Pilates
|
27/7/2021

Como melhorar a postura a partir do método Pilates?

Você quer entender como você pode melhorar a sua postura corporal? Sabia que o método Pilates pode ser a solução perfeita para isso?

melhorar-postura-com-metodo-pilates

Como melhorar a postura a partir do método Pilates?

Se você chegou a esse artigo, certamente já ouviu falar no método Pilates e possivelmente tem algum problema relacionado com a postura.

Se esse for seu caso, saiba que nesse post iremos lhe orientar sobre os possíveis exercícios bons para melhorar a postura, e todos eles são exercícios proporcionados pelo método Pilates.

O que é Pilates?

O método Pilates consiste em um método com vários exercícios criados para conseguir um perfeito equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

Os exercícios devem seguir fundamental e essencialmente seis princípios: a respiração, a fluidez, a concentração, a centralização, a precisão e o controle.

Ao executar todos os exercícios colocando em ação esses seis princípios, temos movimentos perfeitos, equilibrados e sem nenhum tipo de compensação ou sobrecarga articular ou muscular.

O método foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates, em meados do ano de 1912. Joseph era uma criança muito doente e por esse motivo resolveu estudar anatomia, fisiologia e biomecânica para poder entender melhor o funcionamento dos músculos e assim praticar exercícios a fim de se tornar mais forte, definido e saudável.

Joseph treinou e estudou bastante na casa de um amigo médico e aos 14 anos se tornou um modelo anatômico, pois sua definição muscular era muito grande.

Além dos treinos com os exercícios que criou, Joseph Pilates também praticava yoga, artes marciais, natação, esqui, ginástica, boxe e outras modalidades atléticas.

Quando eclodiu a primeira grande guerra, Joseph estava na Inglaterra e por ser alemão acabou sendo confinado em um campo de concentração, pois foi considerado um inimigo.

Durante seu confinamento, Joseph treinou seus companheiros para que eles se tornassem fortes e resistentes às condições de prisão da época, porém, com a prática dos exercícios, os homens também melhoraram o sistema imunológico e com isso não pegaram nem morreram da influenza que assolou o mundo na época.

Ao verem o poder dos exercícios criados por Joseph, o levaram para outro campo de concentração onde ele reabilitava os soldados feridos pela guerra enquanto eles ainda estavam acamados, pois Joseph utilizava das molas das macas para proporcionar resistência aos movimentos dos soldados.

Após ser liberado do confinamento, Joseph montou seu primeiro estúdio de Pilates em Nova York junto com sua esposa Clara. Nesse estúdio Joseph praticava o método com bailarinos, atores e atletas profissionais e amadores.

O que é uma boa postura?

Uma pessoa que tem uma boa postura é aquela considerada ergonomicamente correta, ou seja, aqueles que mantém um alinhamento correto da coluna vertebral.

Para se ter uma boa postura é necessário o alinhamento não só da coluna vertebral, mas também dos ombros, cabeça, quadris, joelhos e pés. Diante disso, podemos dizer que uma boa postura é aquela onde a cabeça se encontra com o olhar voltado para frente, pescoço alinhado, ombros alinhados, coluna ereta, quadris simétricos com os ombros, joelhos alinhados e pés voltados para frente.

Qualquer tipo de desvio ou assimetria pode ser considerada uma má postura, mas saiba que todos os desvios são passíveis de realinhamento, podendo corrigir o problema de vez ou apenas amenizá-lo.

Como melhorar a postura através do método Pilates?

Se você tem dúvidas sobre como o Pilates pode ajudar na melhora da postura, saiba que todos os princípios do método contribuem para esse objetivo.

Ao tentarmos executar os movimentos da maneira mais correta possível, precisamos manter nossa postura ereta, pois assim conseguimos anular efeitos de compensações e sobrecargas.

O método Pilates pode melhorar a nossa postura através dos exercícios propostos por ele, ou seja, todos os exercícios precisam ser feitos com o corpo em perfeito alinhamento, sendo assim, você acaba por treinar os músculos a se manterem em determinada postura, forçando-os a se adaptarem à postura ereta.

Os princípios da respiração e da centralização são os que mais contribuem para a melhora da postura, pois para que consigamos manter eles em ação, precisamos manter primeiramente a postura.

Exemplos de exercícios bons para manter a postura correta

Existem vários exercícios no método Pilates capazes de ajudar na melhora da postura. A seguir mostraremos alguns dos exercícios mais básicos possíveis de serem feitos nas aulas de Pilates, a fim de melhorar ou manter sua postura alinhada.

  • Agachamento: um exercício completo. O agachamento é o tipo de exercício curinga nas atividades físicas, pois é um exercício que trabalha força e resistência muscular, equilíbrio, concentração e alinhamento postural.
  • Remada alta: o exercício de remada alta consiste em flexionar os cotovelos e abduzir os ombros a 90 graus. Em seguida você deve levar os cotovelos para trás, como se quisesse uni-los nas costas, ativando os romboides.

Você pode realizar esse exercício com halteres, cordas, faixas elásticas ou sem nenhum tipo de acessório.

  • Exercícios de hiperextensão da coluna vertebral: os exercícios de hiperextensão são ótimos para o alinhamento postural, pois fortalecem a musculatura extensora, que é responsável por manter a postura ereta quando estamos de pé ou sentados.
  • Abdominais: os abdominais são exercícios excelentes em todas as suas variações. É um tipo de exercício capaz de trabalhar quase todos os músculos do CORE. São importantes para a melhora da postura pois estabilizam a região central do nosso corpo, responsável por ser nosso centro de força.
  • Alongamento de trapézio: o músculo trapézio em todas as suas porções, vive em constante tensão e diante disso acarreta muitas alterações posturais. Dessa forma, os exercícios de alongamento dessa região são capazes de melhorar a postura pois aliviam as tensões existentes.
  • Mobilização cervical: a movimentação cervical também auxilia muito no alinhamento postural, pois atualmente utilizamos muito a musculatura dessa região e na maioria das vezes de forma totalmente incorreta.
  • Exercícios para a região de glúteos: a região glútea também é responsável pela estabilização do tronco, sendo assim, é uma das regiões responsáveis por manter o alinhamento corporal. Com isso, devemos trabalhar essa região para melhorar ou manter a postura ereta.

Conclusão

Podemos concluir que o alinhamento postural é muito importante para o ser humano e o método Pilates é umas técnicas mais eficazes para se conseguir esse objetivo.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
No items found.
Saiba mais sobre

Como melhorar a postura a partir do método Pilates?

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.