Pilates
|
7/10/2020

Para que serve o Pilates

No artigo de hoje queremos explicar um pouco mais sobre o pilates, suas técnicas e para que serve o pilates. Mas esse será um artigo diferente, pois a pergunta “para que serve o pilates?” Será respondida ao longo do artigo de forma que possamos extrair ao máximo de para que serve o pilates.

para-que-serve-o-pilates

Para que serve o Pilates

Pilates é o nome dado a um conjunto de exercícios, desenvolvido por um alemão chamado Joseph Pilates, ainda na década de 20. Esse conjunto de exercícios conhecidos como exercícios de pilates são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos.

Cada equipamento de pilates visa controle da conexão entre o corpo e a mente.

Para que serve o pilates?

Entre outras coisas serve para conectar mente e corpo

Além disso, outra resposta para que serve o Pilates? É, o Pilates serve para restaurar a saúde de pessoas que sofrem de condições patológicas e aumentando a qualidade de vida.

O Pilates está sendo cada vez mais praticados no mundo. No Brasil os estúdios de pilates já somam cerca de 35 mil, e este é um número que está em crescimento.

Essa é uma área que desperta interesse em profissionais de educação física e fisioterapia. Porém, apesar de estar se tornando comum, esse ainda é um termo novo e muitos têm dúvidas sobre para que serve o pilates exatamente.

Por isso, queremos ajudar a esclarecer mais sobre para que serve o pilates

Ao todo são 34 exercícios de pilates, originalmente desenvolvido por Joseph Pilates. Porém, hoje esse método já conta com vários outros. E os exercícios de pilates podem ir do mais simples ao mais complexo. E todos os exercícios de pilates, sem exceção, produzem benefícios para o corpo e mente.

Antes de começar a falar sobre as sessões de pilates e como podem ser realizadas queremos dizer que o pilates é considerado como um tipo de atividade física. Cada um dos exercícios de pilates foi pensado para ser a atividade física ideal para cada propósito.

Então temos aqui mais um esclarecimento sobre o tema: O Pilates é para ajudar com a saúde física estando na categoria de atividade física. Mas sendo mais completo que isso, oferecendo também benefícios para a mente.

Inclusive, Joseph Pilates desenvolveu alguns exercícios pensando no quanto eles podem ajudar com a execução de atividade física até mesmo sentado. Além disso, pode-se praticar pilates em casa.

Os aparelhos do pilates: Clássicos X Modernos

Aparelho de Pilates considerado clássico

Embora o número de estúdio de pilates esteja em crescimento, não são todos os estúdios de pilates que tem todos os aparelhos que compõe o conjunto pilates.

Além disso, muitos dos profissionais que ensinam pilates não possuem conhecimento sobre todos os equipamentos e isso também torna difícil que o estúdio de pilates tenha determinado aparelho de pilates.

O aparelho de pilates considerado moderno

É bom dizer que para se ter aparência moderna os aparelhos de pilates, sofreram alterações no design ganhando aparência mais bonita e ocupando menos espaços, porém, muitos ajustes não foram ocasionados por estudo. Foram acontecendo de forma aleatória.

Então, se for optar por escolher os equipamentos modernos, leve isso em consideração. Procure por empresas sérias e avalie os equipamentos antes de comprar.

Esse tipo de equipamento não pode ser escolhido por meio de votação. Cada profissional ou pessoa que vai comprar tem que examinar atentamente aquele que atende melhor a sua necessidade/demanda.

O que podemos dizer é que existem equipamentos para atividades específicas e equipamentos para várias atividades em um único equipamento. Isso deve ser levado em consideração. E podemos dizer que o aparelho de pilates considerado clássico é aquele que segue exatamente as configurações pensadas por Joseph Pilates.

Outras técnicas do pilates

Pilates mat - O que é?

O pilates mat é uma prática de pilates importantíssima dentro do universo do pilates.

Nesse método a prática de pilates, ou seja, as atividades do pilates podem ser realizadas em um tapete no chão e não em um aparelho.

E uma das diferenças do pilates mat para o pilates em equipamentos é que no pilates mat, também conhecido como Pilates SOLO, os músculos são trabalhados em dobro sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo ajudando com a coordenação motora e a melhorar a postura.

Os exercícios de mat pilates também trabalham bastante a força abdominal e a estabilidade. E, além disso, a função do exercício é trabalhar todos os grupos musculares.

Trabalhar os grupos musculares. Essa é mais uma resposta sobre “para que serve o pilates?”

Nessa versão do pilates, o pilates mat, exige muita concentração dos praticantes de mat pilates. Isso quer dizer que os exercícios de mat pilates exigem muita consciência corporal. É necessário ficar atento a cada aula de pilates, pois cada movimento deve ser praticado de maneira correta.

O pilates mat é considerado por muitos, ou por todos, como evolução do método pilates, isso devido ao grau de dificuldade dos seus exercícios. E os exercícios de mat pilates são considerados difíceis por causa da sua exigência de consciência corporal. Ou seja, exige muita concentração

Contudo, exigir muita consciência corporal oferece diversos benefícios aos praticantes de mat pilates.

E aqui chegamos em uma parte muito importante:

Para que serve o pilates: Os Benefícios do pilates mat

Nessa categoria dos métodos pilates, assim como em qualquer outra, é possível encontrar diversos benefícios para corpo e mente

É isso aí, praticante de mat pilates, que praticam, no dia a dia, atividade física desenvolvida pelo método pilates, colhem diversos benefícios físicos e mentais.

Sim, as atividades de pilates podem ser realizadas no dia a dia. Aliás, não é só isso. O pilates mat, dever ser praticado, no dia a dia, como atividade física.

Mas, é essencial que não se comece a praticar essa versão do pilates, ou qualquer outra sem que se assista aula de pilates. O pilates tem exercícios bem específicos e cada exercício é carregado de exigências únicas. Lembra que falamos que exige muita concentração? Pois é. Isso vem com treinos.

Fugir da aula de pilates não é o indicado. Faça aulas de pilates!

Quanto às aulas de pilates a recomendação é: Faça pelo menos uma aula de mat pilates e uma aula do método pilates tradicional antes de decidir qual prefere praticar.

Então, para que serve o pilates na versão mat?

O pilates ajuda:

  • Melhorar a flexibilidade
  • Favorecer o fortalecimento muscular
  • O Pilates ajuda na mobilidade
  • Trabalhar o alongamento corporal
  • Condicionamento físico
  • Melhora da postura
  • Alívio de dores
  • Melhor qualidade de sono
  • Melhora da respiração
  • Diminuição de estresse
  • Ajuda com o equilíbrio
  • Bem estar
  • Ajudar com a coordenação motora

Alguns dos benefícios do pilates em casa

E para que serve o pilates em casa? O Pilates ajuda com:

  1. Fortalecimento Muscular
  2. Aumentando a flexibilidade
  3. Diminui dores (crônicas)
  4. Melhora a postura
  5. Ajuda com o equilíbrio mente e corpo
  6. Coordenação Motora
  7. Bem estar
  8. Condicionamento físico

A demanda mundial com relação a exercícios físicos tem mudado. O que antes era a busca por um corpo perfeito, agora ganhou uma dimensão maior: a busca pelo equilíbrio entre corpo e mente.

E a parte boa é que os exercícios de pilates podem oferecer isso. O pilates pode trabalhar o com o fortalecimento muscular, tanto quanto o pilates pode proporcionar benefícios para a mente.

Ou seja, com os exercícios de pilates é possível trabalhar ao mesmo tempo o corpo e mente e é de onde vem o bem estar.

Mais uma vez: para que serve o pilates? server, também, para proporcionar bem estar.

E, se a intenção for trabalhar os dois lados, o pilates é a atividade física perfeita.

Mas, para praticar o pilates em casa, é necessário antes de qualquer coisa, entender o ‘Princípio’ do método. Para que os exercícios de pilates sejam executados de forma correta é essencial entender que o pilates é diferente das outras atividades físicas.

Sem o conhecimento e a aplicação dos princípios originais do método, o pilates é apenas uma atividade física qualquer e/ou apenas um tratamento que vai funcionar apenas fortalecendo os músculos e os alongando

Logo, entender o princípio do pilates é fundamental para poder praticar pilates em casa e no estúdio.

E para atender todos os ideais do para que serve o pilates, o método foi desenvolvido para poder se adequar às necessidades de cada pessoa. Isso quer dizer que o pilates pode ajudar em inúmeras situações e não importa se vai praticar pilates em casa ou em um estúdio, pois é possível obter o mesmo resultado em ambos os lugares,

Contudo, só é possível a obtenção de bons resultados tanto praticando pilates em casa quanto no estúdio se for praticado de maneira correta. Durante a execução do pilates, os músculos estarão sendo trabalhados e a mente também. Porém, agora vamos mudar a pergunta: de para que serve o pilates, para:

Para que não serve o pilates? O pilates não tem capacidade científica sobre o emagrecimento. E mudando de volta para a pergunta original: para que serve o pilates? Podemos dizer que o pilates influencia sim, na perda de medidas e condicionamento físico.

Como vimos no artigo sobre redução de medidas que publicamos aqui no site, perder medidas não é o mesmo que emagrecer. No caso do pilates, o que acontece é que ao tonificar os músculos e isso leva a perda de medidas, pois os músculos flácidos ocupam mais espaço. Então, se vai praticar pilates em casa, com o intuito de emagrecer, associe o pilates a um acompanhamento nutricional e uma atividade aeróbica.

Idosos também podem praticar pilates. Mas, ser idoso e praticar pilates em casa demanda cuidado redobrado e atenção a execução correta dos exercícios de pilates. Então, aos idosos  é recomendado que se faça pilates em casa, sob supervisão.

Diferente das outras atividades físicas praticadas nas academias, que precisam ser regulares de três à cinco vezes por semana, com o pilates é possível obter resultados praticando apenas duas vezes por semana, è claro que vai depender do objetivo, mas é possível.

Fazer pilates em casa ou no estudio pode ajudar muito a coluna vertebral. Porém o pilates em casa demanda atenção redobrada, pois trabalha diretamente nessa área, e quando praticados de maneira errada podem causar danos.

Ao praticar pilates em casa é preciso seguir a orientação de respiração do método; pois através da respiração é possível obter uma conexão maior entre a mente o corpo. Além disso, a respiração proporciona a fluidez dos movimentos.

A respiração correta mostra uma boa concentração e a boa concentração é o exigido para a execução de exercícios corretos.

Quando pensar em fazer pilates, entenda o objetivo, a finalidade. Saber o motivo pelo qual se quer fazer pilates é fundamental para a identificação do melhor exercício de pilate para a obtenção do melhor resultado seja praticando pilates em casa ou no estúdio.

Então...

  • Faça alongamentos antes de iniciar os exercícios de pilates.
  • Se a intenção for fazer pilates em mais de um equipamento, alterne entre os aparelhos, fazendo de três a quatro exercícios em cada aparelho.
  • Faça alongamento ou massagens nas áreas ao final dos exercícios.
  • Faça os exercícios em um ambiente aconchegante e organizado
  • Tenha um horário rotineiro para a prática dos exercícios de pilates em casa.
  • Defina os objetivos a serem alcançados
  • Se informe sobre os mitos e verdades do pilates. Informação sempre ajuda.
  • Entenda o objetivo de cada exercício
  • Cuide da postura durante a prática das atividades

Fazer pilates em casa pode e é tão eficaz quanto fazer pilates em um estúdio de pilates e sobre a supervisão de um instrutor de pilates. No entanto, como já falamos, fazer pilates em casa exige mais cuidado e mais concentração e para os idosos demanda uma supervisão.

O pilates tem seus próprios princípios e fazer pilates em casa não isenta ninguém de seguir e conhecer os princípios desse método. É importante que tudo sobre o pilates seja aprendido para que possa ser aplicado de forma correta, sem causar danos.

Os benefícios do pilates são inúmeros, mas se não praticados de forma correta o pilates pode causa mais mal do que bem.

Fazer pilates em casa será fácil, mas é essencial seguir todas as orientações do instrutor de pilates deste artigo.

Por isso, para concluir este artigo queremos fazer uma recomendação extra:

Antes de iniciar o pilates em casa, faça uma aula com um instrutor de pilates para entender e aprender. Desta forma serão obtidos melhores resultados e os riscos serão mínimos ou nenhum.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Para que serve o Pilates

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.