Pilates
|
14/1/2022

Pilates: remédio para todas as idades

Veja como o método Pilates é eficaz para todas as idades e conheça seus benefícios que podem te ajudar a superar várias doenças! Vem com a Omega4 que te mostramos!

pilates-remedio-para-todas-as-idades

Pilates: remédio para todas as idades

Se você sofre com alguma patologia relacionada a coluna vertebral, joelhos ou qualquer outra parte do corpo, ou simplesmente está se sentindo sedentária e encurtada, saiba que o método Pilates pode ser seu principal remédio e aliado para aliviar tais problemas.

O método Pilates é considerado um tratamento conservador e não invasivo capaz de reduzir os números de remédios ingeridos por determinadas pessoas, principalmente os remédios indicados para alivio de quadros de dores agudas e crônicas.

Nesse post iremos abordar o Pilates como forma de remédio para todas as idades, dando ênfase em seus benefícios e mostrando como o mesmo pode substituir os remédios.

Sobre o método Pilates

Certamente você já ouviu algo relacionado ao Pilates. Muitas pessoas o associam com a coluna vertebral e com a postura e não estão erradas por fazer tal associação. Porém, o que muita gente não sabe, é que o Pilates vai muito além disso.

Ele é capaz de promover muitos benefícios para o corpo humano, com ganhos em diferentes áreas como física, emocional e psicológica.

O método em si foi criado na primeira guerra mundial (1912) por um alemão chamado Joseph Pilates, que sempre havia sido uma criança doente, raquítica e asmática.

Preocupado com sua saúde e estrutura física, começou a estudar e a treinar até conseguir um corpo escultural e definido e começar a trabalhar como modelo anatômico.

Quando adolescente foi para a Inglaterra continuar a treinar suas artes e então surgiu a primeira guerra mundial e Joseph foi visto como inimigo, sendo lançado em um campo de concentração.

Apesar de triste, essa passagem na vida de Joseph foi crucial para o desenvolvimento de seu método, pois ele começou a treinar seus colegas de confinamento com seus exercícios e técnicas a fim de torna-los fortes e resistentes, o que se mostrou eficaz pois os mesmos não foram acometidos pela gripe que assolou o mundo na época.

Depois disso, Joseph começou a tratar os sodados da guerra, utilizando das molas das camas para reabilitá-los antes mesmo que pudessem ficar de pé.

Como o Pilates pode ser um remédio para todas as idades?

O método Pilates é conhecido por todo o planeta hoje em dia e são raros os locais onde não exista pela menos um estúdio de Pilates.

Atualmente, o método Pilates é considerado cientificamente como um remédio para todas as idades e patologias, pois com ele é possível tratar diversas disfunções físicas assim como melhorar aspectos relacionados ao psicológico e emocional.

Diante de tantas informações podemos dizer que o Pilates atua como um remédio para todos aqueles que o praticam, pois consegue beneficiar todo seu público, sem exceção.

Você provavelmente deve estar se perguntando como um único método pode ser o remédio para tantos males e tantas pessoas diferentes, pois saiba que a resposta é mais simples do que você imagina.

Por ser um método completo, ele trabalha o corpo como um todo, logo, se você tem algum problema em alguma parte do corpo, ela será trabalhada com o método Pilates. Porém, como sabemos, com o trabalho do corpo como um todo, você terá ganhos na região especifica que deseja e manterá a forma nas regiões saudáveis.

Outro ponto importante relacionado ao fato de o Pilates ser considerado um remédio para o ser humano, é o fato dele conseguir reduzir o número de medicamentos que determinada pessoa toma no dia.

Mas como isso é possível? A resposta é simples, com os inúmeros benefícios que o método proporciona, o corpo se mantém constantemente saudável e com isso você não precisa tomar tantos remédios para dores por exemplo, pois atualmente a venda de remédios para dores musculares é a que mais tem crescido no mercado.

Com a prática constante de exercícios, você prepara seus músculos e eles se tornam mais eficientes em desempenhar suas funções, diante disso, você pode reduzir medicamentos como o remédio para controle de pressão arterial por exemplo.

Isso porque, além dos músculos periféricos, você acaba por fortalecer o musculo cardíaco, ou seja, seu coração se torna mais forte e eficiente em cumprir sua missão: bombear sangue e levar oxigênio para as demais partes do corpo.

Benefícios do Pilates para todas as idades

O Pilates proporciona muitos benefícios para seus praticantes independentemente da idade de quem o pratica, sendo criança, jovem, adulto ou idoso, irá se beneficiar dos ganhos do método. A seguir abordaremos os mais comuns dentre tantos existentes:

  • Melhora da força e resistência muscular, melhorando o desempenho motor em atividades que exijam o uso de força (como no serviço por exemplo);
  • Melhora da flexibilidade muscular;
  • Melhora de quadros de tensão muscular provocado por encurtamento muscular ou estresse/ fadiga;
  • Melhora da circulação sanguínea e linfática;
  • Melhora da coordenação motora e equilíbrio;
  • Melhora da concentração;
  • Melhora de quadros psicológicos como ansiedade, depressão, estresse e insônia;
  • Melhora da autoconfiança a autoestima, assim como da qualidade de vida e bem-estar social e global;
  • Melhora do funcionamento interno dos órgãos e sistemas;
  • Melhora na função pulmonar/ respiratória;
  • Melhora na função cardíaca;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Alívio das dores crônicas causadas por alguma patologia ou pela falta de movimento em determinado local;
  • Melhora da postura ortostática e outras de forma estática (parada) ou dinâmica (na realização das atividades de vida diária) entre diversos outros benefícios possíveis de serem observados.

Conclusão

Diante de tantas informações podemos concluir que o Pilates apresenta muitas vantagens e quase nada de desvantagens, ou seja, seu custo-benefício vale muito a pena.

Pensando dessa forma, podemos dizer que compensa investir no método, pois ele, a longo prazo, será visto como uma economia ao pesar os gastos que você teria se tivesse tomando remédio por tantos anos.

Sendo assim, quando pensamos que podemos reduzir os números de remédios ingeridos, devemos investir no método Pilates, pois é um método conservador onde o praticante só tem a ganhar, independente da sua condição de saúde.

Logo, podemos concluir que o método Pilates pode sim ser considerado um remédio para todas as idades, pois ajuda a melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Pilates: remédio para todas as idades

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.