Massagem Terapêutica
|
25/2/2021

Descubra tudo sobre o Shiatsu!

Entenda tudo que você precisa saber sobre o Shiatsu: os princípios, como a massagem terapêutica funciona, os pontos que são trabalhados, os principais benefícios e muito mais!

shiatsu

Descubra tudo sobre o Shiatsu!

A massagem traz incríveis benefícios corporais para quem a realiza com frequência, funciona como um estilo de terapia, que alivia tensões corporais, estimuladora do corpo, além de ser incrível para relaxar a mente e liberar o estresse. E neste texto, conheça tudo sobre o Shiatsu!

A técnica de massagem Shiatsu vai buscar o fundamental equilíbrio entre o corpo e a sua mente. O nome “Shiatsu” já explica com seu significado: “pressão com os dedos”, como funciona essa massagem. Mas, não é realizada apenas com a pressão apenas dos dedos, mas do cotovelo, joelhos, e mãos sobre os pontos específicos de acupuntura.

É realizada aplicando pressão em determinados pontos corporais, pressionando os polegares, dedos, palmas da mão em áreas específicas com o intuito de liberar pontos concentrados, carregados, e com dores e tensões. Dessa maneira, irá concertar devidas perturbações corporais internas. E assim, é eficaz na melhoria da saúde e bem estar, e até no auxílio de tratamentos.

O Shiatsu é um estilo de massagem é realizado com bases da medicina oriental, com foco em equilibrar a fluidez da energia vital do corpo, e dessa maneira, proporcionando ao organismo a forma de eliminar doenças e excretar fluídos prejudicadores de uma forma espontânea e leve.

Quais os princípios do Shiatsu?

A prática do Shiatsu utiliza métodos de pressão, fricção, vibração, pinçamento e imposição dos dedos e mãos em determinados pontos e, vai se utilizar também de movimentos de articulações e manipulação de estruturas músculo-esqueléticas. Tudo isso é realizado para melhorar a circulação energética do paciente e a sua consciência corporal e sobre si, com os os métodos do Shiatsu de regular, purificar, aquecer, tonificar o corpo.

Além disso, o Shiatsu melhora o funcionamento metabólico e irá aumentar imunidade, evitando doenças. Pois, proporciona a homeostase natural, psíquica e energética. Sendo assim, o Shiatsu é uma técnica terapêutica conhecida por auxiliar na prevenção de enfermidades e no tratamento de doenças.

Essa terapia oriental, trabalha com o conceito de que a cura deve ser feita por meio da doença. Ou seja, vai procurar pelo fenômeno que está gerando essa enfermidade, no corpo do paciente, e assim irá tratar esses pontos e fatores.

Lembrando que, cada paciente é único, e cada tratamento é feito com sua individualidade. Mas, uma coisa é certa na primeira sessão todos os pacientes já sentem o alívio corporal que a massagem do Shiatsu traz.

O Shiatsu irá relacionar esses costumes das massagens orientais, com a Teoria dos Meridianos (da medicina tradicional japonesa) - que revela a fonte de linhas pelo copo que irão se interligar a locais mais sensíveis ao toque, e dessa maneira, à pressão, assim a função do Shiatsu é provocar com seus toques relaxamento, equilíbrio e bem-estar no corpo.

O Shiatsu é terapêutico? Por quê?

Para a Medicina Oriental, os pontos com dores do corpo, são áreas de bloqueio da energia vital e geram desarmonia energética. Em certos momentos, o excesso de alguns meridianos e em outras o seu déficit, causam enfermidades no corpo.

Ademais, o Shiatsu atua terapeuticamente como medicina preventiva, com a intenção de harmonizar a força vital do corpo, deixando energeticamente estável, e dessa forma, saudável, sem a necessidade de uso de medicamentos, de forma natural.

Todos esses benefícios do Shiatsu estão ligados a teoria de que o corpo é totalmente energético, com fontes que transportam energia vital (chamada ki) e distribuída pelos meridianos (segmentos específicos do corpo, como canais de energia).

Explicando os corpos energéticos, percebe-se que o Shiatsu trabalha no equilíbrio, descobrindo os pontos de desequilíbrio de energia, podendo ser o acúmulo, jitsu, ou o déficit, kyo.

Ao encontrar esses pontos, e regulá-los, o equilíbrio energético gera a melhora da saúde física, emocional e preventiva. Pois, as perturbações no fluxo energético desencadeiam doenças e dores.

Então, no Shiatsu os terapeutas irão agir nos meridianos, pressionando esses pontos para liberar o reequilíbrio do fluxo energético que está gerando essa enfermidade ou dor, regulando o equilíbrio corporal, gerando a auto-regulamentação corporal, imunidade, fortalecimento, saúde e disposição.

Dessa forma, atuando como medicina preventiva, uma terapia complementar focada na saúde do corpo.

Como funciona o Shiatsu?

A massagem Shiatsu é um método terapêutico cheio de benefícios para eliminar o estresse físico e melhorar as dores musculares, a postura e gerando um alto relaxamento corporal.

Essa massagem terapêutica deve ser realizada por especialistas com formações especificas, e irá ser feita por meio de pressões em pontos específicos do corpo, por meio dos dedos, palma das mãos, ou até os cotovelos, para desse modo a acalmar os pontos de desequilíbrio e tensão, gerando o relaxamento do corpo.

A técnica terapêutica do Shiatsu é realizada com o paciente deitado e o terapeuta irá utilizar óleos essenciais no corpo do paciente, para o auxílio da terapia. O terapeuta irá realizar uma série de massagens com pressão, começando a tratar os pontos em desequilíbrio, promovendo a pressão em pontos específicos do corp e ao longo de meridianos do corpo, usando os polegares, palmas das mãos, gerando ritmo e modulando, para dessa forma, equilibrar a energia vital, proporcionando o alivio de tensões musculares e dores.

Além do mais, com suas técnicas de manipulação, alongamento de músculos, tendões e juntas, a pressão realizada nesses músculos tensos e com diversos tipos de dores, vai sendo melhorada com a promoção do auxílio na circulação do sangue e do linfa e gerando assim, o relaxamento do sistema muscular e nervoso.

Benefícios do Shiatsu

A técnica terapêutica do Shiatsu traz com o seu uso diversos benefícios diretos e indiretos, além de proporcionar o equilíbrio da energia vital do corpo, vai atuar no auxílio da saúde física, na prevenção de enfermidades e principalmente alinhar o corpo e a mente, de forma holística.

Veja agora alguns dos benefícios da massagem terapêutica Shiatsu:

  • Correção da postura corporal;
  • Melhora da circulação sanguínea e linfática;
  • Melhora das tensões corporais e dores musculares;
  • Proporciona a retirada de toxinas, promovendo relaxamento, equilíbrio, harmonia do corpo e melhor disposição, saúde e bem estar;
  • Gera o equilíbrio do fluxo energético corporal;
  • Tratamento preventivo de saúde, por melhorar a imunidade;
  • Auxilio no tratamento de doenças;
  • Melhora das dores de cabeça;
  • Diminuição do estresse corriqueiro;
  • Melhoria da sensação de bem estar, saúde emocional e estresse.

É indicado que essa massagem seja realizada apenas por especialistas, pois usa de técnicas que necessitam de formação específica, utilizando métodos de pressão sobre o corpo, para aliviar tensões e gerar esses benefícios.

Quais doenças o Shiatsu pode ajudar no tratamento?

Devido a sua técnica de massagem terapêutica, o Shiatsu vai tratar diversos pontos específicos desregulares no corpo. Assim, o Shiatsu pode ser introduzido como auxilio complementar no tratamento de diversas doenças que o paciente possa sofrer, pois irá atuar direto na sua complicação, e gerando o alivio e relaxamento ao paciente.

Algumas das complicações que o Shiatsu ajuda no processo de cura:

  • Dores em geral, como musculares, nas costas e tensões;
  • Doenças pulmonares: amenizando as crises de rinite e sinusite;
  • Ajuda nas hérnias de discos, ou até em dores de fraturas vertebrais;
  • Alivia dores das cólicas menstruais;
  • Trabalha com o equilíbrio da saúde mental, ajudando assim na depressão, ansiedade, síndrome do pânico;
  • Regula sua relação com o seu corpo, seu bem estar, assim auxiliando nos problemas com a autoestima;
  • Previne o surgimento de varizes;
  • Auxilia no tratamento contra a insônia, distúrbios com o sono, e os vários fatores que a geram;
  • Contribui no tratamento contra doenças renais, incontinência urinaria.

Quais as contraindicações para o Shiatsu

Como dito anteriormente, a técnica é uma grande aliada no tratamento de diversas doenças, todavia, como qualquer outro tratamento, em alguns quadros específicos ela é contraindicada, pois, seus métodos de pressão podem atrapalhar outros processos do corpo.

Veja a seguir alguns casos contraindicados:

  • Se o paciente estiver com infecções;
  • Doenças contagiosas;
  • Câncer;
  • Quadro de febre alta;
  • Pacientes com osteoporose;
  • Pacientes com edemas, fraturas, ou quadros graves de varizes;
  • Pacientes com cirurgias há pouco tempo realizadas;
  • Pessoas com tratamentos de inflamações internas graves;
  • Pacientes grávidas: apesar da técnica gerar o alívio de diversas dores musculares, melhora da circulação e o inchaço corporal, sua técnica devido a pressões fortes que podem ser feitas ao longo do corpo, podem acarretar em problemas na gestação, principalmente nos 3 primeiros meses, desse modo, é bom procurar por uma opinião de profissionais qualificados  na técnica.
SOBRE A MASSAGEM OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Massagem impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer a melhor Massagem de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados.
Saiba mais sobre

Descubra tudo sobre o Shiatsu!

E receba mais conteúdos relacionados a Massagem!
Obrigado! Fique de olho no e-mail, pois você receberá conteúdos em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form.