Pilates
|
14/1/2022

Quais os benefícios estéticos do Pilates?

Entenda como o método Pilates pode trazer vários benefícios estéticos para você! Acompanhe conosco neste artigo incrível e comece a praticar Pilates hoje mesmo! Vem que a Omega4 te ajuda!

quais-os-beneficios-esteticos-do-pilates

Quais os benefícios estéticos do Pilates?

Se você se preocupa com seu corpo com certeza já procurou meios de beneficiar sua saúde e ao mesmo tempo conseguir um corpo delineado.

Embora essa seja uma coisa muito procurada pela sociedade, a maioria das pessoas não conhece os benefícios do Pilates para esse fim.

Nesse post vamos abordar os principais benefícios que o Pilates proporciona voltados para a área estética, ou seja, para a beleza do corpo humano, que hoje em dia é algo tão preocupante para a maioria da sociedade, independentemente de ser homens, mulheres, adolescentes ou idosos.

O que é o método Pilates?

O método Pilates é uma técnica que foi desenvolvida há muitos anos, quando surgiu a primeira guerra mundial. Joseph Pilates, seu criador, iniciou com os exercícios a fim de tornar seu corpo mais escultural e forte, pois era um adolescente raquítico e com vários problemas de saúde.

Diante disso, Joseph conseguiu atingir seus objetivos e se tornou um modelo anatômico de um circo, pois seus músculos eram muito bem definidos e visíveis. Além disso, Joseph melhorou muito em relações aos problemas de saúde que apresentava como asma e bronquite.

O método foi criado para trabalhar o corpo como um todo, a fim de que houvesse um perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espirito.

O que é estética?

Com certeza você já ouviu essa palavra em algum momento da sua vida. A estética nada mais é que a arte ou estudo da beleza, ou seja, a palavra estética remete à beleza das coisas.

Em se tratando do método Pilates, podemos dizer que a estética se enquadraria na performance e definição do corpo, pois as pessoas que o procuram para fins estéticos querem na maioria das vezes perder peso, reduzir medidas ou definir determinadas musculaturas.

Quais os benefícios estéticos do Pilates para o corpo humano?

O método Pilates apresenta vários benefícios para o corpo humano, a maioria deles voltado para melhoras na saúde global. Porém, existem também benefícios voltados para o corpo humano em si, voltados para a área da estética corporal.

A seguir destacaremos os principais benefícios estéticos conseguidos com o método Pilates por quem o pratica regularmente:

  • Definição da musculatura;
  • Melhora da força e flexibilidade muscular;
  • Redução de medidas nas principais regiões de acumulo de gordura como barriga, culotes, quadris e parte interna das coxas;
  • Redução da gordura localizada;
  • Melhora da flacidez muscular e tissular;
  • Melhora do aspecto das celulites pela tonificação dos músculos;
  • Melhora dos tônus musculares;
  • Perda de peso entre vários outros benefícios.

Entre os benefícios tradicionais e clássicos do Pilates que podem se enquadrar na área estética estão:

  • Melhora do condicionamento físico;
  • Melhora da qualidade de vida e bem-estar;
  • Melhora da autoconfiança e auto estima, pois se você consegue algo que almejava muito, sua autoestima é elevada quase que instantaneamente;
  • Melhora de quadros de estresse, ansiedade, depressão e insônia entre vários outros distúrbios psicológicos.

Técnicas associadas ao Pilates para potencializar os benefícios estéticos para o corpo humano

Caso você queira resultados rápidos, poderá associar o método Pilates a outras técnicas.

Atualmente existem muitas outras técnicas que podem ser associadas ao Pilates como é o caso das técnicas e métodos da estética propriamente dita. Dentre elas podemos citar:

  • Carboxiterapia: terapia com realizada com gás carbônico boa para olheiras, linhas de expressão, celulites, gordura localizada, flacidez muscular e tissular, estrias e outras patologias estéticas;
  • Endermoterapia ou vacuoterapia: terapia com uso de ventosas ou aparelho Endermo, que utiliza do vácuo para fins estéticos.
  • Terapias manuais como massoterapia, drenagem linfática e massagem modeladora por exemplo;
  • Crioterapia;
  • Radiofrequência;
  • Laserterapia;
  • Corrente Russa, Corrente Alce, Corrente Farádica entre várias outras existentes no mercado atual.

Hoje em dia, a área da estética é muito atualizada e a cada dia que passa mais aparelhos novos as grandes empresas lançam no mercado. Logo, você deve sempre ficar atento às novidades para observar quais aparelhos são novidade e quais profissionais e locais trabalham com tais equipamentos.

Dessa forma, existem muitas tecnologias inovadoras que podem ser associadas ao clássico método de exercício Pilates.

Outra forma de associar algo ao Pilates é a academia, ou seja, treinos de musculação. Caso você consiga intercalar as duas modalidades, pode obter resultados em um período de tempo mais curto.

Além dessas outras modalidades de atividades e dessas técnicas, você também deverá ter um acompanhamento nutricional com um profissional qualificado para seguir um plano alimentar personalizado.

A dieta equilibrada associada aos métodos de exercícios com objetivos estéticos é algo fundamental para quem deseja um corpo equilibrado, forte e saudável.

Quanto tempo de prática para conseguir os benefícios estéticos do Pilates?

Não existe consenso na literatura sobre qual o tempo exato para conseguir determinados benefícios e resultados com o método Pilates.

Os resultados dependem muito da determinação do indivíduo com as atividades e exercícios, ou seja, quanto mais comprometido melhores serão os resultados e mais rápidos eles irão surgir.

Para que você consiga tais resultados em um bom tempo, são necessários seguir algumas dicas como:

  • Ter comprometimento com o horário das suas atividades;
  • Manter uma rotina semanal de exercícios;
  • Manter uma dieta equilibrada (reeducação alimentar);
  • Evitar consumo de alimentos industrializados.

Entre outras coisas que você pode fazer a fim de manter a organização e disciplina no seu dia a dia.

Embora não exista um estudo que comprove a quantidade de dias necessária para obter ganhos com o método Pilates, existem vários estudos que comprovam que para manter os resultados obtidos você deve manter a rotina de exercícios sempre ativa, ou seja, após conseguir chegar em seus objetivos, você não pode parar de praticar os exercícios pois as chances de perder tudo que conseguiu é muito grande.

Conclusão

Diante de tantas informações, podemos observar que o método Pilates é benéfico não somente para a saúde global, mas também para os aspectos estéticos do corpo humano.

Com o ganho na área estética, temos ganhos em outras áreas pois uma pessoa realizada com seu corpo é uma pessoa considerada mais feliz, satisfeita emocionalmente e consequentemente mais saudável, pois vê a vida com outros olhos.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Quais os benefícios estéticos do Pilates?

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.