Pilates
|
7/10/2020

Pilates em casa

A demanda mundial com relação a exercícios físicos tem mudado. O que antes era a busca por um corpo perfeito, agora ganhou uma dimensão maior: a busca pelo equilíbrio entre corpo e mente.

pilates-em-casa

Pilates em casa

E a parte boa é que os exercícios de Pilates podem oferecer isso. O Pilates pode trabalhar o corpo fortalecendo os músculos, tanto quanto o pilates pode proporcionar benefícios para a mente. Ou seja, com os exercícios de Pilates é possível trabalhar ao mesmo tempo o  corpo e mente.

Então, se intenção for trabalhar os dois lados, o Pilates é a atividade física perfeita. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre a prática de pilates em casa.

Sobre o Pilates em casa

O que é preciso saber para fazer Pilates em casa?

Para praticar o Pilates em casa, é necessário antes de qualquer coisa, entender o ‘princípio’ do método. Para que os exercícios de Pilates sejam executados de forma correta é indispensável entender que o Pilates é diferente das outras atividades físicas.

Sem o conhecimento e a aplicação dos princípios originais do método, o Pilates é apenas uma atividade física qualquer e/ou apenas um tratamento que vai funcionar apenas fortalecendo os músculos e os alongando

Veja vários vídeos de exercícios físicos no nosso canal do YouTube

Logo, entender o princípio do Pilates é fundamental  para poder praticar Pilates em casa.

O método pilates foi desenvolvido para poder se adequar às necessidade de cada pessoa. Isso quer dizer que o Pilates pode ajudar em inúmeras situações e não importa se vai praticar pilates em casa ou em um estúdio, pois é possível obter o mesmo resultado em ambos os lugares,

Contudo, só é possível a obtenção de bons resultados tanto praticando Pilates em casa quanto no estúdio se for praticado de maneira correta.

Durante a execução do Pilates, os músculos estarão sendo trabalhados e a mente também.

Benefícios do Pilates em casa

Alguns dos benefícios obtidos com o Pilates em casa:

  • Age fortalecendo os músculos
  • Aumentando a flexibilidade
  • Diminui dores (crônicas)
  • Corrige a postura
  • Ajuda com o equilíbrio mente e corpo

Aprofundando sobre os conhecimentos do Pilates em casa

Queremos iniciar dizendo que a técnica de Pilates não tem capacidade científica sobre o emagrecimento. Mas o pilates influencia sim, na perda de medidas. Como vimos no artigo sobre redução de medidas que publicamos aqui no site, perder medidas não é o mesmo que emagrecer.

No caso do Pilates, o que acontece é que ao tonificar os músculos e isso leva a perda de medidas, pois os músculos flácidos ocupam mais espaço. Então, se vai praticar pilates em casa, com o intuito de emagrecer, associe o pilates a um acompanhamento nutricional e uma atividade aeróbica. Idosos também podem praticar pilates. Mas, ser idoso e praticar pilates em casa demanda cuidado redobrado e atenção a execução correta dos exercícios de pilates.

Então, aos idosos  é recomendado que se faça pilates em casa, sob supervisão. Diferente das outras atividades físicas praticadas nas academias, que precisam ser regulares de três à cinco vezes por semana, com o pilates é possível obter resultados praticando apenas duas vezes por semana, è claro que vai depender do objetivo, mas é possível.

Fazer pilates em casa ou no estudio pode ajudar muito a coluna vertebral. Porém o pilates em casa demanda atenção redobrada, pois trabalha diretamente nessa área, e quando praticados de maneira errada podem causar danos.   Ao praticar pilates em casa é preciso seguir a orientação de respiração do método; pois através da respiração é possível obter uma conexão maior entre a mente o corpo. Além disso, a respiração proporciona a fluidez dos movimentos.

A respiração correta mostra uma boa concentração e a boa concentração é o exigido para a execução de exercícios corretos. Quando pensar em fazer pilates, entenda o objetivo, a finalidade. Saber o motivo pelo qual se quer fazer pilates é fundamental para a identificação do melhor exercício de Pilates para a obtenção do melhor resultado seja praticando pilates em casa ou no estúdio.

Então...

  • Faça alongamentos antes de iniciar os exercícios de Pilates.
  • Faça alongamento ou massagens nas áreas ao final dos exercícios.
  • Faça os exercícios em um ambiente aconchegante e organizado
  • Tenha um horário rotineiro para a prática dos exercícios de pilates em casa.
  • Defina os objetivos a serem alcançados
  • Se informe sobre os mitos e verdades do pilates. Informação sempre ajuda

Entenda o objetivo de cada exercício

Cuide da postura durante a prática das atividades. Fazer pilates em casa pode e é tão eficaz quanto fazer pilates em um estúdio de pilates e sobre a supervisão de um profissional. No entanto, como já falamos, fazer pilates em casa exige mais cuidado e mais concentração e para os idosos demanda uma supervisão.

O pilates tem seus próprios princípios e fazer pilates em casa não isenta ninguém de seguir e conhecer os princípios desse método. É importante que tudo sobre o pilates seja aprendido para que possa ser aplicado de forma correta, sem causar danos.

Os benefícios das técnicas de pilates são inúmeros, mas se não praticados de forma correta o pilates pode causa mais mal do que bem.

Fazer pilates em casa será fácil se seguir todas as orientações dos profissionais e deste artigo.

Por isso, para concluir este artigo queremos fazer uma recomendação extra:

Antes de iniciar o pilates em casa, faça uma aula ou um curso para entender e aprender. Desta forma serão obtidos melhores resultados e os riscos serão mínimos. ou nenhum.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Pilates em casa

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.