Nesse conteúdo, iremos percorrer sobre os seguintes temas:
Continue lendo esse artigo Pilates Funcional para saber mais sobre o assunto.
O treinamento funcional se mantém, ainda hoje, como um método de treinamento físico, mantendo a proposta de melhoria do condicionamento físico com relação a saúde ou condicionamento físico com relação a aptidão física performance e prevenção de lesão musculoesquelético.
Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes
E este é um método que pode ser praticado tanto por quem já tem um bom condicionamento físico, quanto para está no início da rotina de treinamento.
Uma curiosidade sobre o treinamento funcional é que ele é um método bastante relacionado com a fisioterapia. E embora muitos o considerem como sendo um método novo, artigos sobre o assunto datam do fim da década de 40. No entanto, para o esporte o método só foi combinado em 1980 em outros países.
No Brasil o treinamento funcional é mais bem recente, sendo integrado a uma academia apenas na década de 90. Nesse primeiro momento de combinação, o foco era alunos de lutas.
Também na década de 90, o Método Pilates começou a fazer parte da categoria de exercícios físicos.
Um pouco mais adiante, nos anos 2000, surgiu um novo aparelho para a prática dos exercícios de Pilates, a Bola Suíça.
Resumindo:
No Brasil existem três linhas metodológicas dentro do treinamento funcional:
O Treinamento Funcional é um método muito utilizado e associado aos estúdios de Pilates. É um técnica composta por exercícios de pilates tendo como objetivo principal o fortalecimento do Power House do corpo humano, responsável por estabilizar o corpo humano.
O Power House é o centro de força do corpo, de onde deveria sair todos os movimentos. Fica localizado na região do abdômen, musculatura dorsal, região do quadril.
O power house quando está ‘realmente fortalecido’ possibilita a obtenção de todos os benefícios que o método proporciona.
A diferença entre o Pilates Funcional e o Pilates tradicional já se inicia no objetivo de cada um.
O pilates tradicional não oferece impactos articulares, de intensidade moderada e movimentos que não focam no emagrecimento Seu foco é a mobilidade funcional mais dinâmica.
Os seus movimentos intensos visam o emagrecimento, trabalhando todos os grupos musculares ao mesmo tempo é um treino mais pesado.
O Pilates Funcional funciona como um treino personalizado, usando Pilates tradicional para obter a realização das necessidades diversas de cada aluno. Contudo, tanto o pilates funcional quanto o pilates tradicional oferece benefícios para quem as pratica.
E se a intenção for obter melhoria no condicionamento cardiovascular o mais indicado é que se opte pelo pilates funcional. Isso porque essa modalidade exige movimentos ritmados e isso acaba por aumentar a frequência cardíaca do praticante
No pilates tradicional podem ser usados uma diversidade de aparelhos contribuindo para a manutenção do batimento cardíaco.
Além disso, o Pilates tradicional não é pode ser considerado como uma atividade aeróbica, pois não possui intensidade em seus movimentos, que possam alterar a frequência cardíaca do praticante. E tendo a prática do pilates como um hábito, será possível ter maior equilíbrio corporal no dia a dia.
O Pilates Funcional assim como o pilates tradicional são recomendados para atletas que precisam ter bom equilíbrio para o desempenho das suas funções e exercícios físicos.
Quando se trata da capacidade respiratória as duas modalidade de pilatos são altamente indicadas. O princípio do pilates parte do ideal de coordenar os movimentos dos exercícios com a respiração. E ao longo dos anos até o yoga foi incorporado para obter resultado na respiração, e com isso, o bem estar.
Com tudo temos que reforçar que o Pilates Funcional tem uma frequência cardíaca maior e que o pilates tradicional. O pilates tradicional atua trabalhando a respiração de forma mais acelerada o que proporciona um gasto calórico maior
Sendo assim, se a necessidade pessoal for de ganho de habilidade, o Pilates Funcional é o ideal trabalha com movimentos mais rápidos o que significa maior gasto calórico, enquanto que o pilates tradicional trabalha com a fluidez dos movimentos. O pilates tradicional também foca na postura correta Ou, na correção da postura.
Sendo assim, as duas modalidades podem ser considerados um melhorador na postura do indivíduo.
Pilates Funcional: Exercícios
Os benefícios do Pilates Funcional
As variações dos exercícios fazem com que o treinamento de força seja seguro e gera maior ganho de força.
Como o exercício é realizado no Método Pilates:
O treinamento de pilate funcional é realizado a partir das combinações desses acessórios, e cada plano de atividade é realizado a partir do princípio do Método Pilates.
Proporcionar uma melhor mobilidade e movimentação é um dos benefícios do Pilates Funcional. E sendo assim, podemos considerar o bem estar como um segundo benefício.
Tornar essa modalidade de pilates uma prática do dia a dia proporcionará uma melhor resistência, coordenação, agilidade e equilíbrio, no condicionamento físico em geral.
Os treinos personalizados de pilates podem corrigir os ponto fracos corporais e esse é mais um dos benefícios obtido durante as aulas.Além disso, os exercícios funcionais podem auxiliar a evitar possíveis lesões.
Além disso, o Pilates e o Treinamento Funcional podem se adequar em diferentes objetivos
Isso porque o treinamento funcional tem maior gasto calórico trabalhando todos os sistemas e músculos do corpo com a agilidade, o condicionamento cardiovascular.
Para emagrecer é preciso ter um maior gasto calórico. Logo, para atingir esse objetivo, o treinamento funcional é a melhor opção.
O Pilates Funcional trabalha todos os grupos musculares de uma só vez, e é acessível para todos, podendo ser executado por atletas ou por quem não está ainda familiarizado com os exercícios físicos.
Pilates Funcional e melhores resultados
Todos que se preocupam em escolher o melhor exercício para o objetivo desejado e se concentram e seguir o princípio do pilates durante as aulas obtém melhores resultados.
Tanto quanto pode oferecer bem estar qualidade de vida, o pilates funcional pode oferecer também ganho de força, resistência e equilíbrio..
Contudo escolher o melhor método do pilates vai variar de indivíduo para indivíduo e da forma como cada um se dedica aos exercícios durante as aulas.