Pilates
|
7/10/2020

Pilates Mat: o que é?

Pilates é o nome dado a um conjunto de exercícios, desenvolvido por um alemão chamado Joseph Pilates, ainda na década de 20. Esse conjunto de exercícios são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos.

pilates-mat

Pilates Mat: o que é?

O equipamento de pilates é exclusivo e visa controle da conexão entre o corpo e a mente. Além disso, o pilates é capaz de restaurar a saúde de pessoas que sofrem de condições patológicas e aumentando a qualidade de vida. O pilates está sendo cada vez mais praticados no mundo. No Brasil, os studios de pilates já soma cerca de 35 mil, e este é um número que está em crescimento.

Essa é uma área que desperta interesse em profissionais de educação física e fisioterapia. Porém, apesar de estar se tornando comum, esse ainda é um termo novo e muitos têm dúvidas sobre o assunto.

Pilates mat: O que é?

Devemos iniciar dizendo que o pilates mat é uma prática importantíssima dentro do universo do pilates. Por isso neste artigo queremos abordar tudo sobre pilates mat e aula de MAT pilates. Então respondendo a pergunta: ‘O que é o pilates mat?’

O pilates mat é mais uma versão do pilates. Um dos métodos da técnica de atividade física conhecida como pilates. Nesse método o exercício pode ser praticado em tapete no chão e não em um aparelho. E uma das diferenças do pilates mat para o pilates em equipamentos é que no pilates mat, também conhecido como Pilates SOLO, os músculos são trabalhados em dobro sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo.

Os exercícios de mat pilates trabalham bastante a força abdominal e a estabilidade. E, além disso, a função do exercício é trabalhar todos os grupos musculares Nessa versão do pilates, o pilates mat exige muita concentração dos praticantes de mat pilates. Isso quer dizer que os exercícios de mat pilates exigem muita consciência corporal. É necessário ficar atento a cada aula de pilates, pois cada movimento deve ser praticado de maneira correta.

O pilates mat é considerado por muito, ou por todos, como evolução do método pilates, isso devido ao grau de dificuldade dos seus exercícios. E os exercícios de mat pilates são considerados difíceis por causa da sua exigência de consciência corporal. Ou seja, exige muita concentração

Contudo, exigir muita consciência corporal oferece diversos benefícios aos praticantes de mat pilates. E aqui chegamos em uma parte muito importante:

Os benefícios do Pilates Mat

Nessa categoria dos métodos pilates, assim como em qualquer outra, é possível encontrar diversos benefícios para como e mente

É isso aí, praticante de mat pilates, que praticam, no dia a dia, atividade física desenvolvida pelo método pilates, colhem diversos benefícios físicos e mentais.  

Sim, o pilates mat pode ser realizado no dia a dia. Aliás, não é só isso. O pilates mat, dever ser praticado, no dia a dia, como atividade física.

Mas, não é indicado que se comece a praticar essa versão do pilates, ou qualquer outra sem que se assista aula de pilates. O pilates tem exercícios bem específicos e cada exercício é carregado de exigências únicas. Lembra que falamos que exige muita concentração? Pois é. Isso vem com treinos.

Fugir da aula de pilates não é o indicado. Faça aulas de pilates! E se escolher o pilates mat, faça aulas de mat pilates. Mas, faça aulas.

Quanto às aulas de pilates a recomendação é: Faça pelo menos uma aula de mat pilates e uma aula do método pilates tradicional antes de decidir qual prefere praticar.

O mat pilates pode:

  • Melhorar a flexibilidade
  • Fortalecer a musculatura de corpo inteiro
  • Ajudar na mobilidade
  • Trabalhar o alongamento corporal
  • Melhora da postura
  • Alívio de dores
  • Melhor qualidade de sono
  • Melhora da respiração
  • Diminuição de estresse
  • Ajuda com o equilíbrio
  • Ajudar com a coordenação motora

Pilates mat: Acessórios

A diferença entre o pilates mat e o pilates em equipamentos é que o pilates mat pode ser realizado com vários acessórios que deixam os exercícios criativos. O que não pode acontecer com o segundo (pilates com equipamentos)

Mat - Aparelho que dá nome ao exercício

Magic Cicle - Acessório usado para o fortalecimento muscular dos membros superiores e inferiores.

Foam Roller- Usado para causar instabilidade para promover o controle corporal

Fit Ball- Mais usado e adaptável

Faixa elástica- utilizada em exercícios de tonificação e fortalecimento de musculatura

Porque fazer o Pilates Mat?

  • Aula relaxante sem desgaste físico.
  • Atividades revigorantes
  • Resultados rápidos e Duradouros.
  • Elimina toxinas e alivia tensões.
  • Fortalece órgãos internos.
  • Não precisa ser ativo em exercícios físicos. Começa do zero.
  • Drenagem linfática

Dicas de Exercícios para fazer no Pilates Mat

  • The Spine Stretch

Sente-se com os joelhos estendidos, mantenha a coluna neutra e ombros fletidos paralelamente aos membros inferiores e com cotovelos estendidos.

Inspire e expire fletindo primeiramente a coluna cervical, depois a coluna lombar e torácica.

Inspire e expire estendendo a coluna lombar, torácica e cervical, em ordem, priorizando a mobilização da coluna vertebral. Os exercícios podem ser realizados por cerca de 3 vezes.

  • The Neck Pull

Deite de barriga para baixo com as mãos na nuca, quadris levemente abduzidos e pés em dorsiflexão.

Inspire flexionando a coluna lombar e torácica, progressivamente até a máxima amplitude. Inspire e dê ênfase à mobilização vertebral. Esses exercícios de pilates podem ser realizados em casa.

Enumeramos mais 10 exercícios que podem ser pesquisados e praticados

  1. Swan
  2. Teaser
  3. Roll Up
  4. The Hundred
  5. The Double Leg Stretch
  6. The Seal
  7. Rocker With Open Legs
  8. The Scissors
  9. The Control Balance
  10. Swimming

Mas, lembre-se ao praticar pilates em casa, é necessário que se concentre nos movimentos; pois o mat pilates pode ser muito bom para o corpo e a mente dos seus praticantes, mas o mat pilates pode prejudicar e os praticantes que não se concentram.

As técnicas de pilates exigem total controle do peso do próprio corpo na execução de certos movimentos. Contudo, controle do peso do próprio corpo não tem nada a ver com o aumento ou a diminuição do peso. O controle do peso próprio corpo é saber equilibrar cada movimento de forma correta.

Por isso é necessário que se faça aulas, é necessário que se entenda mais sobre cada exercício. e principalmente, é necessário que se aprenda e faça a execução correta.

A dica é: comece com exercícios que tenham um baixo nível de dificuldade e vá progredindo para exercícios de alto nível de dificuldade. E faça a conexão mental de quanto maior o nível de dificuldade, maior a concentração.

Preste atenção na posição inicial de cada exercício, porque ao final de cada exercícios, é para ela que terás que voltar. Ou seja, a posição inicial é o ponto de partida e também o ponto de chegada. O comando final é: ‘Retorne à posição inicial’.

Resumindo os exercícios de pilates mat:

  • Os exercícios são praticados no solo, sob um de um tapete.
  • Os exercícios são praticados com extrema atenção e concentração
  • Os exercícios são praticados sozinhos.
SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Pilates Mat: o que é?

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.