Pilates
|
17/6/2021

Pilates Fitness

Você conhece o método Pilates Fitness? É um método que traz emagrecimento com exercícios de Pilates. Quer saber mais? Confira o conteúdo completo!

pilates-fitness

Pilates Fitness

Hoje em dia todos nós precisamos fazer algum tipo de atividade física, e sabemos que existem várias modalidades de exercícios. Frente a isso, devemos pré-determinar quais nossas expectativas e objetivos para então procurar pelo melhor tipo de exercício.

A seguir veremos informações importantes sobre essa nova modalidade de Pilates Fitness, para que você possa conhecer tudo profundamente antes de começar suas aulas.

O que é Pilates?

Antes de entender o que é o Pilates Fitness devemos entender ao menos o básico do Pilates Clássico.

Foi um método criado em meados de 1912 na primeira guerra mundial, por um alemão chamado Joseph Pilates. O método foi criado com o intuito de fortalecer a musculatura e defini-la, assim como tratar e fortalecer os soldados feridos e mutilados pela guerra.

Com o término da grande guerra, outros tipos de público procuraram pelas aulas de Pilates que antes eram denominadas “Contrologia”. Alguns dos públicos que procuraram pelas aulas de Pilates foram: bailarinos, atores, artistas de circo, lutadores profissionais e outros.

O método é norteado por seis princípios: respiração, fluidez, contrologia, precisão, concentração e controle.

O que é Pilates Fitness?

O Pilates Fitness é uma modalidade incluída dentro do Pilates clássico, que mantem ativo os seis princípios básicos do método, porém tem foco no condicionamento físico como o próprio nome diz.

Quais as principais diferenças entre Pilates clássico e Pilates Fitness?

As principais diferenças entre o Pilates Clássico (clínico) e o Pilates Fitness são:

  • Pilates Fitness: engloba pacientes saudáveis e assintomáticos; pacientes com objetivo de ganhar flexibilidade e força muscular; apresenta um plano de exercícios pensado para todo o corpo; pode ser realizado por atletas de alta performance;
  • Pilates clínico: inclui pacientes com algum tipo de lesão, dou ou patologia, sendo ele um problema agudo ou crônico; os exercícios têm objetivo de recuperar a saúde física dos pacientes; exercícios especializados e focados em recuperar determinada lesão; pode ser praticado por pessoas sedentárias, idosos, crianças e adultos, ou seja, pode ser feito por qualquer pessoa de qualquer idade.

Como pudemos observar, a principal diferença entre os módulos do Pilates está na atuação do mesmo sobre os pacientes e no estado de saúde deles.

Se o paciente tem algum tipo de limitação de qualquer natureza, deve procurar pelo Pilates Clínico (clássico), caso não apresente e queira apenas ganhar e/ ou manter condicionamento físico, deve procurar o Pilates Fitness.

Quais os benefícios do Pilates Fitness?

O Pilates Fitness apresenta todos os benefícios que o Pilates clínico tem. Logo, podemos destacar os seguintes:

  • Melhora da flexibilidade muscular;
  • Melhora da força e resistência muscular;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Melhora da propriocepção;
  • Alívio das dores;
  • Perda de peso;
  • Melhora da coordenação motora;

Equipamentos usados no Pilates Fitness

Os equipamentos utilizados no Pilates Fitness são os mesmos do Pilates clássico: Reformer, Cadillac, Step Chair e Ladder Barrel, e em alguns casos existe um quinto aparelho chamado Wall Unit que se assemelha muito com o Cadillac.

Além desses cinco equipamentos, podem ser utilizados outros acessórios da área da fisioterapia e educação física como: bolas de diferentes tamanhos e formatos (como é o caso da bola feijão), anilhas, halteres, caneleiras, barras, faixas elásticas, pranchas de equilíbrio, discos de equilíbrio, estepe, jump, cones de agilidade, escada de agilidade, bosu, medicine ball (tonner ball) entre outros acessórios.

Diante disso, podemos observar que o Pilates Fitness se assemelha muito com o treinamento funcional, porém tem os exercícios nos equipamentos. Você pode usar os equipamentos e acessórios de forma isolada ou associada.

Exemplos de exercícios realizados no Pilates Fitness

Existem infinitas formas de exercícios para serem realizados dentro do método Pilates independente de qual seja. Para realizar diferentes exercícios, é necessário conhecer o paciente e saber qual o limite dele e quais exercícios ele consegue fazer sem muitos erros, para depois evoluir para posturas e exercícios mais complicados.

A seguir abordaremos alguns dos exercícios mais tradicionais existentes considerados de nível inicial e intermediário para que te desperte o interesse pela prática dessa atividade física.

1. Abdominais: os exercícios abdominais são grandes aliados para quem deseja definir o corpo e tonificar a musculatura. Podem ser realizados de diversas maneiras, tendo opção para quem está iniciando e quem está avançado. Lembrando que sempre é possível dificultar um exercício abdominal.

O abdominal tradicional consiste em se deitar de costas, com os joelhos fletidos e pés apoiados no chão. Coloque as mãos à frente e tente retirar as costas do solo, ativando a região dos músculos abdominais.

Alternativas desse exercício é mudar a posição das mãos, colocando-as cruzadas ao peito ou atrás da nuca por exemplo. Você também pode realizar o abdominal com ênfase em fibras inferiores, deitado de barriga para cima, elevar as pernas no ar, com joelhos estendidos, além de várias outras formas de fazer.

2. Circuito funcional: você pode realizar um circuito com vários obstáculos e missões a serem cumpridas no decorrer da corrida. Você pode associar a corrida com saltos, agachamentos, caminhadas laterais, transposição de obstáculos, jogada de bolas entre outras dinâmicas.

3. Pulos no jump: de pé no jump pule com os dois pés juntos ou alterne um e outro, como o profissional lhe orientar. Também é possível intercalar e associar com movimentos dos braços e ombros.

Pilates Fitness é bom?

A maioria das pessoas tem dúvidas se esse é um bom método, e a resposta é SIM. O Pilates Fitness é completamente seguro e benéfico para quem está indicado a realizá-lo, pois suas vantagens para o corpo humano são enormes.

Atualmente muitas pessoas procuram por atividades para fazerem e manterem sua qualidade de vida e bem-estar e devido ao fato do Pilates Fitness ser uma modalidade relativamente nova, tem muito a crescer e evoluir com o tempo, sendo assim, tem grandes chances de se tornar o queridinho de muitas pessoas.

Diante de tantas afirmações podemos afirmar que o Pilates Fitness é algo que vai ganhar muito mercado dentro de alguns anos ou até meses, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde e aparência estética, buscando sempre recursos para esculpirem seus corpos.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
No items found.
Saiba mais sobre

Pilates Fitness

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.