Pilates
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27/7/2021

Devo fazer Pilates 1x por semana?

Se você está pensando em começar a praticar algum tipo de atividade física, mas ainda está em dúvida quanto a rotina diária a ser seguida, nesse post iremos lhe orientar sobre como os exercícios devem ser praticados semanalmente.

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Devo fazer Pilates 1x por semana?

É fato que todas as pessoas precisam praticar algum tipo de atividade física hoje em dia, pois os empregos e hobbies atuais são relativamente estáticos e monótonos, com isso, nosso corpo está sempre muito parado e na maioria das vezes sobrecarregando algumas articulações e músculos.

Diante disso, precisamos praticar algum exercício físico para manter nosso corpo em movimento, ou seja, nos mantermos com qualidade de vida e saúde.

O que é Pilates?

O método Pilates, como você deve saber, é um método de exercícios que foi criado a bastante tempo, por volta do ano de 1912 na primeira guerra mundial.

O principal objetivo do método é treinar os músculos a fim de torná-los fortes e resistentes, e integrar mente, corpo e espírito para que possamos ter movimentos perfeitos e bem executados.

Os exercícios do método são executados na maioria das vezes com o peso do próprio corpo ou contra a resistência de molas de diferentes espessuras e trações, a fim de trazer equilíbrio muscular.

Qual a história do método Pilates?

A história do método Pilates data de muitos anos, de quando surgiu a primeira grande guerra em 1912.

Um menino chamado Joseph Pilates, criança muito doente com sinais e sintomas de raquitismo e asma, se preocupou com sua condição de saúde e corpo físico e decidiu começar a estudar anatomia, biomecânica e cinesiologia, além de outras matérias relacionadas com o corpo humano.

Após muitos treinos Joseph Pilates se tornou bem definido chegando a trabalhar como modelo anatômico.

Joseph Pilates baseou seu método de exercícios em várias técnicas diferentes, tirando inspiração das artes marciais, yoga, boxe, natação, ginástica e outras.

Quando Joseph foi para a Inglaterra, foi pego pelas forças armadas por ser de nacionalidade alemã e estar em território inimigo. Quando estava confinado no campo de concentração, Joseph praticava seus exercícios todos os dias e ensinava aos seus colegas de confinamento.

Com isso, acredita-se que nem Joseph nem seus companheiros morreram da influenza que assolou o mundo na época.

Ao ver a importância dos exercícios para a saúde, Joseph começou a trabalhar como enfermeiro, reabilitando os soldados feridos da guerra. Ele usava das molas das macas para gerar resistência aos movimentos, fazendo com que os soldados praticassem exercícios mesmo quando ainda estavam acamados.

Após ser liberto, Joseph abriu um estúdio de Pilates em Nova York junto com sua esposa Clara. Nesse estúdio atendia basicamente bailarinos, artistas e atletas profissionais e amadores.

A título de curiosidade, Joseph morreu por complicações respiratórias após inalar fumaça de um incêndio que atingiu seu estúdio.

Quais os benefícios do método Pilates?

O método Pilates apresenta muitos benefícios e faz bem para todas as pessoas que o praticam independente da idade e condição de saúde.

Os benefícios mais comuns de serem encontrados são:

- Melhora da força, resistência e flexibilidade muscular;

- Melhora da postura estática e dinâmica;

- Melhora do condicionamento físico;

- Melhora do equilíbrio e da concentração;

- Reduz quadros de tensão muscular, estresse, fadiga, ansiedade, depressão e insônia;

- Alivia dores musculares ou de outra etiologia;

- Melhora a qualidade de vida e o bem-estar;

- Estimula o bom funcionamento dos órgãos;

- Melhora o condicionamento cardiovascular e vários outros benefícios.

Quantas vezes por semana devo praticar o método Pilates?

O ponto principal desse artigo é discutirmos sobre a periodicidade na prática dos exercícios do Pilates, e o grande segredo é que não existe um consenso na literatura que descreva essa questão.

Alguns estudos mostram que o mínimo para se praticar qualquer atividade física seja de pelo menos duas vezes na semana, mas não existe evidências cientificas que comprovem esse fato.

Logo, acredita-se que você precisa iniciar com as atividades físicas e ir progredindo à medida que melhora, ou seja, você pode começar a praticar as atividades menos dias na semana e ir aumentando gradativamente.

Sabe-se que para pessoas da terceira idade por exemplo, é ideal que ela mantenha uma rotina frequente de exercícios, ou seja, é indicado que faça pelo menos três vezes na semana para que mantenha seu corpo em constante movimentação.

Já os adultos que estão na fase mais produtiva da vida, às vezes não tem tempo para praticar exercícios tantas vezes na semana, logo tem-se a opção de praticar com menos frequência.

O importante é não deixar de praticar, mesmo sabendo que quanto menos vezes realizar as atividades na semana, mais demorados os resultados parecerão.

Em se tratando das crianças, normalmente elas apresentam muita energia e precisam gastá-la de alguma forma, logo também é indicado ao menos duas ou três vezes na semana, a fim de criar uma rotina e adaptação para a prática de atividade física.

Existem resultados ao praticar Pilates 1 vez por semana?

Se você faz parte da equipe que não consegue horário mais de uma vez na semana, fique tranquilo pois você também conseguirá usufruir dos benefícios do Pilates. O único diferencial é que você poderá demorar um pouco mais para observar os resultados que deseja.

Por estar praticando em um período menor, os resultados demoram um pouco mais a aparecer, mas com certeza irão ser observados em algum momento após começar a praticar os exercícios.

O grande segredo é não ficar parado, você precisa estar sempre em constante movimento.

Qual a duração de uma aula de Pilates?

As aulas de Pilates tem duração de cerca de 1 hora, mas tudo depende das condições de saúde do aluno, ou seja, no início, quando o aluno não tem costume de praticar atividade física, ele pode estranhar os movimentos e até mesmo sentir dor ao realizar os exercícios.

Dessa forma, é importante que as aulas sejam adaptadas à realidade do aluno, pois eles podem se sentir frustrados e não voltarem mais às aulas.

Sendo assim, o profissional provavelmente iniciará as aulas com exercícios mais leves e poderá reduzir o tempo de aula se achar necessário, ao menos até o corpo do aluno se adaptar à rotina.

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