É perfeitamente normal que as grávidas tenham muitas dúvidas em relação ao que podem ou não fazer, pois todos sabemos que elas são consideradas pessoas enquadradas no grupo prioritário e de risco.
As gestantes não podem fazer qualquer tipo de atividade, pois têm uma vida sendo gerada dentro de si e precisam tomar muito cuidado quanto a isso.
O Pilates é um tipo de exercício um pouco mais controlado e em muitos casos é indicado para as grávidas, pois na maioria das vezes conta com um profissional qualificado para supervisionar a execução dos exercícios.
Nesse post iremos tirar as dúvidas que estão relacionadas à gestação e ao Pilates, qual a associação de ambos e claro os benefícios do método para a gestante.
Ao final da leitura, mostraremos alguns exercícios possíveis de serem feitos pelas gestantes desde que bem supervisionados para que tudo seja controlado e nada venha a prejudicar a mulher e o bebê.
Todos sabemos que a gravidez traz consigo muitas alterações no corpo da mulher, sejam elas hormonais, emocionais ou físicas, pois o corpo, durante nove meses, tem que abrigar e nutrir um novo ser humano.
Devido a tantas alterações, as mulheres grávidas se tornam um grupo de risco que merece atenção especial em tudo que desejam fazer, inclusive nas atividades físicas.
Se você já era uma mulher que praticava atividades físicas regularmente, provavelmente não precisará mudar muito sua rotina, apenas adaptá-la.
Em contrapartida, se você não tinha o costuma de praticar nenhuma atividade física e seu médico te indicou algo, a melhor opção é o Pilates ou a caminhada.
Nesse post abordaremos apenas o método Pilates, pois é um dos principais e mais indicados para esse grupo de pessoas.
O método Pilates, é um método que contém muitos tipos de exercícios diferentes que podem ser trabalhados com todos os tipos de pessoas, sendo que, para cada tipo de pessoa é fornecido um tipo de exercício, a depender da necessidade de cada um.
É um método bastante antigo, que foi criado durante a segunda guerra mundial a fim de tratar os soldados que se machucavam na guerra. Após isso, o mundo todo começou a aderir ao método e hoje em dia ele é praticado pelos mais diversos tipos de pessoas e profissões.
O método Pilates funciona baseado em seis princípios fundamentais: respiração, controle, fluidez, precisão, centralização e concentração.
Todos os exercícios propostos pelo profissional devem ser executados colocando os seis princípios em prática, a fim de que o exercício seja completamente perfeito.
Agora que já conhecemos o método, podemos afirmar que as grávidas podem sim praticar o método Pilates, desde que supervisionadas por profissionais qualificados e treinados (pois existem especializações para esse tipo de público).
As gestantes devem procurar por profissionais que atendam esse tipo de público e que tenham horários em seus estúdios para as mesmas, pois é necessário um horário especial para as grávidas. De preferência horários individuais a fim de que o profissional tenha total atenção voltada para elas.
É muito grande o número de benefícios que o Pilates apresenta para todos, dentre eles podemos citar os mais tradicionais:
Além dos tradicionais benefícios que o Pilates apresenta para toda a população, as grávidas ainda se beneficiam com algumas vantagens extras, dentre as quais podemos destacar:
O Pilates ajuda a preparar as mulheres que desejam ter um parto natural, promovendo o “alargamento” dos quadris e o fortalecimento dos mesmos, além é claro de auxiliar no processo de retornar ao corpo anterior de forma mais rápida.
Assim como qualquer tipo de exercício ou grupo de pessoas, existem algumas contraindicações do método Pilates para algumas grávidas especificamente. Dentre as contraindicações e cautelas mais conhecidas podemos citar as seguintes:
Algumas dessas condições são consideradas contraindicações absolutas, outras são apenas relativas e a gestante deve apenas tomar cuidado juntamente com o fisioterapeuta que irá acompanha-la nas aulas de Pilates.
O método Pilates contem inúmeros exercícios que podem ser adaptados ou até criados para determinados tipos de pessoas dependendo da condição e necessidade de cada um.
Alguns exercícios tradicionais do método Pilates que podem ser feitos e são indicados para as grávidas são:
Embora todos os exercícios do método Pilates possam ser bem controlados e monitorados pelo profissional que acompanha a grávida, alguns podem ser contraindicados para elas.
Dentre eles podemos destacar os exercícios realizados em decúbito ventral, ou seja, deitada de barriga para baixo ou, até mesmo, exercícios que fiquem de pé sobre superfícies instáveis (bolas, jump, reformer), exercícios com flexão excessiva do tronco e outros que as grávidas não consigam fazer pelo tamanho da barriga.