Massagem: Aliada contra o estresse

Massagem aliada contra o estresse

Momentos de tensão ocorrem constantemente na rotina. Diversas situações no trabalho, transito, vida e relações causam o estresse. Por isso, é sempre bom ter um aliado para combater esse mal e renovar o bem estar e para isso, nada mais eficiente do que uma massagem terapêutica.

Além do seu fator relaxante, terapêutico, a massagem ameniza problemas, como a má postura, fadiga, dores, músculos tensionados. Pode e deve ser feita em quaisquer idades, terá todos os seus benefícios.

A massagem teve origem na medicina chinesa, há séculos e assim, foram sendo estudados e comprovados suas vantagens para a saúde e bem estar físico e mental. As massagens têm ações como alivio do estresse, ansiedade e dores. A massagem com os movimentos certos e relaxantes em regiões especificas irão desencadear um poderoso alivio natural da dor e sensação de renovação. Além do mais, assim o cérebro ativa o sistema nervoso no combate ao estresse, eliminando a tensão corporal.

O corpo tem diversos pontos específicos que ao serem tocados e pressionados da forma certa auxiliam para equilibrar sensações, emoções como ansiedade, tristeza, estresse e aliviam dores e tensões físicas.  A pressão nesses pontos chaves, a acupuntura, aliviam diversos incômodos.

As vantagens da massagem como terapia são diversos, garantir esse momento de alivio e relaxamento mudam o seu dia a dia, acabando com o estresse e mantendo a saúde mental e física equilibradas. Confira agora os benefícios da massagem contra o estresse e alguns tipos de massagens para a diminuição do estresse e a ansiedade que separamos para vocês.

Benefícios da massagem contra o estresse

O estresse em altas medidas pode alterar a pressão, levando a pressão alta, doenças cardíacas, obesidade, depressão, ansiedade e até causar dores em pontos regionais de tensão. Por isso, a importância da massagem terapêutica para o alivio desses sintomas e para manutenção do bem estar e equilíbrio.

O estresse é uma reação fisiológica e hormonal, que vai ser ativada pelos fatores físicos e mentais. Causa diversas sensações como congelamento, medo, fuga e dores. O estresse vem geralmente relacionado com a sobrecarga e ausência de estimulo. O estresse causa uma reação de diminuição das ações do sistema parassimpático e aumenta as atividades do simpático. Assim, o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea são demasiadamente elevadas, aumentando o ritmo da respiração e alterando a disposição de sangue pela corrente sanguínea.

O estresse na maioria deriva da psique Ansiedade, angustia demasiadas são emoções que podem causa-lo. Não existem riscos quando acontecem uma vez ou outra. Mas se o seu corpo começa a pedir socorro, dar sinais, fica ligado ao estresse o dia inteiro por muito tempo, isso são ações muito perigosas e podem derivar em diversos problemas de saúde. Algumas de suas consequências são: irritação, dores de barriga e musculares, cansaço, insônia, cansaço e até problemas mais graves.

Por isso, a massagem é uma grande aliada no combate a esse mal que aflige todos os dias. A massagem é um procedimento que quando feito de forma profissional, em um ambiente preparado para te dar o mais alto nível de bem estar e calma é altamente eficiente na diminuição do estresse e de seus problemas.

O toque das manobras realizadas por um profissional promove efeitos que levam o desencadeamento de funções estimulantes, influenciando os estados psicológico, físico e fisiológico do organismo de forma extremamente positiva.

Segundo estudos, a massagem, quando realiza por um profissional certificado e executada de maneira correta, promove efeitos mecânicos no organismo, como o aumento da circulação sanguínea e o movimento linfático (circulação linfática), aumento do fluxo de nutrientes e oxigênio pelos órgãos do corpo, promovendo assim a remoção de produtos catabólicos e metabólicos no organismo.

A massagem ativa o sistema parassimpático, que vai trazer o relaxamento e a sensação de bem estar, liberando o hormônio ocitocina, que combate o estresse, e ainda alivia as tensões musculares. Seus efeitos contra a angustia, ansiedade, tensão irão melhorar a resistência a dor, gerando mais flexibilidade e relaxando os músculos. Gerando assim a sensação de conforto e disposição.

A pressão feita durante a massagem com os dedos e nas regiões especificas ativa e aumenta a circulação sanguínea e a linfática, assim trazendo benefícios para o sistema imunológico do corpo.

Massagens para aliviar o estresse:

Massagem terapêutica:

A massagem terapêutica possui uma série de técnicas que consistem em aplicar, manualmente ou sistematicamente, manobras metódicas, realizadas com as mãos, dedos, cotovelos ou joelhos sobre o tecido corporal. Tais manobras têm como objetivo principal levar o conforto, o relaxamento e o desestresse para o paciente.

A massagem terapêutica trabalha o relaxamento muscular e a redução ou eliminação da tensão muscular severa, gera feedbacks que produzem endorfina dentro do nosso organismo, além de gerar hormônios como a ocitocina, responsável pela perca do medo e ajuda na melhora de relações pessoas e a serotonina, hormônio responsável direto pela sensação de felicidade.

A diminuição ou redução da tensão muscular provoca um relaxamento instantâneo de curto e longo prazo. Com sessões de massagem terapêuticas realizadas de forma frequente, o paciente poderá ver o efeito extremamente benéfico à saúde do mesmo. A leveza e equilíbrio energético que este tipo de massagem traz é fundamental para aguentarmos a pressão do dia a dia.

É uma massagem mais especifica, direcionada, realizada rem áreas específicas para aliviar as dores musculo-esquelética. Também para potencializar sua ação ela pode ser associada a massagem reflexa, liberando emoções mal trabalhadas e diversas tensões musculares.

Massagem relaxante:

Tem uma técnica mais suavizada, realizando movimentos leves e deslizantes pelo corpo, utiliza óleos aromáticos gerando descanso, conforto, alivio, relaxamento completo e sensação de bem estar. É bastante recomendada para obtenção do total relaxamento, contra a irritação, má circulação sanguínea, dificuldades na concentração, alivio de tensões musculares, tem altos efeitos contra o estresse. Gerando assim calma e renovação física e mental.

É realizada por todo o corpo, trabalhando regiões tensionadas muscularmente. Tem técnicas de amassamento e deslizamentos melhorando a circulação e dores, e ajudando nas atividades musculares. Acalmando o corpo e a mente.

A massagem relaxante possui manobras e técnicas focadas, principalmente, em um único objetivo: o relaxamento extremo do paciente. Os relaxamentos muscular e psicológico são instantâneos, haja visto que as técnicas executadas com maestria por um profissional estimulam respostas fisiológicas no organismo que liberam hormônios que causam uma sensação de bem-estar, alívio e tranquilidade a um nível incomum para o dia a dia. Esses dois tipos de relaxamento duram até um prazo relativamente longo, deixando o paciente pronto para enfrentar os desafios do dia a dia sobre o trabalho, estudo, etc.

Shiatsu:

Shiatsu é uma técnica, originada nas sociedades antigas (como a egípcia, mesopotâmica, chinesa e até mesmo a indiana, e aprimorada da forma que conhecemos hoje no Japão.

Essa técnica envolve a maestria do terapeuta com os dedos, sendo a principal parte do corpo humano usada em quem aplica a técnica. Em quem recebe a técnica, os campos focados são os mesmos da acupuntura, os chamados “pontos energéticos”.  

O que o shiatsu faz é justamente reestabelecer o equilíbrio entre estes pontos energéticos, realizando a pressão com os dedos ou até mesmo com as palmas das mãos, cotovelos e joelhos.

No nosso corpo, existem pontos de carência energética (kyo) e de acúmulo energético (jitsu), e o equilíbrio entre esses pontos é fundamental para que tenhamos a sensação de bem-estar e equilíbrio no organismo.  

Apesar de parecer uma simples massagem de relaxamento, o shiatsu é muito mais do que isso. Ele analisa os pontos principais da rotina do paciente, como alimentação, duração de sono, estilo de vida, para proporcionar um atendimento que seja adequado para o paciente em específico.

O shiatsu é um tipo de massagem, realizado por um massoterapeuta, extremamente vigorosa.

O relaxamento muscular é um dos efeitos mais significativos causados por essa terapia, pois as técnicas visam um trabalho com o músculo de tal forma que a sensação de bem-estar e o alívio após o relaxamento muscular, sem usar qualquer tipo de óleo, apenas com a pressão dos dedos, palma da mão, joelho ou cotovelo, se tornem extremamente notáveis.

Reflexologia:

A reflexologia é um tipo de terapia feito por um profissional especializado, que usa os pontos de estímulos do corpo pra desencadear certas reações fisiológicas.

Estes pontos são descritos com o nome de plexos nervosos, que se localizam nos pés, nas mãos, no nariz, no crânio e nas orelhas, e o principal objetivo da reflexologia é combater problemas físicos, como cansaço e desgaste físico, e mentais, como depressão e ansiedade.

A reflexologia podal é o tipo de reflexologia (muito diferenciada, assim como o Akasuri) mais usada e consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde.

“A finalidade da reflexologia é atuar com a prevenção e com o tratamento complementar de doenças e disfunções do organismo, através da pressão de zonas reflexas localizadas nos pés, nas mãos, nas orelhas ou na face”, esclarece Roberto Debski, médico e diretor da clínica Ser Integral, localizada em Santos.

Massagem com pedras quentes:

A Massagem com Pedras Quentes, procurada principalmente pelo relaxamento profundo do paciente, é basicamente uma integração entre massoterapia e a termoterapia (aplicação de temperaturas altas e baixas para estímulos com finalidade de mudar as respostas fisiológicas do organismo), utilizando pedras.

Mas não se tratam de qualquer tipo de pedras, mas sim de pedras vulcânicas e plutônicas, e tem sua composição em elementos metálicos como o magnésio e próprio silicato de ferro, que, por serem metálicos, são fáceis condutores de temperatura.

A terapia das pedras quentes envolve técnicas de massagem mais avançadas, com pedras vulcânicas ou plutônicas em temperatura alta.

A aplicação da pedra de tamanho e formato adequados, unida com a pressão, manipulação e técnica correta de um bom massoterapeuta proporciona os efeitos benéficos dessa massagem, desencadeando sua ação plenamente terapêutica.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Rua Osório Duque Estrada, 35 - Paraíso - São Paulo
11 2386-9717 | Whatsapp 11 94048-3704
contato@omega4.com.br