Se você já precisou procurar por um dos métodos, certamente já se perguntou qual a diferença entre eles, pois com certeza achou que ambos trabalhavam da mesma maneira.
Porém, as duas técnicas são muito diferentes entre si, e cada uma é indicada para determinado tipo de coisa.
Caso você tenha dúvidas sobre a diferença entre essas duas modalidades da fisioterapia, nesse post iremos mostrar quais as principais diferenças entre elas e quando são indicadas para os pacientes, além é claro dos inúmeros benefícios que ambos proporcionam ao corpo humano.
A sigla RPG significa Reeducação Postural Global e nada mais é que um método da fisioterapia capaz de tratar as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente.
Esse método tem o objetivo de equilibrar a força muscular do ser humano, desenvolver a capacidade de movimentação normal das articulações e manter uma boa postura, através de alongamentos, tração e respiração.
Por tratar as desarmonias entre os grupos musculares, a técnica visa trata não só a dor, mas também suas possíveis causas.
Além de corrigir lesões, o método de RPG reeduca o paciente sobre como se posicionar de forma correta.
O método Pilates foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates no ano de 1912 quando surgiu a primeira guerra mundial.
Joseph Pilates visava manter um perfeito equilíbrio entre mente, corpo e espirito através de exercícios controlados e muito bem executados.
Os exercícios de Pilates necessitam de seis princípios fundamentais para serem realizados de forma perfeita, sendo eles a respiração, o controle, a centralização, a precisão, a fluidez e a concentração.
Quando trabalhamos colocando esses seis princípios em ação, conseguimos a movimentação correta e perfeita proposta por Joseph Pilates.
Atualmente sabemos que o método Pilates apresenta muitos benefícios para quem o pratica, especialmente para aqueles alunos que fizeram do método uma rotina diária.
Apesar de se parecem muito, cada método tem seus princípios e objetivos, sendo que, suas principais diferenças são que o Pilates é um conjunto de exercícios físicos e alongamentos capazes de definir o corpo, melhorar a postura entre outros, e a RPG são posturas pré-determinadas mantidas por certo período de tempo a fim de realinhar e reajustar os músculos responsáveis por manter a postura.
Outra grande diferença é que o Pilates cuida do realinhamento corporal e funciona também como um método estético, pois atua na definição do corpo e manutenção da forma física.
Já a RPG é indicada para as pessoas que possuem assimetrias posturais consideráveis e, consequentemente, dores e incômodos decorrentes da má postura.
Como é de se esperar, os dois métodos apresentam muitos benefícios para o ser humano quando aplicados de forma correta e no momento exato.
Além desses existem vários outros benefícios que ambos os tratamentos proporcionam, você deve procurar pelo profissional fisioterapeuta para saber qual o melhor método para você, lembrando que a RPG é um complemento a outros tratamentos e pode ser feito em associação com qualquer outra técnica de atividade física.
O método Pilates é indicado para todas as pessoas, tenha ela algum tipo de problema de saúde ou não. Ele pode ser indicado para tratar determinadas patologias ou para manutenção do condicionamento físico.
Já a RPG é indicada para pacientes que tenham algum tipo de alteração postural importante como escolioses, hipercifose ou hiperlordose (desvios da coluna vertebral), pés chatos entre outros problemas de cunho ortopédico, neurológico ou reumatológico.
Para ambos os métodos não existem contraindicações, ou seja, todas as pessoas, de qualquer idade podem praticar qualquer um dos métodos.
No entanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados como é o caso de pacientes idosos, neurológicos, grávidas, paciente pós cirúrgico, crianças e outros grupos considerados de risco.
Como dito anteriormente, todas as pessoas podem praticar qualquer um dos métodos, desde crianças até idosos, independente de comorbidades associadas ou não.
É importante lembrar que as crianças precisam ter no mínimo 4 a 5 anos de idade para praticar o Pilates, pois é necessário o mínimo de compreensão possível para obedecer aos comandos verbais fornecidos pelo profissional.
Ambas as técnicas devem ser ministradas por profissionais qualificados. As aulas do método Pilates podem ser ministradas por fisioterapeutas e educadores físicos, já as sessões de RPG, somente os fisioterapeutas podem atuar, desde que tenham o curso de especialização necessário para atuação com o método.
Como pudemos observar, os dois métodos são muito importantes para a saúde do ser humano.
Podemos concluir que o método Pilates pode ser realizado como uma forma de atividade física rotineira e a RPG é um complemento para potencializar os ganhos que o paciente deseja caso apresente algum tipo de alteração postural.
Lembrando que a RPG pode ser associada com qualquer outra atividade como musculação, treinamento funcional, fisioterapia convencional e o próprio Pilates.