Pilates
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27/11/2020

Pilates e gestação

Ainda na série de postagens sobre pilates, chegou a hora de falar sobre pilates gestante.

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Pilates e gestação

Como sabemos, pilates é o nome que recebeu o conjunto de exercícios desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, na década de 20. Ou seja, o fazer pilates é algo relativamente recente. Esse conjunto de exercícios conhecidos como exercícios de pilates pode ser realizado no solo ou em equipamentos.

Pilates na gravidez é um assunto que muito se fala, mas quase ninguém, e esse quase ninguém envolve os profissionais da área também, sabe porque é importante praticar pilates gestante.

Por isso, para falar sobre pilates gestante, queremos repassar neste artigo as principais razões para que as futuras mamães continuem praticando ou comece a praticar o método durante o período gestacional.

Durante o período de gestacional a mulher precisa de um cuidado físico maior, pois nesse período seu o corpo passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de umacuidado que em períodos não gestacionais.

Durante a gravidez a futura mamãe precisa de maior nos cuidados com a saúde, nesta fase, já que as mudanças podem gerar dores nas costas e desconfortos para elas. E o pilates gestante, pode servir como principal fonte de ajuda, depois do acompanhamento médico, é claro.

Aliás, o pilates durante a gravidez é um grande aliado nesta fase!  

O pilates gestante pode amenizar as grandes alterações estruturais, proporcionando vários benefícios. E é justamente sobre os benefícios do pilates gestante que esse texto vai falar.

Pilates gestante: os principais benefícios do pilates

E aí, será que na gravidez é indicado a prática de Pilates?

Vamos descobrir agora!

Uma aula de Pilates com gestantes (pilates gestante) não precisa passar por muitos ajustes, ou seja, não é muito diferente do pilates tradicional. O que pode ser feito é dar preferência para os exercícios de pilates que trabalhem as áreas do corpo que são importantes para esse período gestacional. Ou seja, focar em determinados exercícios.

E vale dizer que não existem exercícios de pilates que sejam proibidos, existem os que não são recomendados pois algumas posições podem gerar desconfortos e dores nas costas.

Dica de Pilates gestante

Uma dica para fazer um plano de exercícios para uma aula de pilates com gestantes É: é essencial que focar no período gestacional, os três trimestres, pois nessa fase, gestante, ocorrem mudanças diferentes no corpo, e por isso é necessário adaptar os exercícios ao condicionamento físico das futuras mamães.

Sem falar que durante a gravidez é importantíssimo preparar exercícios que levam em consideração as diferenças físicas de cada corpo.

Voltando a falar sobre os benefícios do pilates gestante:

No período da gestação, é importante se atentar para as mudanças que ocorrem no corpo feminino, pois muitas dessas mudanças causam desconforto como dores nas costas e o pilates pode ser usado para devolver o bem estar das mães durante a gravidez.

Logo, o alívio de dores e inchaços gestacional é um dos benefícios do pilates

  • Primeiro trimestre: sintomas intensos enjoou, aumento do peso e das mamas, sem falar na vontade de ir ao banheiro.
  • Segundo trimestre: A barriga cresce e com o crescimento da barriga surgem as dores nas costas.
  • Terceiro trimestre: os sintomas intensificados e dificuldade para respirar, cansaço e o assoalho pélvico fica distendido.

Se baseando nisso, o instrutor deve realizar seu programa contemplando movimentos que favoreçam e relaxem o assoalho pélvico, além de beneficiar com os outros desconfortos.

No terceiro trimestre a musculatura do assoalho pélvico e os adutores devem ser trabalhados. Isso porque muitas vezes é trabalhado apenas o fortalecimento, porém é importante que a musculatura do assoalho pélvico além de forte também seja flexível para poder dilatar e ter flexibilidade para evitar que rompa durante o trabalho de parto.

Uma das recomendações para o pilates gestante é que as aulas de Pilates para gestantes sejam feitas de duas a três sessões por semana, se limitando ao oitavo mês de gestação.

Pilates gestante: porque fazer?

Para cada um dos diversos benefícios do pilates na gravidez, existe um motivo para fazer pilates gestante.

A prática de Pilates durante a gravidez ajuda a grávida manter uma boa postura, fortalecendo o cinturão abdominal, dando força aos músculos mais profundos que vão ajudar na hora do parto normal. Uma inclinação pélvica além da conta pode gerar dores nas costas, e o pilates gestante ajuda a adquirir consciência corporal.

Pilates gestante motivos para fazer:

  1. A prática do pilates gestante reduz as dores gerais devolvendo o bem estar. No período de gestação as dores nas costas são comuns por conta do aumento de peso que o bebê gera.
  2. A prática do pilates gestante melhora a qualidade do sono, o que consequentemente aumenta o bem estar.
  3. O pilates gestante fortalece os músculos pélvicos facilitando o parto, pois a futura mamãe aprende a controlar a zona pélvica favorecendo o parto normal.
  4. Com certeza há um aumento na resistência física (membros superiores e músculos da pélvis), alcançando maior agilidade e controle do peso
  5. Melhora a respiração de maneira profunda e controlada. Adquirindo assim, consciência corporal.
  6. A prática do pilates gestante cria uma ‘irrigação’ de sangue balanceado e equilibrado por todo o corpo durante a prática.
  7. Bem estar! Fazer aulas de Pilates e executar corretamente os exercícios como os alongamentos e movimentos de relaxamento fará com que a futura mamãe fique relaxada e aliviada sem precisar passar muito tempo se exercitando.
  8. A prática de Pilates na gravidez, ou o pilates gestante, proporcionará uma rápida recuperação no pós-parto e consequentemente ajudará a recuperar a forma física em menos tempo do que as mulheres levam em seu pós-parto sem a prática de pilates.

Sintetizando o Pilates e Gestante

Para ter um cronograma de testes mais completo, é importante buscar algumas dicas de exercício e nós temos algumas aqui no blog, em outros artigos sobre o Pilates. Leia!

O Pilates gestante é essencial para um bom desenvolvimento da gestante. É um ótimo aliado para aliviar dores e desconfortos. Ajuda no pós-parto, e ainda, fortalece os membros superiores que serão muito usados depois do nascimento. preparem-se mamães!

Benefícios do pilates para as gestantes

  • Fortalecimento dos músculos pélvicos e membros superiores
  • Ajuda no parto normal e pós-parto
  • Consciência corporal e bem estar
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