Pilates
|
14/1/2022

Emagreça com Pilates

Veja como o método Pilates também pode ser útil para o emagrecimento e perda aquelas medidas que tanto te incomodam! Conte com a Omega4 que te ajudamos!

emagreca-com-pilates

Emagreça com Pilates

Se você procura por um tipo de exercício capaz de queimar calorias e ao mesmo tempo melhorar a postura, com certeza você deve começar a praticar o método Pilates.

Por ser exercícios controlados, concentrados e equilibrados, eles acabam exigindo muito da musculatura o que as tornam mais definidas e desenhadas.

Diante disso, esse tipo de prática pode auxiliar no emagrecimento devido seu alto gasto energético.

A seguir abordaremos um pouco mais sobre o assunto para que você não tenha nenhuma dúvida no momento de escolher qual atividade física praticar.

O que é e qual a história do método Pilates?

O método Pilates consiste em um método com vários exercícios criados para conseguir um perfeito equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Esse equilíbrio traz paz interior e movimentos perfeitos, realizados de forma fisiologicamente correta.

Os exercícios devem seguir fundamental e essencialmente seis princípios: a respiração, a fluidez, a concentração, a centralização, a precisão e o controle.

Ao executar todos os exercícios colocando em ação esses seis princípios, temos movimentos perfeitos, equilibrados e sem nenhum tipo de compensação ou sobrecarga articular ou muscular.

O método foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates, em meados do ano de 1912. Joseph era uma criança muito doente e por esse motivo resolveu estudar anatomia, fisiologia e biomecânica para poder entender melhor o funcionamento dos músculos e assim praticar exercícios a fim de se tornar mais forte, definido e saudável.

Joseph treinou e estudou bastante na casa de um amigo médico e aos 14 anos se tornou um modelo anatômico, pois sua definição muscular era muito grande.

Além dos treinos com os exercícios que criou, Joseph Pilates também praticava yoga, artes marciais, natação, esqui, ginástica, boxe e outras modalidades atléticas.

Quando eclodiu a primeira grande guerra, Joseph estava na Inglaterra e por ser alemão acabou sendo confinado em um campo de concentração, pois foi considerado um inimigo.

Durante seu confinamento, Joseph treinou seus companheiros para que eles se tornassem fortes e resistentes às condições de prisão da época, porém, com a prática dos exercícios, os homens também melhoraram o sistema imunológico e com isso não pegaram nem morreram da influenza que assolou o mundo na época.

Ao verem o poder dos exercícios criados por Joseph, o levaram para outro campo de concentração onde ele reabilitava os soldados feridos pela guerra enquanto eles ainda estavam acamados, pois Joseph utilizava das molas das macas para proporcionar resistência aos movimentos dos soldados.

Após ser liberado do confinamento, Joseph montou seu primeiro estúdio de Pilates em Nova York junto com sua esposa Clara. Nesse estúdio Joseph praticava o método com bailarinos, atores e atletas profissionais e amadores.

Por curiosidade, Joseph Pilates morreu por complicações respiratórias após inalar muita fumaça em um incêndio que afetou seu estúdio de Pilates.

Quais os benefícios do método Pilates?

O método Pilates apresenta muitos benefícios e faz bem para todas as pessoas independentemente da idade e condição de saúde que ela se encontra.

Alguns dos principais benefícios proporcionados pelo método Pilates são:

  • Melhora da força, resistência e flexibilidade muscular;
  • Melhora de problemas articulares, ligamentar e de tendões;
  • Melhora da postura estática e dinâmica (realização das atividades de vida diária);
  • Melhora de quadros de tensão muscular, estresse, ansiedade, fadiga, cansaço, insônia e outros;
  • Alívio de dores crônicas e prevenção de dores agudas;
  • Prevenção de lesões;
  • Melhora do condicionamento cardiovascular;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Melhora da concentração e do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças que praticam o método frequentemente;
  • Melhora da qualidade de vida e do bem-estar;
  • Melhora doenças características da terceira idade;
  • Reduz medidas;
  • Tonifica a musculatura;
  • Melhora a captação de oxigênio por parte dos músculos e órgão e vários outros benefícios.

É possível emagrecer com o método Pilates?

Se você tem dúvidas quanto ao gasto calórico de uma aula de Pilates, nesse artigo iremos lhe mostrar que é perfeitamente possível queimar calorias em 1 hora de treino.

Apesar de não ser o principal objetivo do método, o Pilates pode ajudar no emagrecimento saudável de qualquer pessoa, basta que ela siga algumas dicas como: rotina, periodicidade, alimentação controlada e balanceada e outras formas de disciplina para se alcançar os objetivos.

Alguns estudos afirmam que uma pessoa de 55 kg pode perder até 191 calorias em uma hora de treino em exercícios de nível iniciante. Pessoas de 58 kg podem perder 256 calorias, uma pessoa de 68 kg pode perder até 288 calorias e as pessoas com aproximadamente 72 kg podem perder até 386 calorias em uma hora de treino.

Vale lembrar que esses cálculos foram feitos com o Pilates solo em nível iniciante.

Caso a pessoa esteja em um nível intermediário ou avançado nos treinos de Pilates, os estudos afirmam ser possível queimar 360 calorias em uma hora para uma pessoa de 55 kg e 492 calorias por hora para uma pessoa com peso aproximado de 68 kg.

Embora saibamos que o principal objetivo do método não é emagrecer, o fato de associar todos os princípios do método ajuda o organismo a se realinhar, sendo assim, define a musculatura e ao defini-la reduz as medidas necessárias.

Quanto tempo preciso praticar para obter bons resultados?

Para que você consiga bons resultados com o método Pilates, não existem consenso na literatura que informe a periodicidade que o método deve ser praticado. Porém, todos sabemos que para se conseguir alcançar os objetivos, você precisa ter disciplina e comprometimento.

Os treinos diários são realizados em um intervalo de uma hora por dia e a frequência semanal pode variar entre 1 e 5 vezes por semana.

Além disso, você precisa ter em mente que quanto mais vezes na semana você praticar, mais rápidos os resultados irão chegar. Associado a isso, você precisa ter comprometimento e disciplina ao realizar os exercícios, pois assim você conseguirá emagrecer ainda mais rápido e de forma saudável.

Conclusão

Embora o principal objetivo do método não seja o emagrecimento, podemos afirmar que é possível sim emagrecer praticando o Pilates, pois a correta execução dos exercícios pode definir a musculatura e com isso reduzir medidas em áreas estratégicas do nosso corpo.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saiba mais sobre

Emagreça com Pilates

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.