Pilates
|
27/7/2021

Como ter uma boa alimentação antes das aulas de Pilates?

O momento de ir para a aula de Pilates é sempre uma dúvida cruel entre os praticantes do método, pois eles nunca sabem se devem ir com a barriga cheia ou vazia. Mas como se alimentar para a aula?

boa-alimentacao-antes-das-aulas-de-pilates

Como ter uma boa alimentação antes das aulas de Pilates?

Diante de tais dúvidas, esse artigo irá lhe orientar e dar dicas de alimentação saudável para ser adaptada à sua rotina. Fato é que, todos sabemos que a alimentação deve ser equilibrada e balanceada para que os benefícios do método Pilates sejam alcançados.

O que é o método Pilates?

O método Pilates, é um método com vários exercícios que têm o objetivo de integrar corpo, mente e espírito. São exercícios complexos e que representam fielmente os movimentos fisiológicos e corretos do corpo humano.

Foi desenvolvido por Joseph Pilates, um alemão que era muito doente, apresentando sinais e sintomas de raquitismo e asma. Diante disso, estudou e inventou os exercícios para melhorar sua condição de saúde, tirando referências de algumas técnicas que praticava como natação, ginástica, artes marciais, boxe, esqui e dança.

Porém, o método só ganhou fama quando Joseph foi para Inglaterra e foi preso em um campo de concentração por ser alemão, no auge da primeira guerra mundial.

O método ganhou fama pois Joseph começou a treinar seus colegas de confinamento, a fim de torná-los mais fortes e resistentes às condições da prisão. Quando surgiu a influenza que assolou o mundo, Joseph e seus colegas não pegaram a doença, logo não morreram.

Com isso, viram que os exercícios eram eficazes e Joseph começou a trabalhar como enfermeiro para curar os soldados feridos e mutilados pela guerra. Sendo assim, Joseph cuidava dos soldados quando os mesmos ainda estavam acamados, utilizando das molas das macas existentes na época.

Após esse episódio, seu método ganhou fama e Joseph abriu seu primeiro estúdio em Nova York, junto com sua esposa Clara. No estúdio, Joseph praticava seu método com bailarinos, artistas de circo e/ou teatro, boxeadores, atletas e outros.

O que é uma boa alimentação?

Muitas pessoas acreditam que é difícil ter uma alimentação saudável, pois dizem que as coisas são muito caras, mas nesse artigo podemos afirmar que ter uma alimentação balanceada e equilibrada é algo totalmente possível para todas as pessoas.

Ter uma alimentação saudável é ter uma variedade de nutrientes em suas refeições, ou seja, poder integrar em sua alimentação as proteínas, os carboidratos, as fibras, os lipídios, as vitaminas, os sais minerais e outros.

Outro fator que determina uma boa alimentação é a rotina de horários, pois devemos nos alimentar no máximo de 3 em 3 horas como determina os nutricionistas.

O que compõe uma boa alimentação? Dicas de como manter uma boa alimentação

Como dito anteriormente, uma boa alimentação é composta por todos os nutrientes de forma bem definida e dividida.

Dessa maneira, devemos manter em nossa rotina a ingestão correta de proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, lipídios, carboidratos e muita água.

A seguir abordaremos algumas dicas de como manter uma boa alimentação em sua rotina:

  • Beba bastante água, pois mesmo os alimentos sendo ricos em água precisamos da mesma de forma pura e potável;
  • Evite colocar muito sal assim como açúcar. Uma boa dica é tentar substituir o açúcar por exemplo por outro tipo de adoçante, como a açúcar mascavo;
  • Evite alimentos industrializados;

Como manter uma rotina de alimentação adequada antes e depois das aulas de Pilates?

Se você vai começar uma rotina de exercícios deve se atentar para a alimentação, pois a mesma deve ser balanceada e equilibrada.

Antes das aulas, você nunca deve comer itens fortes, pesados ou muito gordurosos, ou seja, alimentos de digestão lenta, pois os exercícios propostos pelo Pilates são exercícios que utilizam muito a contração dos músculos da região abdominal.

Dessa forma, antes das aulas é indicado que você se alimente com alimentos leves como iogurtes, frutas ou sucos naturais, tapiocas ou castanhas.

Outra dica importante tanto para o pré-treino quanto para o pós-treino é a ingestão de bastante água, pois devemos ingerir no mínimo 2 litros por dia.

O que comer antes de ir às aulas de Pilates?

Os itens que você irá se alimentar antes de ir para a aula de Pilates, depende muito de qual horário será sua aula, pois as variações nos horários influenciam muito na produtividade e aproveitamento dos exercícios.

Se você for treinar no início da manhã, tente tomar seu café por volta de 40 minutos a 1 hora antes da aula. Seu café da manhã pode incluir frutas como banana, mamão, morango, pêssego e outras, sucos das mesmas frutas ou vitaminas batidas com leite e algum cereal, iogurtes naturais puros ou com algum tipo de fruta, ovos mexidos, pão integral e outros itens de sua preferência que tenham digestão rápida.

Já se você for treinar no final da manhã, seu lanche pode ser realizado 30 minutos antes da aula e pode ser composto por frutas, iogurte natural ou a associação de ambos.

Para as aulas marcadas no início da tarde, a alimentação deve acontecer cerca de 2 horas antes da aula, pois normalmente a refeição do almoço é um pouco mais pesada. Porém, você não deve comer itens muito pesados ou gordurosos e até mesmo evitar os produtos enlatados e industrializados.

Nos demais horários no decorrer da tarde, você pode optar por lanches rápidos realizados no máximo 30 minutos antes da aula. Os lanches podem ser: pão integral, iogurte natural com frutas e cereais como granola, frutas, sucos, batata doce com frango, barra de cereais sem adição de açúcares e outros.

A alimentação influencia nos ganhos com o método Pilates?

Uma boa alimentação influencia muito nos ganhos obtidos com o método Pilates, pois quando associamos as duas coisas, temos melhorias mais evidentes e em menor tempo.

É cientificamente comprovado que as pessoas que treinam e têm uma boa alimentação conseguem resultados mais rápidos e duradouros.

Conclusão

Diante de tais informações, podemos concluir que a alimentação balanceada e equilibrada é a chave para o sucesso quando associada com a prática de alguma atividade física, como o Pilates por exemplo.

Dessa forma, você deve procurar por um nutricionista para que ele lhe oriente sobre quais os melhores alimentos para seu organismo e seus objetivos com o treino.

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
No items found.
Saiba mais sobre

Como ter uma boa alimentação antes das aulas de Pilates?

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.