Como funciona a Drenagem Linfática

Como funciona a Drenagem Linfática

A drenagem linfática, também chamada como massagem linfática é um procedimento que estimula o sistema linfático, que é um sistema com uma rede complexa de vasos ligados a órgãos que movem os fluidos pelo copo.

A drenagem linfática o auxilia na aceleração de num processo natural de eliminar as toxinas resultantes dos funcionalidades do metabolismo corporal além de drenar substâncias liquidas que devem ser eliminadas pelo corpo.

A massagem pode ser feita com as mãos ou aparelhos.

É feita com movimentos rítmicos e de pressão leve estimulando o sistema linfático. É indicada para redução de medidas, inchaço, eliminar a retenção de líquidos, para amenizar celulite, para ajudar na ativação da circulação sanguínea e até para o relaxamento corporal, e melhorando a estética do mesmo.

A drenagem linfática não tem que doer nem deixar hematomas para de fato ser eficaz, como muitos imaginam, ela tem que ser suave e, muito além, tem que ser relaxante também. Veja mais adiante as particularidades da drenagem linfática.

Leia sobre: 8 tratamentos estéticos para emagrecer

Sobre o sistema linfático

Para entender bem sobre a drenagem linfática, é importante entender como funciona o sistema linfático e seus componentes, o linfa e os gânglios linfáticos.

É o sistema responsável por controlar o sistema imunológico, eliminando as toxinas do corpo que são prejudiciais à saúde e filtrando o sangue.

Quando ele não funciona devidamente, ou fica lento o corpo acumula toxinas, retém líquidos, que são péssimos para saúde, para modelagem corporal, sem sua estética, para o bem estar e o bom funcionamento do organismo, ou seja para saúde.

Funciona como uma terceira circulação, além das duas sanguíneas a do linfa que é um líquido que vai fluir através desse sistema de vasos linfáticos que compõe o sistema.

A linfa é rica em proteínas e glóbulos brancos (células da proteção imunológica do corpo), células sanguíneas, células mortas e microrganismos além de carregar também bactérias e toxinas.

Leia o e-book: 7 formas de emagrecimento saudável

A linfa vai realizar também trocas metabólicas enquanto circula pelos vasos com outras células e depois é volta para os gânglios.

E os gânglios linfáticos, ou linfonodos, também encontrados durante todo o corpo, pois são uma parte essencial do sistema imunológico. Seu principal trabalho é ajudar a reconhecer bactérias, infecções e substancias estranhas que fazem mal ao corpo.

É para os gânglios que o linfa é recolhido dos vasos para ser filtrado devidamente, retirando do fluido as substancias toxicas e levando para o corpo as importantes para seu funcionamento imunológico. Deu para imaginar a sua importância e como deve sempre funcionar devidamente?

O que é a drenagem linfática

O procedimento com a massagem, é uma reunião de técnicas, que é feito como um estimulo para auxiliar e melhorar o funcionamento do sistema linfático, uma rede de vasos ligado a órgãos importantíssimos que move os fluidos corporais, acelerando a eliminação de toxinas resultantes do funcionamento do metabolismo e drenando os líquidos tóxicos corporais.

Essas substancias toxicas causam inchaço corporal e atrapalham diversos sistemas do corpo, como o digestivo, por isso, a drenagem linfática é tão recomendada para tratamentos.

A drenagem linfática tem como benefícios a diminuição da retenção de líquidos no corpo, melhora da circulação sanguínea, redução de medidas, trabalha no auxílio da melhora da modelagem corporal, na silhueta, estética, na diminuição de celulites (que está muito relacionada com essa retenção de líquidos e substancias toxicas) e também é uma forma de massagem com relaxamento muscular e corporal.

Como funciona a drenagem linfática:

Durante o procedimento, cada área do corpo vai necessitar de movimentos diferentes e específicos durante as massagens, todavia, sempre vão terminar indo no sentido de algum gânglio linfático. Na barriga, por exemplo, os movimentos devem ser realizados até a virilha.

Nos braços e no tórax, os movimentos serão encaminhados sentido as axilas, já nas pernas a massagem é ascendente, passando pela parte posterior do joelho, coxa e virilha.

É possível também realizar a drenagem em outras régios corporais, como no rosto, que vai ir em direção aos gânglios linfáticos do pescoço e até no couro cabeludo pode ser realizada a técnica, principalmente em dois pontos dele, na parte alta do crânio e também na parte um pouco mais abaixo das direções as têmporas.

A técnica pode ser realizada também com o auxílio de aparelhos da endermologia, esses têm funcionalidades com o vácuo e o rolamento.

Todavia, a drenagem linfática manual é mais eficiente, pois o profissional sempre inspeciona a região massageada e vai trabalhar nas áreas mais necessitadas do corpo, sempre tendo uma análise, indicação e cuidado maiores.

Além do mais, o profissional faz o esvaziamento dos gânglios linfáticos, realizando pelo corpo movimentos circulares, antes de ir drenar o linfa nesse sentido.

Vale relembrar que a drenagem linfática não deve ser dolorosa nem deixar hematomas, pelo contrário, deve agir de maneira suave e relaxante para o corpo.

Algum desconforto pode ocorrer se alguma região tratada estiver mais sensível devido a inflamações, muito acumulo residual de líquidos ou cicatrizes recentes de cirurgias.

Conheça também: Limpeza de Pele

Os seus benefícios e objetivos

Seu objetivo primordial é retirar os líquidos e o linfa acumulado entre as células, que ocorre por causa da dificuldade de absorção da linfa, devido seu retardo. Causando assim um extremo inchaço corporal.

Os líquidos que irão causar esse inchaço corporal e a celulite também com a técnica serão direcionados para o sangue, onde inicialmente deveriam ter sido enviados, são filtrados pelos rins e assim podem ser eliminadas as toxinas e decomposições pelo corpo por meio da urina.

O procedimento vai melhorar a circulação corporal em geral, relaxa o corpo e atua diminuindo a gordura localizada, assim trabalhando sua estética também.

Já que a técnica aumenta e melhora o funcionamento do metabolismo do corpo, assim queimando as gorduras, reduzindo medidas e melhorando a modelagem estética do corpo.

A drenagem linfática também ajuda a prevenir vários problemas de saúde, pois ajuda a limpar os bloqueios e estimula a drenagem de líquidos presos entre as células, melhorando o metabolismo, fazendo o sistema imunológico funcionar devidamente, fazendo seu trabalho de proteger o corpo, evitar doenças e patológicos.

A massagem irá estimular o sistema imunológico, que mantem o corpo forte e saudável e assim aliviando os efeitos negativos que ocorrem devido ao mau funcionamento do sistema linfático. Essa desregulamento do sistema causa dores nas articulações, dores de cabeça, acne, cólicas menstruais, doenças respiratórias e pode até ser um fator potencializador de doenças como a depressão.

Sobre sua atuação para melhorar a eliminação de gordura: ocorre pois, o transporte de gordura e vitaminas ser feito pelo linfa do intestino, principalmente na forma de triglicerídeos, e irá para no fígado e assim será metabolizado e enviado ao sistema circulatórios devidos nutrientes e um volume de substancias balanceadas, devidas.

Devido a isso, quando a drenagem linfática melhora a circulação sanguínea e do linfa, também causa uma melhor oxigenação dos tecidos corporais que assim vai melhorar a aparência de celulites e o acumulo de gordura localizada no corpo.

No seu combate a celulite: sendo a celulite causada por sedentarismo, má alimentação, alterações hormonais ou cigarro ela irá causar um processo de retenção de líquidos no corpo que vão acarretar na péssima oxigenação tecidual.

A técnica trabalha na prevenção e eliminação de celulites exatamente por eliminar o excesso de toxinas e líquidos acumulados no corpo.

A drenagem linfática diminui a retenção de líquidos e gordura nas coxas, culote, abdômen e áreas mais propensas a esse acumulo de tecido adiposo. Por isso, tem como outra vantagem reduzir a silhueta e medidas.

Além do mais, para obter resultados sempre mais efetivos é aconselhável ter hábitos saudáveis, uma alimentação equilibrada e uma prática de atividades físicas. Essas atitudes sempre potencializam a ação de redução de medidas e eliminação de gorduras, para o emagrecimento.

Por que fazer Drenagem Linfática Corporal na Omega4? Na Omega4 você encontra salas preparadas e profissionais especializados e muitos outros benefícios confira:

  • Horários Flexíveis.
  • Duração de 60 minutos na sessão.
  • Profissionais formados em Massoterapia e especialistas em Drenagem Linfática das melhores universidades.
  • Localização de fácil acesso.
  • Estacionamento próprio no local.
  • Cosméticos de alta qualidade de marcar como a Adcos e Bioage.
  • Preços justos e protocolos personalizados.
  • Mais de outros 60 tratamentos estéticos a sua disposição para ressaltar ainda mais sua beleza.
  • Porque você vai estar no melhor espaço do Paraíso e Jardins
Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Rua Osório Duque Estrada, 35 - Paraíso - São Paulo
11 2386-9717 | Whatsapp 11 94048-3704
contato@omega4.com.br