Limpeza de pele

Você conhece a limpeza de pele?

A limpeza de pele é um procedimento puramente estético, realizado principalmente em clínicas estéticas, e possui como objetivo principal a remoção de cravos e impurezas da pele. Uma limpeza de pele bem feita também tem a capacidade de remover o milium, nome que se dá para pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo e óleo e pele nos poros.

Todos os tipos de pele, seja ela seca, normal, oleosa ou mista, recebem muito bem o tratamento da limpeza de pele. Além do rosto, a limpeza de pele pode ser aplicada em qualquer outra parte do corpo, como, por exemplo, as costas e o colo.

Os benefícios da limpeza de pele

A limpeza de pele possui diversos benefícios em relação ao órgão mais extenso do corpo, como a remoção dos cravos e miliuns, a remoção das células mortas da pele, evitando o acúmulo e a obstrução dos poros, e até mesmo a desintoxicação da pele para que ela continue saudável e com muito menos oleosidade que o comum.

Se a pele não for devidamente higienizada, corre o risco de ficar muito obstruída e oleosa, gerando problemas como acnes, que, por serem inflamadas, podem deixar cicatrizes permanentes no rosto, e até mesmo inflamações comuns no rosto. O procedimento da limpeza de pele deixa a mesma homogênea e saudável.

Aprofundando sobre a limpeza de pele:

A limpeza de pele, como dito anteriormente, é um tratamento puramente estético, e possui etapas que são seguidas de forma quase absoluta e padronizada. A sessão da limpeza de pele dura, em média, uma hora.

Em seu início, o paciente deita na maca e o profissional coloca uma proteção para os olhos, onde geralmente é usado algodão, para não irritar a pele e absorver qualquer produto que possa chegar até o olho.

Todos os tipos de pele, seja ela seca, normal, oleosa ou mista, recebem muito bem o tratamento da limpeza de pele. Além do rosto, a limpeza de pele pode ser aplicada em qualquer outra parte do corpo, como, por exemplo, as costas e o colo.

Como etapas, temos:

  • Primeira etapa, a assepsia.
  • Segunda etapa, a esfoliação.
  • Terceira etapa, a extração.
  • Quarta etapa, a massagem.
  • Quinta etapa, a máscara.
  • Sexta e última etapa, o filtro solar.
Não deixe de ler: Limpeza de Pele: O Segredo Para Manter a Pele Sempre Saudável

Primeira etapa da Limpeza de Pele - A assepsia

Como etapa inicial, temos a assepsia, etapa caracterizada principalmente pela higienização da pele, com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo da pele. O objetivo da assepsia é remover maquiagens, cosméticos e até mesmo impurezas decorrentes da oleosidade e poluição do ar que possui substância que se agregam na pele, gerando efeitos negativos.

Segunda etapa da Limpeza de Pele - A esfoliação

A segunda fase da limpeza de pele é nomeada de esfoliação, etapa caracterizada pela aplicação de produtos muito mais abrasivos, se comparado com a primeira etapa, afim de promover um efeito de afinamento na camada córnea, ou seja, na camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamados.

A microesfolição, sub etapa que fica dentro da etapa de esfoliação, é a esfoliação leve e específica da pele, realizada com movimentos suaves e circulares afim de causar um efeito ainda mais poderoso.

Terceira etapa da Limpeza de Pele - A extração

A terceira etapa da limpeza de pele é a extração – sendo a etapa mais longa, podendo durar até 30 minutos, dependendo do estado em que a pele se encontra -, etapa seguinte da esfoliação, a pele é submetida diretamente a um vapor com ozônio, o que faz com que a pele abra os poros, e gere um efeito de emoliência, facilitando a extração dos cravos, acnes ou miliuns (quando estão muito expostas, são bolinhas amarelas com sebo dentro).

O tempo máximo de exposição ao vapor com ozônio é de cinco minutos, haja visto que, apesar do ozônio possuir efeitos benéficos ao corpo, como bactericida e fungicida, o excesso do ozônio no corpo pode ser tóxico, principalmente para mulheres grávidas.

Após o tempo de aplicação do vapor com ozônio, temos mais dez minutos de aplicação do vapor comum, sobre a pele coberta com uma capa de algodão que possui substância emoliente, para maximizar o efeito de emoliência, e tornar a extração mais simples e menos dolorosa ao paciente.

Venha conhecer a Omega4 Estúdio do Corpo, espaço localizado entre os bairros Paraíso e Jardins, e conheça a melhor limpeza de pele desses bairros!

Para a etapa de extração, temos técnicas que devem ser utilizadas tornando a extração dos cravos limpas e exatas, sem inflamá-los. Os cravos são espremidos com os dedos, mas o profissional nunca pressionará a pele diretamente, sempre usando gaze médica para realizar a extração. Isso evita dois fatores: a pele ficar machucada, e a maximização da dor na hora da extração.

Já os miliuns são removidos com a ajuda de uma microagulha, pois é necessário o rompimento da casca que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior, retirando o miliun.

Já para as espinhas, ou os cravos inflamados, o recomendado é que não se retire na hora da limpeza de pele, com riscos de mais inflamações e lesões mais graves à pele, e, além de tudo, o processo pode ser extremamente doloroso, o que não é a finalidade do tratamento.

No caso de o paciente ser menos resistente a dor, pode-se tratar com um anestésico tópico, mas, geralmente, não se faz necessário.

Após o término do processo de extração, como sub etapa da etapa, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar imediatamente os poros abertos, e que também age como anti inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram micro lesões.

Quarta etapa da Limpeza de Pele – A massagem

A quarta etapa, ou etapa da massagem, é caracterizada por ser o procedimento de massagear com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica e estética, auxiliando na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes, haja visto que a pele se encontra em um estado irritado após o procedimento.

Para a diminuição da vermelhidão, é comum, logo após a limpeza, também serem aplicados compressas com loções calmantes e águas termais nas regiões que precisam ser cuidadas.

Quinta etapa da Limpeza de Pele – A máscara

A quinta etapa, ou etapa da máscara, é a última etapa de finalização da limpeza de pele, durando um período que se encontra entre 10 e 20 minutos. A escolha da substância de máscara depende do tipo da pele tratada, mas normalmente utiliza-se máscaras calmantes, à base de azuleno ou mentol.

Sexta e última etapa da Limpeza de Pele – O filtro solar

A aplicação do protetor solar, ou filtro solar, é a última etapa feita no fim de toda sessão da limpeza de pele. Aplicado em forma de gel ou loção, afim de não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30, para garantir que a pele recém irritada não se machuque na exposição da luz solar e receba seus efeitos nocivos, como manchas.

Como após a limpeza, a pele estará extremamente sensível, isso também acaba por evitar as queimaduras solares de primeiro ou segundo grau.

Limpeza de pele com argila

A argila é um dos melhores ingredientes naturais para cuidar da nossa pele. Limpa profundamente o rosto, elimina impurezas, previne a formação de grãos e acaba com os pontos negros.

Também previne os efeitos do tempo, tonifica, esfolia e ainda auxilia na retiradas de manchas superficiais da pele.A argila pode ser encontrada em diferentes cores como verde, rosa, preto, branco, cinza, marrom e dourada.

Todos os tipos de argila tem função de limpeza, mas a que tem função adstringente é a argila verde, indicada para pele com acne. Funciona como um verdadeiro peeling.

Este tipo de argila tem função secativa, adstringente, cicatrizante e limpa profundamente.

Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Rua Osório Duque Estrada, 35 - Paraíso - São Paulo
11 2386-9717 | Whatsapp 11 94048-3704
contato@omega4.com.br