Pilates é o nome que recebeu o conjunto de exercícios desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, na década de 20. Ou seja, o fazer Pilates é algo relativamente recente. Esse conjunto de exercícios conhecidos como exercícios de pilates pode ser realizado no solo ou em equipamentos.
O Pilates pode ajudar no controle da conexão entre corpo e mente.
Além disso, falando sobre o pilates antes e depois é preciso dizer que os resultados médicos de pessoas que praticam pilares, mostram que o pilates é capaz restaurar a saúde das pessoas que sofrem com condições patológicas aumentando a qualidade de vida delas.
O pilates está sendo cada vez mais praticados no mundo, e aqui no Brasil os estúdios de pilates já somam mais de 30 mil, e esse é um número que está em crescimento.
Fazer pilates é um termo relativamente novo, e muitos têm dúvidas sobre como o pilates pode ajudar.
Por isso, hoje queremos ajudar a esclarecer mais sobre o pilates antes e depois, com a intenção de apresentar ainda mais informação sobre o tema.
Por falar nisso, além desse artigo (pilates antes e depois), temos mais quatro artigos sobre o método pilates, e recomendamos a leitura.
Ao todo são 34 exercícios de pilates, originalmente desenvolvido por Joseph Pilates. Porém, hoje o método pilates já conta com vários outros exercícios. E todos os exercícios de pilates, sem exceção, produzem benefícios para o corpo e mente.
Antes de começar a falar sobre as sessões de pilates e como podem ser realizadas queremos dizer que o pilates é considerado como um tipo de atividade física e por isso é possível falar de pilates antes e depois. Cada um dos exercícios de pilates foi pensado para ser a atividade física ideal para cada propósito.
Então temos aqui mais um esclarecimento sobre o pilates antes e depois, depois de começar fazer exercícios de pilates é possível comprovar clinicamente os resultados desejados para cada região onde o método pilates foi aplicado.
Inclusive, Joseph Pilates desenvolveu alguns exercícios pensando no quanto eles podem ajudar na a execução de atividade física até mesmo sentado. Além disso, ele pensou em uma forma de poder praticar pilates em casa.
Porém, muitos aparelhos de pilates passaram por ajustes para parecerem mais modernos e se tornarem mais adaptáveis aos lugares, só que é preciso ficar atento porque muitos desses ajustes não foram ocasionados por estudos. Foram acontecendo de forma aleatória.
Isso quer dizer que com relação ao pilates antes e depois, os aparelhos também tiveram o seu antes e depois. Por isso, ao optar por equipamentos modernos, leve isso em consideração. Procure por empresas sérias e avalie os equipamentos antes de comprar.
Para ajudar com a compra queremos esclarecer que os equipamentos para fazer exercícios de pilates possibilitam a prática de várias atividades em um único equipamento. Isso deve ser levado em consideração também.
Ao falarmos de pilates antes e depois, não podemos deixar de fora as modalidades derivadas do pilates.
Então agora, sem sair do tema, pilates antes e depois, falaremos do Pilates mat que é uma prática de pilates importantíssima dentro do universo do pilates.
Nesse método é possível fazer exercícios em um tapete no chão e não em um aparelho.
Como os movimentos realizados no pilates mat todo o grupo muscular são trabalhados em dobro sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo ajudando com a coordenação motora e a melhorar da postura.
Ou seja, no pilates antes e depois é possível observar mudanças em todo o grupo muscular trabalhado (musculatura abdominal, musculatura dos membros superiores e inferiores), na massa muscular. Além é claro, do fato de que o pilates trabalha o sistema respiratório também.
Quando analisamos o pilates antes e depois é possível observar, que o pilates trabalha a respiração e por isso o grupo muscular do sistema respiratório também é trabalhado de acordo o movimento realizado.
Ou seja, o pilates também trabalha a respiração enquanto trabalha os movimentos.
Alguns dos exercícios de mat pilates trabalham bastante a musculatura abdominal e a estabilidade. E, além disso, a função do exercício é trabalhar todos os grupos musculares de acordo com o movimento realizado.
Nessa versão do pilates, o pilates mat, exige muita concentração dos praticantes. Isso quer dizer que os exercícios de mat pilates exigem muita consciência corporal. Por isso é necessário ficar atento a cada aula de pilates, pois cada movimento deve ser praticado de maneira correta.
O pilates mat é considerado por muitos como sendo uma evolução do método pilates, isso devido ao grau de dificuldade dos seus exercícios. E os exercícios de mat pilates são considerados difíceis por causa da sua exigência de consciência corporal. Ou seja, exige muita concentração.
Contudo, exigir muita consciência corporal oferece diversos benefícios aos praticantes de mat pilates, por exemplo, o sistema respiratório.
Pilates antes e depois: Os Benefícios do pilates mat
Nessa categoria dos métodos pilates, assim como em qualquer outra, é possível encontrar diversos benefícios para corpo e mente
É isso aí, praticantes de mat pilates que praticam, no dia a dia, atividade física desenvolvida pelo método pilates, colhem diversos benefícios físicos e mentais como já falamos.
Sim, as atividades de pilates podem ser realizadas no dia a dia. Aliás, não é só isso. O pilates deve ser praticado, no dia a dia, como atividade física.
Mas, é essencial que não se comece a praticar essa versão do pilates, ou qualquer outra sem que se assista aula de pilates. O pilates tem exercícios bem específicos e cada exercício é carregado de exigências únicas. Lembra que falamos que exige muita concentração? Pois é. Isso vem com treinos.
Fugir da aula de pilates não é o indicado. Faça aulas de pilates!
Pilates antes e depois
O pilates ajuda:
O pilates ajuda com: