Hoje em dia todos sabemos que não podemos ficar sem praticar algum tipo de atividade física. Está mais que comprovado que exercícios físicos, sejam eles de qual tipo for, são benéficos para a saúde em todos os aspectos. Basta que você escolha um tipo de atividade que se enquadre em sua realidade financeira e de saúde global.
Muitas pessoas estão abrindo suas mentes e observando que a prática de atividades físicas é benéfica a longo prazo, e que a ingestão de muitos remédios, apesar de ser benéfico a curto prazo, pode não ser a longo prazo.
Diante de tais circunstâncias, faz-se necessário informar à população tudo que precisam saber sobre os tipos de atividade física existentes no mercado hoje em dia, pois a cada dia que passa, os profissionais lançam novos conceitos em exercícios e as pessoas acabam por ficar perdidas, sem saber qual método aderir em sua rotina.
Nesse post falaremos sobre o método Pilates, um método clássico e antigo, porém pouco divulgado no Brasil, que tem ganhado maior fama nos últimos anos, depois de alguns artistas famosos aderirem ao método.
Em especial, abordaremos os principais benefícios do método Pilates para a saúde para que você comece a praticá-lo sabendo o que esperar conseguir como resultado.
Se você já ouviu falar sobre o método está no lugar certo, pois aqui daremos informações relevantes para aqueles que estão em busca de uma prática de atividade física para incluir na sua rotina, a fim de melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e o condicionamento físico.
Esse método, embora tenha sido difundido e divulgado no Brasil há alguns anos, é bastante antigo e data do ano 1912, quando eclodiu a primeira grande guerra.
Certamente você já passou frente a um estúdio de Pilates e se perguntou o que seriam aqueles aparelhos e equipamentos que pareciam ser de outro mundo, mas saiba que aqueles são os equipamentos necessários para a prática do método e que eles são cruciais para o desenvolvimento dos movimentos propostos pelo criador do método: Joseph Pilates.
Vamos começar a entender melhor o método, conhecendo seu fundador Joseph Humbertus Pilates. De nacionalidade alemã, Joseph sempre havia sido uma criança com problemas de saúde (bronquite, asma e raquitismo), logo era considerado uma criança frágil. Preocupado com sua saúde, Joseph começou a estudar anatomia e fisiologia e a praticar certos exercícios.
Conseguiu ganhar massa muscular e se tornou modelo anatômico em um circo, pois com sua disciplina e exercícios conseguiu modelar e definir muito bem sua musculatura.
Na fase adulta, resolveu ir para a Inglaterra para se aperfeiçoar em artes marciais e se tornar boxeador, lembrando que dava aula de tais técnicas para alguns alunos.
Quando surgiu a primeira guerra mundial, Joseph Pilates estava na Inglaterra e foi visto como um inimigo por ter nacionalidade alemã, sendo assim, acabou preso em um campo de concentração, onde começou a treinar seus colegas de confinamento para que ficassem fortes e saudáveis durante o confinamento.
Hoje sabe-se que Joseph Pilates e seus colegas de confinamento não morreram nem foram atingidos pela gripe da época que matou milhares de pessoas, porque tinham os corpos preparados e fortalecidos.
Joseph Pilates foi transferido para outro campo de concentração onde serviu como enfermeiro para curar os soldados feridos e mutilados pela guerra, a fim de que se recuperassem rapidamente para voltarem ao combate.
Joseph utilizava das molas das macas para preparar e fortalecer a musculatura dos soldados enquanto eles ainda estavam acamados.
Dessa forma, tinham uma boa recuperação e conseguiam voltar às atividades de soldados de forma rápida e sem muitas sequelas.
Hoje em dia, é comprovado cientificamente que o Pilates apresenta vários benefícios para a saúde de quem o pratica.
A seguir listaremos os ganhos mais comuns e importantes possíveis de serem conseguidos praticando o método Pilates:
Embora pareça algo difícil de ser realizado, saiba que o método Pilates pode ser realizado por qualquer pessoa de qualquer faixa etária, tendo ela patologias associadas ou não.
O importante é procurar por profissionais qualificados e aptos a trabalhar com o método, que no caso são os fisioterapeutas e educadores físicos.
Não existe um consenso sobre quanto tempo deve-se praticar Pilates para obter os resultados, porém sabe-se que é necessário criar uma rotina para que seu corpo se acostume com os exercícios e comece-se a reconhecê-los.
Quando se inicia a prática de algum tipo de atividade física, o ideal é manter uma rotina por toda a vida, pois o corpo sofre com constantes mudanças e sempre precisará se reajustar em algo.
Dessa forma, com a prática do método Pilates você poderá estar em constante aprendizado e sempre desfrutando cada vez mais dos benefícios que o método apresenta.
Diante de tantas informações, podemos concluir que o método Pilates apresenta incontáveis benefícios e que todas as pessoas podem desfrutar de tais benefícios, basta que procurem por profissionais competentes e qualificados e criem uma rotina de exercício para suas vidas.