Pilates
|
14/1/2022

Qual a diferença entre RPG e Pilates?

Entenda como funcionam os métodos Pilates e RPG e veja suas diferenças e benefícios! Conte com a Omega4 que te explicamos tudo sobre!

qual-a-diferenca-entre-rpg-e-pilates

Qual a diferença entre RPG e Pilates?

Se você já precisou procurar por um dos métodos, certamente já se perguntou qual a diferença entre eles, pois com certeza achou que ambos trabalhavam da mesma maneira.

Porém, as duas técnicas são muito diferentes entre si, e cada uma é indicada para determinado tipo de coisa.

Caso você tenha dúvidas sobre a diferença entre essas duas modalidades da fisioterapia, nesse post iremos mostrar quais as principais diferenças entre elas e quando são indicadas para os pacientes, além é claro dos inúmeros benefícios que ambos proporcionam ao corpo humano.

O que é RPG?

A sigla RPG significa Reeducação Postural Global e nada mais é que um método da fisioterapia capaz de tratar as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente.

Esse método tem o objetivo de equilibrar a força muscular do ser humano, desenvolver a capacidade de movimentação normal das articulações e manter uma boa postura, através de alongamentos, tração e respiração.

Por tratar as desarmonias entre os grupos musculares, a técnica visa trata não só a dor, mas também suas possíveis causas.

Além de corrigir lesões, o método de RPG reeduca o paciente sobre como se posicionar de forma correta.

O que é Pilates?

O método Pilates foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates no ano de 1912 quando surgiu a primeira guerra mundial.

Joseph Pilates visava manter um perfeito equilíbrio entre mente, corpo e espirito através de exercícios controlados e muito bem executados.

Os exercícios de Pilates necessitam de seis princípios fundamentais para serem realizados de forma perfeita, sendo eles a respiração, o controle, a centralização, a precisão, a fluidez e a concentração.

Quando trabalhamos colocando esses seis princípios em ação, conseguimos a movimentação correta e perfeita proposta por Joseph Pilates.

Atualmente sabemos que o método Pilates apresenta muitos benefícios para quem o pratica, especialmente para aqueles alunos que fizeram do método uma rotina diária.

Quais as principais diferenças entre o RPG e o Pilates?

Apesar de se parecem muito, cada método tem seus princípios e objetivos, sendo que, suas principais diferenças são que o Pilates é um conjunto de exercícios físicos e alongamentos capazes de definir o corpo, melhorar a postura entre outros, e a RPG são posturas pré-determinadas mantidas por certo período de tempo a fim de realinhar e reajustar os músculos responsáveis por manter a postura.

Outra grande diferença é que o Pilates cuida do realinhamento corporal e funciona também como um método estético, pois atua na definição do corpo e manutenção da forma física.

Já a RPG é indicada para as pessoas que possuem assimetrias posturais consideráveis e, consequentemente, dores e incômodos decorrentes da má postura.

Quais os benefícios do RPG e do Pilates para o corpo humano?

Como é de se esperar, os dois métodos apresentam muitos benefícios para o ser humano quando aplicados de forma correta e no momento exato.

Os benefícios do método Pilates podem incluir:

  • Melhora da postura;
  • Melhora da força, flexibilidade e resistência muscular;
  • Aumento do tônus muscular;
  • Melhora do padrão respiratório;
  • Melhora da circulação sanguínea e linfática;
  • Melhora do condicionamento físico entre outros.

Já os benefícios da RPG são:

  • Melhora da postura, assim como no método Pilates;
  • Melhora da resistência muscular dos músculos responsáveis pela manutenção da postura ereta;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora quadros de dores nas costas, seja por desequilíbrio muscular ou por alterações posturais;
  • Corrige o posicionamento de outras articulações além da coluna vertebral, como joelhos, quadris e ombros;
  • Diminui as dores de cabeça (cefaleias) causadas pela tensão excessiva no músculo trapézio por exemplo;
  • Corrige alterações de posicionamento dos pés como é o caso dos pés planos por exemplo;
  • Melhora a respiração, por melhorar a postura e aumentar o espaço do tórax para que o pulmão possa ser inflado sem interferências;
  • Melhora a dor causada por compressão do nervo ciático, dor muito comum em qualquer faixa etária hoje em dia.

Além desses existem vários outros benefícios que ambos os tratamentos proporcionam, você deve procurar pelo profissional fisioterapeuta para saber qual o melhor método para você, lembrando que a RPG é um complemento a outros tratamentos e pode ser feito em associação com qualquer outra técnica de atividade física.

Quando é indicado cada um dos métodos?

O método Pilates é indicado para todas as pessoas, tenha ela algum tipo de problema de saúde ou não. Ele pode ser indicado para tratar determinadas patologias ou para manutenção do condicionamento físico.

Já a RPG é indicada para pacientes que tenham algum tipo de alteração postural importante como escolioses, hipercifose ou hiperlordose (desvios da coluna vertebral), pés chatos entre outros problemas de cunho ortopédico, neurológico ou reumatológico.

Existem contraindicações para a prática dos métodos RPG e Pilates?

Para ambos os métodos não existem contraindicações, ou seja, todas as pessoas, de qualquer idade podem praticar qualquer um dos métodos.

No entanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados como é o caso de pacientes idosos, neurológicos, grávidas, paciente pós cirúrgico, crianças e outros grupos considerados de risco.

Quem pode praticar os métodos RPG e Pilates?

Como dito anteriormente, todas as pessoas podem praticar qualquer um dos métodos, desde crianças até idosos, independente de comorbidades associadas ou não.

É importante lembrar que as crianças precisam ter no mínimo 4 a 5 anos de idade para praticar o Pilates, pois é necessário o mínimo de compreensão possível para obedecer aos comandos verbais fornecidos pelo profissional.

Quem pode ministrar as sessões de Pilates e RPG?

Ambas as técnicas devem ser ministradas por profissionais qualificados. As aulas do método Pilates podem ser ministradas por fisioterapeutas e educadores físicos, já as sessões de RPG, somente os fisioterapeutas podem atuar, desde que tenham o curso de especialização necessário para atuação com o método.

Conclusão

Como pudemos observar, os dois métodos são muito importantes para a saúde do ser humano.

Podemos concluir que o método Pilates pode ser realizado como uma forma de atividade física rotineira e a RPG é um complemento para potencializar os ganhos que o paciente deseja caso apresente algum tipo de alteração postural.

Lembrando que a RPG pode ser associada com qualquer outra atividade como musculação, treinamento funcional, fisioterapia convencional e o próprio Pilates.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Qual a diferença entre RPG e Pilates?

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.