Pilates
|
14/1/2022

Pilates para crianças

Veja neste artigo como o método Pilates é benéfico para a saúde das crianças! Vem com a Omega4 que te auxiliamos!

pilates-para-criancas

Pilates para crianças

As crianças de hoje em dia têm apresentado cada vez mais problemas de saúde relacionados com a postura e o desenvolvimento neuropsicomotor. Isso se deve, na maioria das vezes, pelo fato de as crianças não gostarem mais de atividades que tenham muito gasto energético como correr e pular.

Hoje em dia, as crianças preferem passar suas tardes sentadas em um sofá em frente à TV ou mexendo em seus smartphones. Com isso, as crianças estão cada vez mais sedentárias e com mais problemas relacionados à sua postura.

Diante disso, os pais estão procurando desde cedo por alternativas de atividades físicas para colocarem seus filhos, a fim de melhorarem questões como essas ou até mesmo preveni-las.

O método Pilates é um grande aliado desses pais, pois consegue trabalhar toda a desenvoltura da criança de forma lúdica e divertida. Sendo assim, nesse artigo iremos abordar a importância do método Pilates para as crianças assim com todos os benefícios que seu pequeno pode ter ao praticá-lo periodicamente.

O que é Pilates?

O método Pilates foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates em meados de 1912, quando surgiu a primeira guerra mundial.

Joseph começou a treinar e estudar seus exercícios por ser uma criança raquítica e muito asmática, sendo considerado uma criança muito frágil.

Se dedicou aos estudos e treinos e, com 14 anos, era um exímio modelo anatômico, tamanha era sua definição muscular.

Foi para Inglaterra e lá foi preso em um campo de concentração por ser alemão, sendo que em seu confinamento, começou a treinar seus colegas a fim de torná-los resistentes às condições da prisão.

Ao ver que seus exercícios tinham bons resultados no condicionamento dos confinados, Joseph começou a trabalhar como enfermeiro dos campos, tratando os soldados feridos na guerra com o auxílio das macas e molas presentes na área hospitalar.

Os exercícios do método são baseados em várias técnicas diferentes como artes marciais, ginástica, boxe, ioga, dança e outros. Sendo assim, possuem seis princípios fundamentais que se mantêm ativos até o presente momento: respiração, fluidez, concentração, precisão, centralização e controle.

Todos os exercícios devem ser executados colocando os seis princípios em prática, a fim de que os movimentos realizados sejam bem executados e perfeitos, gerando um perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

O que é Pilates Kids?

Como pudemos observar, inicialmente o método Pilates não foi criado para crianças e sim para os adultos que desejavam manter boa forma e condicionamento físico.

Porém, com o passar dos anos, mais e mais pessoas foram se adaptando ao método e hoje em dia, todas as pessoas, independente do gênero, profissão, idade ou condição de saúde, podem praticar os exercícios propostos pelo método.

A prática do método para as crianças surgiu em 2006, quando alguns fisioterapeutas e educadores físicos perceberam as queixas de dores nas costas das crianças de uma escola relacionadas com o carregamento de peso excessivo em suas mochilas.

Com isso, esses profissionais decidiram implementar o método Pilates nas escolas e viram grandes benefícios e melhorias nas crianças que começaram a praticá-lo.

Desde então surgiram cursos de Pilates Kids e hoje em dia o método é difundido em todo o mundo.

Quais os benefícios do Pilates Kids para o desenvolvimento das crianças?

O método Pilates apresenta muitos benefícios para qualquer pessoa que o pratique, e com as crianças não é diferente.

Todas as crianças que praticam o método, independente de terem alguma condição patológica ou não, desfrutam de vários benefícios do método. Dentre os principais benefícios citaremos os mais comuns a seguir:

  • Melhora a postura: principalmente para as crianças sedentárias que passam muito tempo deitadas ou sentadas no sofá de frente para a TV, ou até para aquelas que carregam muito peso na mochila ao irem para a escola;
  • Melhora a atenção e a concentração: principalmente nas atividades escolares;
  • Melhora o desenvolvimento neuropsicomotor, como a habilidade motora e manual e a coordenação motora;
  • Melhora o equilíbrio e a propriocepção;
  • Melhora o convívio social e a interação com outras pessoas;
  • Reduz quadros de dores musculares caso a criança já apresente alguma condição patológica;
  • Previne problemas relacionados com a postura;
  • Previne patologias como: diabetes, hipertensão arterial, obesidade infantil e sedentarismo;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Reduz quadros de estresse, ansiedade e fadiga;
  • Auxilia no crescimento saudável;
  • Melhora a força, resistência e flexibilidade muscular;
  • Melhora a densidade óssea, construindo ossos fortes e saudáveis;
  • Desenvolve o lado lúdico do cérebro, que é o lado responsável pela imaginação e criatividade.

Existem contraindicações para a prática do Pilates Kids?

Não existem contraindicações para a prática do método Pilates, ou seja, todas as crianças podem fazer os exercícios propostos pelo método, inclusive crianças com alguma condição patológica como transtorno do espectro autista (TEA).

A única orientação existente para as crianças praticarem o método é a idade, que deve ser superior a 4 anos de idade, pois a partir dessa idade a criança já consegue compreender os comandos verbais, logo, as aulas se tornam mais dinâmicas e lúdicas.

Quais acessórios usar nas aulas de Pilates para crianças?

Geralmente, os aparelhos tradicionais do método Pilates não são usados nas aulas com as crianças, pois são muito complexos (mas isso não impede que o profissional opte por utilizá-los).

Normalmente, são utilizados acessórios e os exercícios são realizados ao estilo Pilates solo. Alguns dos acessórios mais usados nas aulas de Pilates Kids são: bolas (de diferentes tamanhos e formatos), bosu, faixas elásticas, cones e bastões coloridos, brinquedos com diferentes funções como é o caso dos brinquedos de encaixe, magic circle, discos e pranchas proprioceptivas e outros.

Quanto tempo dura uma aula de Pilates para as crianças?

Assim como as aulas de Pilates dos adultos, as sessões de Pilates Kids têm duração de 1 hora. Dentro desse prazo, o profissional pode elaborar sua aula de acordo com o rendimento da sua turma, pois cada criança é de um jeito.

Vale lembrar que as aulas de Pilates Kids normalmente são realizadas em grupo, a fim de praticarem a socialização e interação com outras crianças.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Pilates para crianças

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.