresse diário, e dando paz de espírito.