Massagem Terapêutica
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17/6/2021

Como relaxar os pés doloridos?

Você quer saber como relaxar os seus pés doloridos? A Omega4 trouxe um conteúdo completo sobre as potenciais causas e soluções para esse problema tão recorrente! Vem deixar os seus pés relaxados!

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Como relaxar os pés doloridos?

As dores nos pés podem ser causadas por diversas patologias e em qualquer faixa etária. Embora seja algo que atinja mais os adultos, homes e mulheres estão sujeitos a sentirem esse incômodo.

Essa dor é daquelas que não nos permite ignorar e pode ocorrer após um longo dia de trabalho. Principalmente no caso das mulheres que, muitas vezes, utilizam salto alto durante um longo período.

Neste conteúdo, vamos lhe ajudar a descobrir como relaxar os seus pés doloridos e fazer disso uma maneira de melhorar o seu dia com um pouco de relaxamento e alívio de dor nos calcanhares e pés em geral.

O que pode causar a dor nos pés?

A principal causa de dor no calcanhar é a fascite plantar que, em alguns casos, pode até irradiar para o pé. Trata-se de uma inflamação da fáscia plantar que, por definição, é uma banda espessa e fibrosa na parte inferior do pé que vai desde o osso do calcanhar até os dedos do pé.

Seu principal sintoma é a dor no pé que é sentida com mais força quando pisamos no chão para caminhar, contudo também pode ser sentida em repouso.

É sentida como uma “pontada” toda vez que o pé é colocado no chão, mas em casos mais graves pode ser tão intensa que o doente não possa colocar o pé no chão de tanta dor.

Ao caminhar, a dor tende a aliviar, mas se ficar muito tempo de repouso ou permanecer por um longo período de pé, a dor chega a intensificar.

De qualquer maneira, a dor é mais intensa se permanecemos por um longo período sentados e damos alguns passos depois. Essas dores são agravamos se subimos as escadas, mas em geral tendem a diminuir ao longo do dia conforme realizamos atividades rotineiras.

O joanete é mais frequente em pés adultos e incidem majoritariamente no sexo feminino devido ao uso excessivo de sapatos de salto alto como os de bico fino, por exemplo.

Essa patologia tende a piorar com o passar do tempo e um de seus principais sintomas é a dor no pé que, a depender do grau da deformidade, pode ir de tranquila a intensa.

Embora muitos joanetes sejam assintomáticos, o aparecimento da dor pode ser decorrente da evolução da deformidade ou algum outro fator desencadeante.

Popularmente conhecida como gota, a artrite gotosa é uma patologia reumática inflamatória que é caracterizada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações.

É comum que a dor seja na base do dedão do pé, o que a assemelha ao joanete. Contudo, esta é mais frequente em mulheres no pós-menopausa e nos homens na idade adulta.

Caracterizada pela alteração das articulações, o reumatismo pode ter como um de seus sintomas a dor nos pés.

A causa das dores na parte final do tendão de Aquiles ou na parte posterior do calcanhar que, geralmente, pioram ao movimentar os pés para cima, é a tendinite ou bursite do calcâneo.

Nesse caso o tendão fica mais rígido depois de algum um certo tempo de repouso e tende a ficar mais maleável com os movimentos e a mobilização. Pode surgir quando se realiza a troca do salto alto de uso habitual pelo tênis para realizar uma longa caminhada.

Ainda mais comum do que você pode imaginar, durante a gravidez também é bastante comum que muitas mulheres sintam muita dor nos pés.

Isso está relacionado com o aumento do peso, dificuldade de retorno ventoso, má circulação sanguínea e inchaço das pernas e pés que acabam deixando-os muito doloridos, principalmente no final do dia.

Quais sapatos eu deveria evitar?

De maneira geral, considerando que você passará boa parte do dia em pé ou sentado, o ideal é que você opte por calçados que sejam confortáveis e macios.

Rasteirinhas e sandálias de tiras são as grandes vilãs das dores nos pés visto que não fornecem suporte algum para o seu calcanhar. Embora seu uso não esteja proibido, opte por elas apenas se você for passear na orla da praia ou quando for fazer uma ida rápida à padaria. Seu uso prolongado aumenta o risco de dores nas solas dos pés, na lombar e de tendinite plantar.

Os amados salto agulho são muito prejudiciais para os pés. O uso diário desse modelo causa dores não somente nos pés, mas também nas pernas, nos quadris e até mesmo na coluna.

Seu uso diário é prejudicial, mas se não tiver como fugir do salto agulha, opte por palmilhas de gel que, além de absorver o impacto do calcanhar, proporcionam conforto para as áreas mais sensíveis dos pés.

Como as sapatilhas não tem apoio e mantém os pés soltos, acabam por aumentar o risco de dores e inflamações crônicas nos pés. Por isso, se possível, opte por modelos com sola grossa e pouco salto, dessa forma você alivia a pressão no calcanhar e na coluna.

A fim de evitar que o seu pé acabe escapando da sapatilha, a dica é utilizar o protetor de bolhas. Dessa forma você proporciona ajuste e calce perfeitos e, de quebra, ainda previne possíveis machucados no calcanhar.

Mas como posso relaxar os meus pés doloridos e cansados?

As dores nos pés podem, inclusive, nos impossibilitar de andar por um longe período já que nos causa grande incômodo. Embora pareça, não é fim do mundo! Existem diversas maneiras de resolver este problema.

A primeira – e mais rápida - opção, é optar por um podólogo ou uma casa de massagem para relaxar os seus pés. Contudo, em tempos de pandemia como o que estamos vivendo, se faz necessário realizar esse tipo de procedimento de uma forma mais alternativa, buscando nos livrar da dor por conta própria!

Nesse caso, recomendamos que você realize um escalda pés. É algo muito fácil e que proporciona uma grande sensação de alívio e bem-estar!

Como fazer um escalda pés?

  1. Em uma bacia com um pouco de água quente, adicione duas colheres de sal grosso;
  2. Descanse seus pés na bacia por quinze minutos;
  3. Seque-os e espalhe um pouco de óleo de amêndoas por todo o pé.

Para potencializar o escalda pé, realize uma massagem após todo esse processo. Dessa forma você permite que seus músculos relaxem ainda mais.

Se não houver ninguém para fazer a massagem para você, não precisa se preocupar! Trouxemos algumas informações que vão te ajudar a realizar uma massagem corretamente nos seus pés para aliviar as suas dores!

Como relaxar os pés doloridos através da automassagem?

Fazer massagem nos pés é uma das melhores maneiras de relaxar os pés doloridos e, quando não temos alguém para nos ajudar nessa missão, precisamos fazer por conta própria!

Para realizar corretamente a sua automassagem, é necessário que você esteja sentado com pernas e pés cruzados. Dessa forma fica mais fácil aplicar os óleos essenciais e realizar a massagem!

Passo-a-passo da automassagem nos pés doloridos

  1. Faça uma ligeira pressão com a ponta dos seus dedos na sola do seu pé. Procure começar na planta do pé até que finalmente chegue ao calcanhar. Realize esse movimento durante um minuto e meio;
  2. Com o dedão da mão contra a sola do pé, aplique uma pressão maior e deslize a ponta dos seus dedos até o calcanhar. Repita esse movimento até sentir que o pé está mais relaxado;
  3. Segure um de seus dedos do pé com a mão e faça uma pressão relativamente leve, realizando movimentos circulares;
  4. Segure todos os dedos do seu pé, dobre-os para frente e mantenha nessa posição por uns trinta segundos. Em seguida, dobre os dedos para trás e mantenha por mais trinta segundos. Dessa forma você ajuda a soltar os músculos tensos dos dedos.

Outra dica que consideramos excelente para se livrar dos pés inchados é colocar uma almofada alta por baixo dos pés, deixando-os um pouco mais elevados que o seu corpo.

Realize esse procedimento sempre que se deitar em algum lugar confortável para dormir ou descansar. Essa prática melhorará a sua vida, visto que essa posição ajuda a drenar o excesso de líquido, diminuindo o inchaço e deixando suas pernas mais leves.

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