Pilates
|
17/6/2021

Tudo o que você precisa saber sobre Pilates!

O Pilates é um método, desenvolvido por Joseph Pilates, que utiliza de movimentos suaves e precisos para trabalhar os mais diversos músculos do corpo. Confira o nosso guia completo falando tudo que você precisa saber: desde o que é até valores para fazer!

pilates

Tudo o que você precisa saber sobre Pilates!

Se você tem dúvidas sobre o método Pilates, está no local correto, pois aqui abordaremos todas as características desse método que vem ganhando os corações dos brasileiros a cada dia que passa.

Pode-se dizer que o método Pilates, apesar de ser bastante antigo, vem ganhando fama no Brasil há pouco tempo. Sua fama começou depois que alguns famosos apareceram desfrutando do método, sendo que, só assim, algumas pessoas passaram a conhecê-lo.

Nesse post falaremos tudo que você precisa saber sobre o método, desde sua criação até o dia de hoje, além é claro das atualizações existentes e dos benefícios que ele apresenta para nossa saúde.

O que é Pilates e quem foi Joseph Pilates?

Durante a primeira guerra mundial surgia um dos métodos que faz mais fama hoje em dia no mundo: o método Pilates.

Esse método foi criado por um alemão chamado Joseph Humbertus Pilates, ainda na sua mocidade, pois sempre havia sido uma criança raquítica e asmática.

Preocupado com sua saúde e forma física, Joseph Pilates começou a estudar anatomia e fisiologia, e começou a treinar em casa alguns exercícios, até se tornar modelo anatômico de um circo, pois conseguiu definir muito bem seus músculos.

Após algum tempo, Joseph se mudou para Inglaterra para se tornar boxeador e treinar algumas artes marciais. Porém em eclodiu a primeira guerra mundial e Joseph Pilates sendo alemão foi visto como inimigo nas terras da Inglaterra.

Dessa forma, Joseph foi colocado em um campo de concentração juntamente com outros alemães. No campo de concentração ensinou seus companheiros de confinamento as técnicas que havia desenvolvido e devido às práticas constantes dos exercícios nenhum deles morreu com a gripe espanhola que surgiu na época.

Quando notaram isso, transferiram Joseph para outro campo de concentração onde trabalhou como enfermeiro e foi nesse local e momento que começou a usar as molas para tratar os soldados que chegavam feridos e mutilados da guerra, treinando força e resistência enquanto ainda estavam acamados.

Quando foi libertado, voltou para a Alemanha, mas logo se mudou para Nova York onde abriu seu estúdio de Pilates, que antes era denominado Contrologia, juntamente com sua esposa Clara. Em seu novo estúdio, Joseph Pilates trabalhava com bailarinos e lutadores além de outras profissões como: atores de cinema e teatro.

Algum tempo depois Joseph morreu por inalação de fumaça durante um incêndio em um de seus estúdios.

Quais os benefícios do método Pilates?

Como você já deve ter ouvido falar, o método Pilates apresenta muitos benefícios.

É um tipo de atividade física que trabalha o corpo como um todo de forma efetiva e controlada, com o mínimo risco possível.

A seguir listaremos os principais benefícios do método Pilates para a saúde humana:

  1. Melhora da força muscular;
  2. Melhora da flexibilidade muscular;
  3. Melhora da estabilidade articular;
  4. Melhora da postura;
  5. Melhora da circulação sanguínea e linfática, gerando consequentemente redução dos quadros de edema;
  6. Melhora do equilíbrio e da coordenação motora;
  7. Melhora da qualidade de vida e bem-estar;
  8. Prevenção de lesões;
  9. Alívio das dores crônicas;
  10. Melhora de quadros de ansiedade, depressão, insônia e estresse;
  11. Auxilia na redução de medidas;
  12. Melhora a disposição;
  13. Melhora os quadros de hipertensão arterial sistêmica e diabetes;
  14. Melhora a densitometria óssea (osteoporose);
  15. Melhora condicionamento físico e cardiorrespiratório;
  16. Melhora a propriocepção entre outros benefícios.

Vale lembrar que cada individuo é diferente do outro e cada um terá um ganho diferente do outro, logo, o que é bom para você pode não ser para o outro e vice-versa.

Quais os princípios do método Pilates?

O método Pilates é fundamentado em seis princípios essenciais:

  • Centralização: é a correta ativação do centro de forças, denominado de Power House ou CORE, que compreende a região central do nosso corpo (músculos abdominais, paravertebrais, assoalho pélvico e outros).
  • Concentração: para realizar os exercícios de Pilates você deve estar totalmente concentrado, sem nenhum tipo de distração. O próprio autor do método cita que o Pilates é estar com mente, corpo e espírito em perfeita harmonia.
  • Precisão: está relacionado com a qualidade do movimento, ou seja, movimentos precisos e bem-feitos, sem erros ou compensações.
  • Respiração: peça fundamental na execução dos exercícios, deve ser realizada de maneira correta, a fim de criar uma conexão com os demais princípios.
  • A inspiração deve ser realizada pelas narinas de forma apical e lateral, já a expiração deve ser forçada pela boca e contraindo a musculatura do CORE, para sua correta ativação.
  • Fluidez: movimentos com ritmo, como se fosse uma dança. Todos realizados no mesmo intervalo de tempo, em uma perfeita sincronia.
  • Controle: significa literalmente ter controle sobre seu corpo, saber seu posicionamento em cada exercício realizado.

Como pudemos observar, os exercícios propostos por Pilates devem ser muito bem executados, para que saia com o mínimo de compensações possíveis, da forma mais fisiologicamente correta.

Quem pode praticar o método Pilates?

Você com certeza se perguntou quem pode desfrutar dos benefícios do método Pilates e a resposta é simples e objetiva: Todos.

Todas as pessoas podem praticar o método, basta que queiram realizá-lo. Crianças a partir de 4 anos (pois nessa idade já compreendem melhor os comandos verbais), adolescentes, adultos, idosos (em qualquer faixa etária), gestantes, deficientes físicos, auditivos e até alguns com certo grau de deficiência intelectual.

Quem pode ministrar as aulas de Pilates?

Os profissionais qualificados para ministrar as aulas de Pilates são os fisioterapeutas e educadores físicos, mas cada um com seu público específico.

Os fisioterapeutas atuam com pacientes que tenham algum tipo de patologia e com pacientes saudáveis que queiram apenas se exercitar. Já os educadores físicos só podem atender pessoas consideradas saudáveis.

Quais as modalidades de Pilates existentes?

Atualmente existem muitas modalidades de Pilates, dentre elas podemos destacar as mais comuns: Pilates Kids, Pilates aéreo e Pilates para gestantes.

Conclusão

O método Pilates é algo que cresceu muito nos últimos dias e vai crescer cada vez mais, pois as pessoas aos poucos estão percebendo que é preciso praticar algum tipo de atividade física para manter o condicionamento físico.

Dessa forma, é necessário que as pessoas tenham conhecimento dos benefícios do método para que possam procurar pelos profissionais e agendar suas aulas o quanto antes.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Tudo o que você precisa saber sobre Pilates!

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.