Pilates
|
27/11/2020

Tudo sobre Pilates Funcional

Pilates Funcional é uma modalidade relativamente nova que tem ganhado espaço nos estúdio e em crescente no Brasil e no mundo. E essa modalidade é a combinação do método de pilates tradicional com exercícios funcionais.

pilates-funcional

Tudo sobre Pilates Funcional

Nesse conteúdo, iremos percorrer sobre os seguintes temas:

  • Treinamento Funcional
  • Pilates Funcional: o que é
  • pilates funcional: objetivo é
  • Pilates Funcional e treino funcional
  • Diferenças entre ambos
  • Pilates Funcional melhorando resultados
  • Exercícios de Pilates Funcionais
  • Pilates Funcional e os muitos Benefícios do Pilates funcional

Continue lendo esse artigo Pilates Funcional para saber mais sobre o assunto.

Treinamento Funcional

O treinamento funcional se mantém, ainda hoje, como um método de treinamento físico, mantendo a proposta de melhoria do condicionamento físico com relação a saúde ou condicionamento físico com relação a aptidão física performance e prevenção de lesão musculoesquelético.

Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes

E este é um método que pode ser praticado tanto por quem já tem um bom condicionamento físico, quanto para está no início da rotina de treinamento.

Uma curiosidade sobre o treinamento funcional é que ele é um método bastante relacionado com a fisioterapia. E embora muitos o considerem como sendo um método novo, artigos sobre o assunto datam do fim da década de 40. No entanto, para o esporte o método só foi combinado em 1980 em outros países.

No Brasil o treinamento funcional é mais bem recente, sendo integrado a uma academia apenas na década de 90. Nesse primeiro momento de combinação, o foco era alunos de lutas.

O Brasil e a ascensão do Método Pilates

Também na década de 90, o Método Pilates começou a fazer parte da categoria de exercícios físicos.

Um pouco mais adiante, nos anos 2000, surgiu um novo aparelho para a prática dos exercícios de Pilates, a Bola Suíça.

Resumindo:

No Brasil existem três linhas metodológicas dentro do treinamento funcional:

  1. Esporte/esportiva;
  2. Focada no Power House (Treinamento Funcional chamamos de CORE);
  3. Exercícios integrados voltado à melhoria das capacidades funcionais;

Pilates Funcional

O Treinamento Funcional é um método  muito utilizado e associado aos estúdios de Pilates. É um técnica composta por exercícios de pilates tendo como objetivo principal o fortalecimento do Power House do corpo humano, responsável por estabilizar o corpo humano.

O Power House é o centro de força do corpo, de onde deveria sair todos os movimentos. Fica localizado na região do abdômen, musculatura dorsal, região do quadril.

O power house quando está ‘realmente fortalecido’ possibilita a obtenção de todos os benefícios que o método proporciona.

Pilates Tradicional X Pilates Funcional

A diferença entre o Pilates Funcional e o Pilates tradicional já se inicia no objetivo de cada um.

O pilates tradicional não oferece impactos articulares, de intensidade moderada e movimentos que não focam no emagrecimento Seu foco é a mobilidade funcional mais dinâmica.

Os seus movimentos intensos visam o emagrecimento, trabalhando todos os grupos musculares ao mesmo tempo é um treino mais pesado.

O Pilates Funcional funciona como um treino personalizado, usando Pilates tradicional para obter a realização das necessidades diversas de cada aluno. Contudo, tanto o pilates funcional quanto o pilates tradicional oferece benefícios para quem as pratica.

E se a intenção for obter melhoria no condicionamento cardiovascular o mais indicado é que se opte pelo pilates funcional. Isso porque essa modalidade exige movimentos ritmados e isso acaba por aumentar a frequência cardíaca do praticante

No pilates tradicional podem ser usados uma diversidade de aparelhos contribuindo para a manutenção do batimento cardíaco.

Além disso, o Pilates tradicional não é pode ser considerado como uma atividade aeróbica, pois não possui intensidade em seus movimentos, que possam alterar a frequência cardíaca do praticante. E tendo a prática do pilates como um hábito, será possível ter maior equilíbrio corporal no  dia a dia.

O Pilates Funcional e sua indicação

O Pilates Funcional assim como o pilates tradicional são recomendados para atletas que precisam ter bom equilíbrio para o desempenho das suas funções e exercícios físicos.

Quando se trata da capacidade respiratória as duas modalidade de pilatos são altamente indicadas. O princípio do pilates parte do ideal de coordenar os movimentos dos exercícios com a respiração. E ao longo dos anos até o yoga foi incorporado para obter resultado na respiração, e com isso, o bem estar.

Com tudo temos que reforçar que o Pilates Funcional tem uma frequência cardíaca maior e que o pilates tradicional. O pilates tradicional atua trabalhando a respiração de forma mais acelerada o que proporciona um gasto calórico maior

Sendo assim, se a necessidade pessoal for de ganho de habilidade, o Pilates Funcional é o ideal trabalha com movimentos mais rápidos o que significa maior gasto calórico, enquanto que o pilates tradicional trabalha com a fluidez dos movimentos. O pilates tradicional também foca na postura correta Ou, na correção da postura.

Sendo assim, as duas modalidades podem ser considerados um melhorador na postura do indivíduo.

Pilates Funcional: Exercícios

Os benefícios do Pilates Funcional

As variações dos exercícios fazem com que o treinamento de força seja seguro e gera maior ganho de força.

Como o exercício é realizado no Método Pilates:

  • Nas Bolas;
  • Na escada de agilidade;
  • E nos aparelhos específicos do Pilates equipamentos ou solo;
  • Na fita de Suspensão;
  • Na prancha de equilíbrio.

O treinamento de pilate funcional é realizado a partir das combinações desses acessórios, e cada plano de atividade é realizado a partir do princípio do Método Pilates.

Benefícios do Pilates Funcional

Proporcionar uma melhor mobilidade e movimentação é um dos  benefícios do Pilates Funcional. E sendo assim, podemos considerar o bem estar como um segundo benefício.

Tornar essa modalidade de pilates uma prática do dia a dia proporcionará uma melhor resistência, coordenação, agilidade e equilíbrio, no condicionamento físico em geral.

Os treinos personalizados de pilates podem corrigir os ponto fracos corporais e esse é mais um dos benefícios obtido durante as aulas.Além disso, os exercícios funcionais podem auxiliar a evitar possíveis lesões.

Pilates Funcional e as mudanças físicas

  • Emagrecimento
  • Condicionamento físico
  • Correção do ponto fraco
  • Evita possíveis lesões
  • Desenvolvimento da musculatura
  • Qualidade de vida
  • Postura;
  • Desempenho esportivo;
  • Ganho de força trabalhando todos os músculos.

Além disso, o Pilates e o Treinamento Funcional podem se adequar em diferentes objetivos

Isso porque o treinamento funcional tem maior gasto calórico trabalhando todos os sistemas e músculos do corpo  com a agilidade, o condicionamento cardiovascular.

Para emagrecer é preciso ter um maior gasto calórico. Logo, para atingir esse objetivo, o treinamento funcional é a melhor opção.

O Pilates Funcional trabalha todos os grupos musculares de uma só vez, e é acessível para todos, podendo ser executado por atletas ou por quem não está ainda familiarizado com os exercícios físicos.

Pilates Funcional e melhores resultados

Todos que se preocupam em escolher o melhor exercício para o objetivo desejado e se concentram e seguir o princípio do pilates durante as aulas obtém melhores resultados.

Tanto quanto pode oferecer bem estar qualidade de vida, o pilates funcional pode oferecer também ganho de força, resistência e equilíbrio..

Contudo escolher o melhor  método do pilates vai variar de indivíduo para indivíduo e da forma como cada um se dedica aos exercícios durante as aulas.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Tudo sobre Pilates Funcional

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.