Pilates
|
27/11/2020

Qual é o principal aparelho de Pilates?

Nesse conteúdo discorreremos sobre os principais aparelhos de Pilates e qual é o mais usado por fisioterapeutas formados no método.

aparelho-de-pilates

Qual é o principal aparelho de Pilates?

Pilates é o nome dado a um conjunto de exercícios, desenvolvido por um alemão chamado Joseph Pilates, ainda na década de 20. Esse conjunto de exercícios são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos.

O equipamento de pilates é exclusivo e visa controle da conexão entre o corpo e a mente.

Além disso é o pilates que é capaz de restaurar a saúde de pessoas que sofrem de condições patológicas e aumentando a qualidade de vida.

O pilates está sendo cada vez mais praticados no mundo. No Brasil, os studios de pilates já soma cerca de 35 mil, e este é um número que está em crescimento.

Essa é uma área que desperta interesse em profissionais de educação física e fisioterapia. Porém, apesar de estar se tornando comum, esse ainda é um termo novo e muitos têm dúvidas sobre o assunto.

Por isso, queremos ajudar a esclarecer mais sobre cada equipamento de pilates e assim poder chegar à conclusão do melhor aparelho de pilates.

Aparelhos de Pilates

Conheça os principais aparelhos de Pilates!

Reformer

Um aparelho de pilates, que pode ser considerado como sendo um dos primeiros e é o mais usado. Além disso, é único o aparelho de pilates em que Joseph Pilates trabalhou para criar uma sequência em ordem já predefinidas com números de repetições.

Esse aparelho de pilates trabalha com fluxo, proporcionando uma prática de exercício completo, sem sobrecarregar os músculos exercitados.

O objetivo desse aparelho é reformar a postura do aluno, o que deu origem ao nome (reformer).

Hoje, o modelo vendido é composto por 4 molas com a mesma capacidade de tensão e uma com menos resistência.

Cadillac/Trapézio

Este é o aparelho de pilates que mais agradou ao seu criador. Ao criar esse equipamento Pilates ficou tão contente que o chamou de cadillac, que faz alusão ao carro mais desejado da época.

O cadillac também é conhecido como trapézio, pois ele possibilita exercícios aéreos, por ter sua estrutura como o trapézio usado nos circos.

Este é um dos aparelhos de pilates mais utilizados até hoje por possibilitar a diversificação de inúmeras opções de exercícios, atendendo todas as necessidades.

High Chair ou Electric Chair

O propósito de criação desse aparelho é poder possibilitar a execução de exercícios mesmo estando sentado.

Além disso, esse aparelho de pilates foi considerado pelo seu criador como sendo um tipo de reformer na vertical e a partir de uma cadeira de rodas.

Porém, essa cadeira não é muito comum. Ela é encontrada com mais frequência em estúdios de pilates que seguem a linha clássica.

Arm Chair ou Baby Chair

Seguindo a onda do aparelho de pilates high chair, porém essa é uma cadeira menor e tem o propósito de trabalhar melhor os membros superiores.

Ter um apoio de costas ajuda a manter a estabilidade da cintura durante o movimento. Possibilitando o grau de dificuldade dos exercícios.

Wunda Chair

Esse é o aparelho de pilates mais complexo das categorias cadeiras dentro do pilates. Ele possibilita uma combinação com outros aparelhos e assim criar novos exercícios.

Foi desenvolvido para possibilitar atividades em casa e para não ocupar muito lugar, por isso pode ser transformada em uma cadeira comum facilmente.

Ladder Barrel

Criado a partir da observação de Pilates a um barril de cerveja, é um aparelho de pilates, que permite a extensão e a flexão da coluna e flexibilidade da musculatura extensora dos quadris e do joelho.

Favorece a execução de exercícios simples. Porém, é usado muitas vezes em atletas de níveis avançados e execução de exercícios com grau de dificuldade avançado.

Small Barrel e Spine Corrector

Possibilita um número maior de exercícios e o aumento do grau de dificuldade. Esse aparelho de pilates foi desenvolvido para trabalhar a flexibilidade da coluna e articulação da coluna, quadril e ombro.

Wall Unit ou tower

Esse aparelho de pilates é a versão modificada, mais compacta do cadillac.

Quase todos os exercícios do cadillac pode ser executado nesse aparelho de pilates.

Esse aparelho é muito usado para aulas em pequenos grupos por possibilitar uma dinâmica melhor.

Guilhotina

Projetado para a execução de exercícios em casa.

Um aparelho difícil de ser encontrado e mais difícil ainda, é revender.

Mais um aparelho de pilates que foi produzido para não ocupar espaço.

Com um formato de batente, foi projetado para ser instalado no vão da porta. Além disso, muitos exercícios do cadillac também podem ser feitos nesse aparelho.

Ped o Pull ou Pedipole

Aparelho de Pilates com o formato de T, e é projetado para a execução de exercício em pé. É pouco encontrado e de difícil aquisição.

É instável propositalmente para que o usuário tenha que usar o centro de sua força para estabilizar o equipamento.

Fizemos rapidamente uma apresentação de cada aparelho de pilates. Falamos um pouco sobre cada um deles para que fique mais fácil escolher o melhor, mas para facilitar ainda mais vamos apresentar mais algumas informações.

Clássicos X Modernos

Aparelho de pilates considerado clássico

Embora o número de estúdio de pilates esteja em crescimento, não são todos os estúdios de pilates que tem todos os aparelhos que compõe o conjunto pilates.

Isso porque em muitos estúdios faltam espaço, e por isso eles tendem a ter apenas os principais que são Ladder Barrel, reformer, chair, cadillac.

Sem contar que o custo dos equipamentos é alto, superando muito o preço ofertado por profissionais que trabalham com pilates. Isso porque o aparelho de pilates considerado clássico é uma raridade, e como tudo o que é raro, o preço deles é superior ao preço ofertado por eles.

Lembra que um ou outro aparelho de pilates, marcamos como não sendo equipamentos comuns? Pois é esses são importados e por isso preço ofertado não é suficiente para a aquisição.

Os cursos de pilates são geralmente curtos demais para ensinar todas as técnicas de pilates, e geralmente seus custos são altos. Logo eles não abordam todo o conhecimento empregado por Joseph. E cada um desses cursos e sites que oferecem conhecimento/aulas de pilates tem política de privacidade própria.

A política de privacidade de cada curso e de cada profissional é particular, por isso ao comprar um equipamento e/ou aceitar fazer um curso de pilates, consulte a política de privacidade.

Além disso, muitos dos profissionais que ensinam pilates não possuem conhecimento sobre todos os equipamentos e isso também torna difícil que o estúdio de pilates tenha determinado aparelho de pilates.

O aparelho de pilates considerado Moderno

É bom dizer que para se ter aparência moderna os aparelho de pilates, sofreram alterações no design ganhando aparência mais bonita e ocupando menos espaços Porém, muitos ajustes não foram ocasionados por estudo. Foram acontecendo de forma aleatória.

Então, se for optar por escolher os equipamentos modernos, leve isso em consideração. Procure por empresas sérias e avalie os equipamentos antes de conferir

Esse tipo de equipamento não pode ser escolhido por meio de votação. Cada profissional ou pessoa que vai comprar tem que examinar atentamente aquele que atende melhor a sua necessidade/demanda.

O que podemos dizer é que existem equipamentos para atividades específicas e equipamentos para várias atividades em um único equipamento. Isso deve ser levado em consideração. E podemos dizer que o aparelho de pilates considerado clássico é aquele que segue exatamente as configurações pensadas por Joseph Pilates.

Mas, respondendo pergunta do título logo abaixo, temos!

Qual é o principal aparelho de Pilates?

Dentre todos os aparelhos que citamos, qual o principal?

Cadillac/Trapézio

Este é o aparelho de pilates que mais agradou ao seu criador. Ao criar esse equipamento Pilates ficou tão contente que o chamou de cadillac, que faz alusão ao carro mais desejado da época.

O cadillac também é conhecido como trapézio, pois ele possibilita exercícios aéreos, por ter sua estrutura como o trapézio usado nos circos.

Este é um dos aparelhos de pilates mais utilizados até hoje por possibilitar a diversificação de inúmeras opções de exercícios, atendendo todas as necessidades.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Qual é o principal aparelho de Pilates?

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.