Esmaltação e Manicure
|
26/11/2020

Unha fraca nunca mais!

Você quer conhecer as principais dicas para nunca mais ter unhas fracas? Veja mais!

unha-fraca-nunca-mais

Unha fraca nunca mais!

Unha fraca nunca mais!

As unhas tem importância como órgão funcional e estético. A unha é formada basicamente de queratina, mas há também componentes como proteínas, enxofre e cálcio. Apresenta crescimento médio de 0,1 mm/dia nas mãos, sendo mais lento nos pés. Unhas em boas condições podem ser muito atraentes e refletem a saúde das mãos.

Mantenha a cutícula sempre hidratada. Para isso, esfolie semanalmente e hidrate diariamente. A cutícula não deve ser retirada por completo.

Ela forma uma barreira protetora contra a invasão de micro organismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula.

Para amolecer a cutícula, aplique um creme específico e coloque a mão de molho na água morna por cinco minutos. Depois, empurre com uma espátula e só se aventure com o alicate se tiver prática. Na hora de lixar, o formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade.

O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas. Limpe qualquer eventual sujeirinha e Use a lixa de polimento para dar brilho nas unhas.

Conheça a terapia mais relaxante de todas: Shiatsu

Ter as unhas fracas, que quebram e lascam com muita frequência, pode ser comum, mas não é normal e merece investigação. Elas podem ser sintoma de um desequilíbrio no organismo, da falta de algum nutriente na alimentação ou de hábitos prejudiciais.

Os principais sinais do problema são unhas finas, que descamam com facilidade, têm aspecto poroso e apresentam manchas e irregularidades, além de ficarem mais vulneráveis ao ataque de fungos.

As unhas frágeis podem ser um sintoma de alguma doença, como o hipotireoidismo, a anemia ou a resistência à insulina e o diabetes. Por isso, é importante procurar um médico se as quebras forem muito frequentes. O estado delas também pode indicar que serviram de porta de entrada para infecções por fungos, vírus ou bactérias.

Outro motivo para as unhas quebradiças está na alimentação. A baixa ingestão de proteínas e vitaminas pode ser uma das causas do problema. “As unhas são feitas de queratina, que é uma proteína.

Por isso, é importante consumir alimentos com bons níveis de proteína, como ovo, peito de frango, amêndoas, brócolis, carne e peixe”, diz o médico. Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia também ajuda a manter as unhas hidratadas e resistentes.

A falta de selênio e de ferro pode estar por trás das unhas fracas. A carência de zinco também deixa as unhas quebradiças e com manchas esbranquiçadas. Mas não tome nenhuma vitamina por conta própria. Procure a orientação de um médico, que vai pedir os exames necessários e indicar o que você deve tomar e por quanto tempo.

Alguns hábitos diários costumam ser a causa principal para as unhas fracas e também são os mais fáceis de mudar quando se quer tê-las resistentes.

Método pra tirar você da preguiça: Pilates!

O uso constante de esmaltes e removedores de esmaltes que contenham tolueno, roer as unhas e retirar completamente as cutículas são os fatores mais comuns, as cutículas têm função de proteção e impedem a passagem de água e outras substâncias nocivas para dentro da matriz, que é a fábrica da unha.

O que você pode fazer para evitar o enfraquecimento das unhas:

1. Equilibre a alimentação, caprichando no consumo de proteínas.

2. Não use esmaltes e removedores à base de tolueno.

3. Evite a exposição a produtos químicos.

4. Hidrate as mãos e as unhas diariamente.

5. Evite tirar as cutículas.

6. Dê uma pausa de, pelo menos, dois dias entre uma esmaltação e outra.

7. Use uma base específica para fortalecer as unhas.

8. Diminua o contato das mãos com detergentes.

9. Evite roer as unhas.

A fraqueza das unhas é um problema que muitas mulheres enfrentam e que pode ser ocasionado por diversos motivos. Muitas já tentaram todas as receitas conhecidas, mas as unhas continuaram quebradiças. Encontrar o motivo da fraqueza é o primeiro passo para tratá-la. O motivo pode variar desde o uso constante de produtos químicos (como detergentes) a problemas alimentares (como falta de vitaminas).

Como deixar sua unha forte e resistente

Use um esmalte adequado (aquele que não tenha ingredientes corrosivos ou que não cause alergia na pessoa). Produtos como o tolueno e o formaldeído são compostos químicos que estão na composição do esmalte e algumas pessoas podem ser alérgicas. Use luvas antes de qualquer atividade doméstica.

Uma dieta rica em proteína, nutrientes e oligo elementos é muito importante para mantê-las em ordem. Um mineral que jamais pode faltar é o zinco, que é essencial para saúde das unhas. Use bases fortalecedoras formuladas especialmente pelo dermatologista, que tem em sua composição carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino.

Beleza pura, sem cravos e espinhas: limpeza de pele!

Consuma alimentos que contenham zinco, enxofre, cálcio e silício, esses minerais são excelentes para as unhas. Mantenha suas unhas sempre hidratadas.

Dicas caseiras para fortalecer as unhas

Receita 1:

1. Azeite de oliva

2. 5 gotas de limão

Misturar levemente e aplicar com um palitinho sem ponta, empurrando delicadamente a cutícula. Passar esta mistura por cima das unhas, em volta da cutícula, embaixo das unhas junto à pele dos dedos, abundantemente. Usar a noite, durante 7 dias.

Receita 2:

1. Um vidro de base incolor

2. ½ alho picado

3. Um cravo da índia

É só colocar tudo dentro da sua base, dar uma misturada com o próprio pincel, e pronto! Base feita… É tão simples que parece que o único efeito que terá é o cheiro do alho, mas pode ter certeza que sua unha não ficará com cheiro. Passar a base nas unhas durante 2 semanas. Saiba mais aqui. Você também pode colocar 3 gotas de óleo essencial de cravo e 3 gotas de óleo essencial de copaíba na sua base incolor.

Bases Fortalecedoras

A forma mais simples e rápida para solucionar o problema das unhas fracas e quebradiças é utilizando bases e óleos fortalecedores. Para que suas unhas não lasquem e não quebrem com facilidade é preciso aplicar produtos que sejam eficientes e combatam a fragilidade das unhas.

Os fortalecedores de unhas promovem força e crescimento das unhas, removem o amarelado e diminuem as manchas esbranquiçadas.

Com essa mania de pintar as unhas o tempo todo surge também os problemas.

Mas pintar as unhas toda semana não faz mal nenhum, desde que você tome os devidos cuidados. A saúde das unhas é um indicador do estado geral de saúde, pois determinadas anomalias das unhas podem indicar problemas de saúde. Por isso, é importante estar alerta às unhas. A reclamação mais comum com as unhas é que elas ficam quebradiças.

As unhas dos dedos das mãos tornam-se quebradiças porque fica muito secas o que faz com que fiquem rígidas e se quebrem com facilidade ou porque estão úmidas demais o que as deixam macias com tendência a se partir.

Muitas pessoas não cuidam das unhas como deveriam. As unhas podem se tornar muito secas e se dividirem nas pontas se for expostas ao calor seco, detergentes, produtos químicos, acetona ou removedores de esmalte em excesso.

Além de cutículas hidratadas, as mãos também merecem atenção especial. O contato direto com produtos de limpeza, pó, poluição e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e, consequentemente, que as unhas fiquem fracas e quebradiças.

Uma boa solução é usar um creme hidratante, pois ao mesmo tempo que hidrata intensamente, cria uma película protetora contra os agentes externos nocivos à pele e às unhas. Ao realizar trabalhos domésticos ou de jardinagem, proteja as mãos com luvas e hidrate intensivamente ao final do trabalho.

Qual a função da base para as unhas?

As bases protegem as unhas e evitam que o esmalte fique em contato direto com a pele.

As bases preparam a superfície das unhas para receber o esmalte. Usa-se base para melhorar a fixação do esmalte, facilitar a sua aplicação e ainda proteger a unha dos corantes contidos no esmalte, e que são potencialmente causadores de manchas.

Algumas bases têm também componentes que tratam as unhas deixando-as fortes e bem nutridas. Sempre que for fazer as unhas, nunca deixe de usar base antes de passar o esmalte.

O óleo secante tem a função de ajudar o esmalte a secar mais rapidamente, evitando que o esmalte seja borrado ou que se criem bolinhas. Protege contra poeira, arranhões e borrões, mantendo a beleza e o brilho do esmalte por mais tempo. Geralmente os óleos são ricos em minerais e possuem características reparadoras e protetoras que suavizam e nutrem a unha.

Removedores de esmalte

Os removedores sem acetona são ótimos e não ressecam as unhas como a acetona faz. Além disso, deixam a pele com aparência hidratada, e as unhas brilhantes — com a mesma eficiência de qualquer acetona ao retirar o esmalte.

Além de não ressecarem as unhas, os removedores evitam que as unhas se tornem esbranquiçadas e quebradiças.

O segredo para conseguirmos nos afastar dos alicates de vez é hidratação! Passar hidratantes, óleos e pomadas evita que as cutículas fiquem ressecadas e arrepiadas. A hidratação ajuda as cutículas a ficarem mais comportadas. Isso ajuda não só as cutículas, mas também no crescimento das unhas, proporcionando unhas fortes e saudáveis.

A mulher brasileira cresceu ouvindo que unhas bem feita são aquelas bem cutiladas, que conferem aspecto mais delicado às mãos. No entanto, especialistas afirmam que remover esta é um ato prejudicial à saúde, já que a ela é a nossa primeira barreira imunológica, impedindo que agentes externos entrem no nosso corpo e provoquem doenças.

Ou seja: o corpo enxerga esta ação como uma agressão. Ou seja, é um mau hábito pra saúde, mas com forte herança cultural. Tirar ou não a cutícula é, claro, decisão de cada uma. Eu acho que, antes de retirar, vale a pena sim investir nesses procedimentos de higiene e beleza, e não tirar suas cutículas para manter suas unhas saudáveis.

Gostou? Vamos agora com todas as informações cuidar de nossas unhas, tornando-as bonitas e saudáveis!

SOBRE A MANICURE OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Manicure impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer a melhor Manicure de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não existem conteúdos relacionados.

Quer receber mais conteúdos sobre Manicure?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.