E a parte boa é que os exercícios de Pilates podem oferecer isso. O Pilates pode trabalhar o corpo fortalecendo os músculos, tanto quanto o pilates pode proporcionar benefícios para a mente. Ou seja, com os exercícios de Pilates é possível trabalhar ao mesmo tempo o corpo e mente.
Então, se intenção for trabalhar os dois lados, o Pilates é a atividade física perfeita. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre a prática de pilates em casa.
Para praticar o Pilates em casa, é necessário antes de qualquer coisa, entender o ‘princípio’ do método. Para que os exercícios de Pilates sejam executados de forma correta é indispensável entender que o Pilates é diferente das outras atividades físicas.
Sem o conhecimento e a aplicação dos princípios originais do método, o Pilates é apenas uma atividade física qualquer e/ou apenas um tratamento que vai funcionar apenas fortalecendo os músculos e os alongando
Veja vários vídeos de exercícios físicos no nosso canal do YouTube
Logo, entender o princípio do Pilates é fundamental para poder praticar Pilates na sua casa.
O método pilates foi desenvolvido para poder se adequar às necessidade de cada pessoa. Isso quer dizer que o Pilates pode ajudar em inúmeras situações e não importa se vai praticar pilates em casa ou em um estúdio, pois é possível obter o mesmo resultado em ambos os lugares,
Contudo, só é possível a obtenção de bons resultados tanto praticando Pilates em casa quanto no estúdio se for praticado de maneira correta.
Durante a execução do Pilates, os músculos estarão sendo trabalhados e a mente também.
Alguns dos benefícios obtidos com o Pilates em casa:
Queremos iniciar dizendo que a técnica de Pilates não tem capacidade científica sobre o emagrecimento. Mas o pilates influencia sim, na perda de medidas. Como vimos no artigo sobre redução de medidas que publicamos aqui no site, perder medidas não é o mesmo que emagrecer.
No caso do Pilates, o que acontece é que ao tonificar os músculos e isso leva a perda de medidas, pois os músculos flácidos ocupam mais espaço. Então, se vai praticar pilates em casa, com o intuito de emagrecer, associe o pilates a um acompanhamento nutricional e uma atividade aeróbica. Idosos também podem praticar pilates. Mas, ser idoso e praticar pilates em casa demanda cuidado redobrado e atenção a execução correta dos exercícios de pilates.
Então, aos idosos é recomendado que se faça pilates em casa, sob supervisão. Diferente das outras atividades físicas praticadas nas academias, que precisam ser regulares de três à cinco vezes por semana, com o pilates é possível obter resultados praticando apenas duas vezes por semana, è claro que vai depender do objetivo, mas é possível.
Fazer pilates em casa ou no estudio pode ajudar muito a coluna vertebral. Porém o pilates em casa demanda atenção redobrada, pois trabalha diretamente nessa área, e quando praticados de maneira errada podem causar danos. Ao praticar pilates em casa é preciso seguir a orientação de respiração do método; pois através da respiração é possível obter uma conexão maior entre a mente o corpo. Além disso, a respiração proporciona a fluidez dos movimentos.
A respiração correta mostra uma boa concentração e a boa concentração é o exigido para a execução de exercícios corretos. Quando pensar em fazer pilates, entenda o objetivo, a finalidade. Saber o motivo pelo qual se quer fazer pilates é fundamental para a identificação do melhor exercício de Pilates para a obtenção do melhor resultado seja praticando pilates em casa ou no estúdio.
Então...
Cuide da postura durante a prática das atividades. Fazer pilates em casa pode e é tão eficaz quanto fazer pilates em um estúdio de pilates e sobre a supervisão de um profissional. No entanto, como já falamos, fazer pilates em casa exige mais cuidado e mais concentração e para os idosos demanda uma supervisão.
O pilates tem seus próprios princípios e fazer pilates em casa não isenta ninguém de seguir e conhecer os princípios desse método. É importante que tudo sobre o pilates seja aprendido para que possa ser aplicado de forma correta, sem causar danos.
Os benefícios das técnicas de pilates são inúmeros, mas se não praticados de forma correta o pilates pode causa mais mal do que bem.
Fazer pilates em casa será fácil se seguir todas as orientações dos profissionais e deste artigo.
Por isso, para concluir este artigo queremos fazer uma recomendação extra:
Antes de iniciar o pilates em casa, faça uma aula ou um curso para entender e aprender. Desta forma serão obtidos melhores resultados e os riscos serão mínimos. ou nenhum.