Pilates
|
17/6/2021

Má postura: como resolver esse problema com o Pilates?

Você tem má postura e quer saber como resolver? Você sabia que o Pilates é uma ótima opção de praticar um exercício físico low impact e ainda resolver a má postura? Confira o conteúdo completo!

ma-postura

Má postura: como resolver esse problema com o Pilates?

Se você tem ou conhece alguém que sofre com problemas relacionados à má postura, saiba que existem formas de melhorar esse tipo de problema tão comum entre os membros da sociedade.

Hoje em dia com o aumento dos serviços remotos, ou seja, serviços online, muitas pessoas estão começando a ter problemas relacionados à postura, pois na maioria das vezes passam muito tempo em frente a computadores ou celulares e acabam por adotar posturas viciosas e incorretas, que desencadeiam dores e desvios.

Caso você tenha percebido que está com esse tipo de problema e quer saber quais os meios de melhorar a postura, está no artigo correto, pois aqui iremos abordar o método Pilates para a correção da má postura, bem como todos os benefícios tradicionais que o Pilates proporciona.

O que é a má postura?

Antes de abordar o Pilates voltado para correção postural, você deve entender primeiramente o que é a má postura.

Para entender a má postura, você deve primeiro conhecer a postura considerada “normal” ou anatômica. A postura anatômica é aquela que deveríamos ter, ou seja, aquela que é fisiológica e natural do ser humano.

A postura anatômica é caracterizada da seguinte forma: cabeça, pescoço e coluna vertebral eretos e alinhados, braços estendidos ao lado do corpo, ombros e quadris alinhados.

A boa postura ou postura anatômica é aquela que tem o menor gasto energético possível e o melhor equilíbrio muscular que se possa imaginar, pois a postura correta deve conseguir desempenhar seu papel de sustentação sem causar sinais e sintomas como dor.

Diante de tais conceitos, podemos agora definir que a má postura é caracterizada por qualquer alteração ou desvio da postura anatômica, por menor que seja.

Dentre as alterações mais comuns na má postura podemos destacar as principais: alterações nas curvaturas da coluna vertebral e alteração no alinhamento de ombros e quadris.

Normalmente, a má postura causa dores nas costas, pernas e quadris e uma fadiga muscular muito grande ao tentar realizar certas atividades. Vale lembrar que alguns estudiosos afirmam que, a má postura pode desencadear além de dores, uma redução da amplitude de movimento e desequilíbrios musculares, que acarretam em fraqueza e encurtamento muscular.

O que é o método Pilates?

Agora que já aprendemos mais sobre o conceito de postura e má postura, podemos abordar com mais detalhes o método Pilates e consequentemente a maneira como esse método auxilio na correção da má postura.

O método Pilates foi criado a bastante tempo, porém muitas pessoas ainda não o conhecem. Foi criado na primeira guerra mundial por um alemão chamado Joseph Humbertus Pilates, um rapaz magro e com alguns problemas de saúde com bronquite e raquitismo.

Com o passar dos anos, Joseph Pilates começou a se preocupar com sua saúde e quis melhorar sua qualidade de vida, dessa forma lançou o método no ápice da guerra, pois com ele, Joseph ajudava os soldados feridos e mutilados na guerra a recuperar sua força enquanto ainda estavam de cama.

Ele sempre prezava por seis princípios que norteiam o método até o dia de hoje: respiração, controle, precisão, fluidez, centralização e concentração. Além desses, Joseph sempre dizia que era necessário ter uma boa postura para conseguir realizar seus exercícios.

Quais os benefícios do método Pilates para a postura?

O método Pilates vem ganhando fama com o decorrer dos anos e sempre encontramos novos tipos de benefícios que o método proporciona para o ser humano.

Dentre os principais benefícios, está a melhora da postura, melhora da força muscular, melhora da flexibilidade, melhora da qualidade de vida, melhoria do bem-estar físico, psíquico e emocional, prevenção de lesões, prevenção de problemas relacionados às articulações e outros.

Como o Pilates auxilia na correção postural?

O Pilates é considerado um exercício completo, ou seja, ele trabalha o corpo como um todo, da cabeça aos pés de forma uniforme e eficaz.

Devido a essa característica primordial, o Pilates auxilia muito na melhora da postura, pois para conseguir realizar os exercícios propostos é necessário um perfeito alinhamento das articulações do corpo.

Além dos princípios do método que devem ser seguidos, é necessário que o profissional fique atento à sua movimentação, pois ele lhe orienta durante toda sua aula sobre qual a postura correta em cada exercício e você deverá escutá-lo e seguir suas orientações.

Dessa forma, ao seguir todas as orientações seu corpo passará a obedecer aos comandos que lhe forem ordenados, como alinhamento da coluna e dos ombros.

Exercícios mais comuns para má postura no Pilates

Existem muitos exercícios disponíveis para serem feitos no método Pilates, que vão desde exercícios fáceis, para iniciantes, até exercícios considerados avançados (difíceis).

A seguir citaremos alguns exercícios possíveis de serem feitos nas aulas de Pilates.

Ponte

O clássico exercício de ponte é ótimo para postura, embora visualmente falando ele não pareça trabalhar a postura. Porém, as musculaturas trabalhadas nesse tipo de exercício são as responsáveis por manter a postura ereta como é o caso da musculatura do core e quadris.

Abdominal

Os exercícios abdominais são clássicos e praticados pela maioria das pessoas. Quando realizados de forma correta, são grandes aliados na correção postural, pois tonificam e fortalecem a musculatura do core, que são os músculos que dão sustentação à postura. Existem diversos tipos de variações de abdominais, cada um enfatizando uma fibra da musculatura.

Agachamento

Embora pareça um treino de pernas, o agachamento auxilia muito na correção postural quando bem supervisionado, pois ele deve ser realizado de forma a ter o mínimo de sobrecarga nas articulações possível.

Fortalecimento de extensores de coluna

Os exercícios para a região dorsal (paravertebrais, multífidos, grande dorsal e outros) são essenciais para quem quer ter uma boa postura, pois fortalece a região responsável pela manutenção da postura.

Conclusão

É fato que hoje em dia nós todos precisamos de intervenções para problemas relacionados à postura, pois em menor ou maior grau, toda sociedade apresenta algum tipo de alteração postural.

O grande segredo é procurar um meio de tratamento o quanto antes, para que não venha a surgir problemas mais graves com o decorrer dos anos.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
No items found.
Saiba mais sobre

Má postura: como resolver esse problema com o Pilates?

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.