CONFIRA AS PROMOÇÕES IMPERDÍVEIS DA BLACK FRIDAY!
ACESSAR PROMOÇÕES
Pilates
|
20/11/2020

Dúvidas sobre o Pilates

Você tem dúvidas sobre o Pilates? Nesse artigo a gente esclarece todas para você!

duvidas-sobre-o-pilates

Dúvidas sobre o Pilates

Dúvidas sobre Pilates

A técnica iniciou, particularmente, entre os bailarinos que foram os primeiros a serem conquistados pelo Pilates. Mas em pouco tempo, os exercícios ganharam adeptos no mundo todo e, hoje, a procura por Pilates entre os mais diferentes públicos é intensa. Mas você conhece tudo sobre Pilates? O Estúdio Omega4 tira todas as dúvidas para você

O Pilates oferece muitos benefícios aos praticantes e hoje possui um número de adeptos crescente. Pessoas de todas as idades e condicionamento físico são atraídas pelo método e rapidamente percebem os resultados para o corpo e a mente. O Pilates também é indicado por médicos e fisioterapeutas como parte do tratamento de pacientes com lesões na coluna, uma vez que a técnica não oferece sobrecarga à região e trabalha com o fortalecimento dos músculos abdominais e a correção de problemas posturais que são responsáveis, em muitos casos, pela ocorrência de dores.

Entretanto, apesar da sua popularidade atual com a abertura de muitos espaços para a prática, o Pilates ainda desperta dúvidas para algumas pessoas. O Pilates trabalha corpo e mente com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental. A consequência disso é uma mente relaxada e um corpo livre de tensões.

O Pilates trás benefícios a atletas?

É bastante recomendável para esse público, melhorando não somente o desempenho do atleta, mas auxiliando ainda na prevenção de acidentes. Se o atleta já possui lesões também pode praticar Pilates, o que tornará a recuperação mais rápida e fácil.

Pode praticar Pilates todos os dias da semana?

Não é necessária a prática diária. Se você realizar aulas de duas a três vezes por semana já é o suficiente para sentir rapidamente os resultados. Mas, geralmente, a frequência é adaptada conforme as limitações individuais e necessidades de cada pessoa. Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios auxiliam no ganho de força e flexibilidade, implicando diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes, as dores no corpo são consequência da má postura e, por isso, podem ser aliviadas ou controladas com a prática do Pilates.

Objetivos do Pilates

A técnica apresenta como principais objetivos:

  • O fortalecimento e alongamento dos músculos;
  • O desenvolvimento de mecanismos respiratórios corretos;
  • O favorecimento da saúde da coluna;
  • A eliminação de tensões em diferentes regiões do corpo, como ombros e pescoço;
  • A oferta de maior bem-estar e flexibilidade ao corpo.

Nenhum programa de exercícios de Pilates é padrão para todos os alunos. Os movimentos são personalizados, de acordo com as necessidades e limitações de cada praticante. Os exercícios também obedecem a níveis de acordo com o progresso do aluno, o profissional acompanhante indicará a etapa mais conveniente, seja ela para iniciantes, intermediários ou avançados.

Motivos para você praticar o Pilates é o que não falta. A técnica envolve o fortalecimento da musculatura do abdômen, trabalha a respiração, equilíbrio, flexibilidade e muito mais. A prática do método Pilates promove inúmeros benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. Seus exercícios feitos no solo ou em equipamentos são indispensáveis para quem deseja manter uma qualidade de vida

O Pilates é feito no solo ou em aparelhos?

Os exercícios podem ser feitos no solo e em aparelhos. No solo, os exercícios exigem um pouco mais de esforço se comparado com o aparelho. Os aparelhos utilizados no pilates são: reformer, cadillac, chair e Ladder Barrel, entre outros acessórios e cada um desses aparelhos trabalha a reeducação postural, joelhos, faz alongamento, tonifica o abdômen, entre outros benefícios.

O Pilates melhora a coluna?

Os exercícios alongam, aumenta a flexibilidade, mantém a postura prevenindo dores. Antes de começar as aulas de pilates, o instrutor deve fazer uma avaliação para identificar os problemas e limitações. O pilates é um exercício focado no físico, que exige disciplina e oferece benefícios a longo prazo.

Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?

O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer faixa etária, mas é fundamental uma avaliação física anterior à execução dos exercícios para identificar as necessidades de cada indivíduo e adequar o método às suas reais possibilidades. Em caso de pessoas com problemas na coluna ou nas articulações, algumas atividades deverão ser adaptadas por profissionais qualificados para restabelecer o equilíbrio e evitar lesões. É preciso avaliar o condicionamento e o programa de treinamento de cada aluno, pois cada um possui uma característica. Os resultados podem ser notados a partir da décima aula. O aluno irá perceber que está mais alongado, possui mais força e flexibilidade.

Tenho hérnia de disco, posso fazer Pilates?

Sim, é possível fazer aulas de Pilates tendo hérnia de disco. É um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo. O Pilates reduz as dores e promover uma qualidade de vida ao paciente. Os exercícios fortalecem os músculos abdominais e corrigem vícios posturais.

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?

Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da postura falta de flexibilidade ou força e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

Sabe-se que o Pilates trabalha as questões da respiração, da força, do equilíbrio, etc. Tem várias funções, como descrever cada uma delas?

A respiração no Pilates enfoca principalmente o controle abdominal em cima da respiração. Então quando você consegue exercer uma atividade coordenada, principalmente do Pilates, junto com a respiração, isso deixa o seu corpo mais preparado para aquele exercício, dá um controle melhor, um relaxamento na hora que precisa a força na hora que precisa a força só do que precisa. É com a respiração que a gente consegue nutrir o organismo. Quanto mais conseguirmos absorver o oxigênio melhor será a oxigenação muscular, controlando a energia que o exercício pede. A respiração ajuda muito nisso, então se você respirar errado, às vezes você vai cansar mais rápido.

A questão do equilíbrio e força, o que o  Omega4 Estúdio do corpo diria sobre isso com relação ao Pilates?

Você pensa no Pilates como uma forma para ter controle do seu corpo. Isso propicia um ganho de coordenação motora, coordenação motora fina, consegue ter um conhecimento melhor do seu próprio corpo, consciência corporal. Se você consegue fazer exercícios que envolvam equilíbrio, isso significa que está conhecendo melhor seu corpo, então isso é importantíssimo. No dia a dia, no momento em que for fazer um movimento, se entender aquele movimento, vai acabar fazendo da forma correta sem perceber. Você acaba fazendo movimentos desnecessários ou errados em seu dia a dia que acabam gerando lesões e desconfortos.

Existe algum momento ou idade onde é mais adequado o início da prática do Pilates?

Às vezes a pessoa precisa praticar por ter uma patologia, como já foi citado, mas às vezes a pessoa quer começar uma academia, se exercitar. Pode ser uma pessoa jovem que não quer começar com uma atividade que exige mais força de imediato, como a musculação, então ela pode buscar o Pilates para se preparar melhor para outras atividades. Você consegue colocar o Pilates no começo, meio ou fim de cada atividade, em qualquer idade. Não tem contraindicação.

O que esperar quando se começa a praticar o Pilates? O resultado vem em quanto tempo?

Na metodologia do próprio Pilates, o método criado por Joseph Pilates, ele diz que em trinta sessões o nosso corpo tem que estar mudado. Em trinta aulas você já tem que sentir e ver alguma diferença. Na teoria, ele diz que em dez sessões você sente a diferença, em vinte sessões você vê a diferença e em trinta sessões os outros já veem essa diferença. Essa mudança se reflete no corpo, desde a postura até o tônus muscular, no condicionamento físico, na respiração, no controle do equilíbrio, na melhora do sistema cardiorrespiratório. Em trinta sessões você já vê um resultado extremamente satisfatório.

A Omega4 Estúdio do Corpo pede que o aluno tenha paciência para conhecer o método, também para a própria pessoa se conhecer e se adaptar, como qualquer atividade física, é preciso esperar. Não é de um dia para o outro que o resultado vai aparecer, mas com certeza virá, afinal é um método muito eficaz, bastante difundido e cientificamente comprovado. Por isso, é preciso se dar o tempo para conhecê-lo e se encaixar perfeitamente nele.

Quer conhecer mais sobre a técnica? Agende uma aula experimental de Pilates no Omega4 Estúdio do Corpo e comprove os benefícios!

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
No items found.
Saiba mais sobre

Dúvidas sobre o Pilates

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.