Esmaltação e Manicure
|
26/11/2020

Sua unha é muito fraca?

Você acha que sua unha é muito fraca? Veja como consertar isso!

sua-unha-e-muito-fraca

Sua unha é muito fraca?

Sua unha é muito fraca? Saiba como fortalecer!

Para fortalecer as unhas fracas e quebradiças o que se pode fazer é usar uma base fortalecedora de unha, proteger as mãos diariamente com luvas durante as tarefas domésticas ou aumentar o consumo de alguns alimentos, por exemplo. As unhas fracas podem ser facilmente tratadas, e o seu tratamento pode envolver mudanças nos hábitos alimentares, bons hábitos de higiene e pequenos cuidados diários com as unhas, porém os resultados esperados podem levar algum tempo a ser atingidos, sendo necessário que cuide diariamente das suas unhas.

O enfraquecimento das unhas pode ser causado por diferentes fatores, sendo muitas vezes causado por hábitos prejudiciais para a unha, como roer as unhas ou colocar as unhas em contato com produtos químicos, como o detergente, sem as proteger, ou pela carência de algumas vitaminas na alimentação. Assim, para deixar as suas unhas mais fortes e bonitas existem algumas dicas que pode seguir como:

Antes de aplicar o esmalte nunca esqueça de uma boa base.

A base não deve ser dispensada antes do esmalte, pois, além de proteger a unha da química do cosmético, ela deixa a unha com a superfície mais uniforme na hora de receber o produto. E, também, existem tipos de base que são específicos para quem está sentindo a pontinha do dedo mais fragilizada e quebradiça.

Usar creme hidratante para mãos e unhas

Aplicar um bom creme hidratante para mãos e unhas, ajuda a manter a hidratação da unha, deixando-as mais fortes e bonitas. Além disso, existem também alguns cremes específicos para ajudar no tratamento das unhas fracas e quebradiças, que podem ser encontrados em farmácias e drogarias.

Usar óleos e bases para fortalecedoras de unha

Para o tratamento das unhas fracas e quebradiças também existem algumas bases fortalecedoras de unha e óleos específicos, que ajudam a nutrir e a fortalecer as unhas. Estes produtos devem ser aplicados diariamente, sobre a unha limpa e sem esmalte, e em sua fórmula geralmente têm vitaminas, como vitamina B5, minerais e cálcio, que fortalecem e protegem a unha.

Usar apenas removedor de esmalte sem acetona

Usar removedor de esmalte sem acetona também é um cuidado importante a ter quando as unhas estão fracas e quebradiças, pois a acetona é um químico que pode ser agressivo para unha já fragilizada. Além disso, deve também reduzir no número de vezes que vai ao salão fazer as suas unhas ou no número de vezes que pinta a unha com esmalte, pois isto apenas deixa as unhas mais sensíveis e fragilizadas.

Proteger as mãos e unhas com luvas no dia a dia

Proteger as mãos diariamente com luvas sempre que for realizar tarefas domésticas como lavar a loiça ou limpar a casa, onde é preciso manter as mãos em contato com água ou produtos de limpeza que têm químicos em sua composição, é outro cuidado que ajuda a proteger e cuidar das suas unhas, evitando que estas fiquem fracas e quebradiças.

Comer mais Vitaminas, Proteínas e Minerais.

Aumentar o consumo de alguns alimentos como gelatina, leite, ovo, vegetais folhosos escuros como a couve, gérmen de trigo, espinafres, abacate, batata doce ou fígado, pode ajudar a fortalecer as suas unhas, deixando-as mais fortes, bonitas e menos quebradiças, uma vez que são alimentos ricos em vitaminas, vitamina B5, ferro, cálcio e proteína. Saiba que alimentos são ricos em vitaminas e nutrientes que podem estar em falta no organismo, sendo esta uma das principais causas das unhas fracas e quebradiças.

Vitamina A é muito importante?

Mudar seus hábitos alimentares também pode ser uma forma de fortalecer ainda mais suas unhas. É melhor começar a consumir mais alimentos que possuam vitamina A na sua composição como: leite, ovos, vegetais folhosos, couve. Depois de um tempo, você já vai perceber suas unhas mais fortes e bonitas. Faça uma pesquisa qual alimentação adequada para este fortalecimento. Procure uma nutricionista!

Deixar sua unha respirar entre a mudança de esmaltes.

Emendar um esmalte no outro pode ser muito ruim para suas unhas. Esse hábito acaba deixado à ponta do dedo mais frágil e quebradiça. O ideal é deixar a unha “respirar” por, pelo menos, dois dias sem o produto. A base fortalecedora está liberada durante esse tempo de descanso.

Ter as unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo e que pode ter diversas causas importantes, como anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo. Além disso, dietas radicais que fazem a pessoa perder muito peso rapidamente também podem trazer reflexos e fazer com que as unhas quebrem com maior facilidade.

No caso do hipotireoidismo, por exemplo, ocorre uma diminuição do metabolismo, o que dificulta o transporte dos nutrientes para as unhas, deixando-as fracas, quebradiças e até mesmo com ondulações. Já no hipertireoidismo acontece o contrário o metabolismo acelera o que também prejudica, além das unhas, também os cabelos que começam a cair mais. Porém, nesse último caso, as unhas ficam mais rasas.

Porém, em alguns casos as unhas fracas e quebradiças podem ser um indicio de problemas de saúde mais graves, como anemia, má circulação sanguínea, por exemplo, pois estas doenças diminuem a chegada de nutrientes às unhas, deixando-as fracas, com tendência à descamação. Por isso, se tem as unhas muito fracas e muito quebradiças é recomendado que consulte o dermatologista, para que este possa identificar a causa do enfraquecimento da unha e indicar a o melhor tratamento.

Se você tem essa sensação de unhas fracas o ideal é utilizar produtos para fortalecimento, como fortificante ou cremes nutritivos de unhas. A dica é aplique o fortificante duas vezes por semana para obter melhores resultados e unhas mais fortes, utilize algum sérum ou mesmo um óleo com alto teor de cálcio.

Dicas de como fortalecer as unhas, acompanhe e aproveite para deixar suas unhas cada vez mais fortes

Utilize esmaltes que não contenham ingredientes corrosivos

Utilize luvas para atividade doméstica com produtos químicos

Tenha uma dieta rica em proteína, nutrientes e vitaminas

Evite tirar as suas cutículas, pois elas protegem contra a entrada de fungos e bactérias

Aplique bases fortalecedora que possuam em sua composição carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino

Consuma alimentos com zinco, enxofre, cálcio e silício

Mantenha as suas unhas sempre bem hidratadas

Como a unha é um tecido morto, a parte beneficiada pela boa alimentação é apenas a matriz, que recebe vitaminas e mineiras para sua formação. Entre alguns dos alimentos que fazem bem, estão as carnes vermelhas, castanhas do Pará, feijão, couve, camarão, leite, gema de ovo, banana, ameixa e, principalmente, a água.

O crescimento da unha depende de vários fatores. Hereditariedade, estresse e uso de medicamentos podem afetá-las de maneira ruim, mas por outro lado, a boa oferta de nutrientes pelo organismo, a integridade de matriz das unhas e a boa vascularização da região são alguns dos pontos que podem influenciar de um jeito positivo.

Entre os nutrientes que faz falta, está à vitamina D, responsável pela absorção do cálcio do intestino pelo sangue. De acordo com os médicos, se há deficiência dessa substância, o corpo acaba buscando esse mineral em outros tecidos, como ossos e unhas.

Para manter o corpo com a quantidade ideal de vitamina D, há duas fontes importantes: a exposição segura ao sol ou também à suplementação, que deve ser feita sempre com orientação médica. Procurar ajuda de um dermatologista e uma nutricionista vai ajudar não só nas unhas, mas na saúde geral.

Agora que você já sabe como fortalecer as unhas siga as dicas que preparamos e tenha unhas belas e saudáveis!

SOBRE A MANICURE OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Manicure impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer a melhor Manicure de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não existem conteúdos relacionados.

Quer receber mais conteúdos sobre Manicure?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.