O ato de roer as unhas, conhecido cientificamente como onicofagia, é um hábito que afeta homens e mulheres, que pode iniciar desde criança e persistir durante a vida adulta, e está muito associado à ansiedade e sentimentos de insegurança.
Para deixar de roer as unhas, é recomendado um acompanhamento com psicoterapeuta, psicólogo ou psiquiatra, para que a ansiedade seja controlada eficazmente e o vício diminua. Entretanto, existem algumas dicas que podem ser seguidas para evitar este hábito.
Quantas vezes sua mãe, sua avó ou mesmo aquela sua tia “cri-cri” já mandou você parar de roer as unhas? Embora pareça só implicância, a verdade é que esse hábito pode fazer bem mais que só deixar suas unhas em um formato horroroso, sabia?
Você quer conhecer a terapia mais relaxante de todas? Massagem relaxante!
De acordo com especialistas, roer as unhas, na maioria das vezes, se trata de uma espécie de tique nervoso, algo que as pessoas fazem quando estão ansiosas ou estressadas. Isso, aliás, já é motivo suficiente para procurar ajuda e tentar parar de deformar suas unhas com os dentes, como o hábito está associado ao estresse, é comum casos de pessoas que quebram dentes e até mesmo deslocam a mandíbula por causa do problema.
Se você for mulher, então, o risco de roer as unhas é ainda maior. Isso porque os esmaltes podem ser tóxicos. Em suas fórmulas são comuns ingredientes que prejudicam a saúde, como o formaldeído, substância é altamente tóxica e é usada para embalsamar mortos.
Algumas das principais consequências de roer unhas, que fazem com que seja importante abandonar este hábito, são:
Ferimentos na pele do dedo e nas cutículas, o que facilita a infecção por bactérias e fungos. Deformações nas unhas, nos dedos e na pele ao redor, o que causa constrangimentos pelos efeitos estéticos. Aumento das chances de desenvolver problemas gastrointestinais, como gastroenterites e gastrites. Dificultar a realização de algumas atividades, como tocar um instrumento musical, desenhar e escrever.
Além disso, as unhas servem para proteção da parte superior dos dedos e como barreira para a entrada de micróbios no corpo e na corrente sanguínea, e devem ser mantidas bem conservadas para impedir o adoecimento por contato com micro-organismos. Saiba o que fazer para fortalecer as unhas fracas.
As unhas curtas evitam pontas que servem de tentação, evitando o hábito. Além disso, manter as unhas bem feitas e pintadas, semanalmente, com manicure, também é um estímulo a mais para querer manter as unhas bonitas e evitar mordiscar os dedos por conta de estresse e ansiedade.
Estes esmaltes têm um gosto muito amargo, que fazem com que a pessoa evite colocar os dedos na boca. Eles são incolores, servindo para homens, mulheres e crianças acima de 4 anos, e podem ser comprados prontos em farmácias.
Cobrir as unhas com unhas em gel, além de melhorar a estética, diminui o impulso de roê-las.
Outra dica é cobrir uma ou algumas delas com curativo, e ao fim de uma semana, a pessoa poderá retirar e ver como a unha ficou mais bonita e saudável em comparação com as outras. Ou se distrair com uma bola anti-estresse
Adotar um novo hábito que substitua o de roer as unhas, como brincar com uma bola anti-estresse, um elástico ou uma moeda, por exemplo, são formas de ocupar a cabeça com novas atividades ao invés de roer as unhas.
Encontrar formas de aliviar a ansiedade, como ouvir música, conversar com alguém ou praticar atividades físicas após o trabalho, por exemplo, podem aliviar a ansiedade e fazer com que a pessoa tenha menos manias e hábitos viciantes, como roer as unhas.
Quem costuma roer unha sabe como é bate aquela ansiedade… mão na boca! A gente entende que é difícil segurar, mas vamos combinar que, depois, quase sempre rola um arrependimento pense na dor e nos cantinhos machucados. Ai! Para tentar te ajudar a superar este “hábito” vou listar mais dicas.
1. Comprometa-se, sim, tome a decisão e leve a sério. Acredite que você consegue! Para facilitar, conte para a galera e comente o assunto nas redes sociais. Seus amigos podem te ajudar a se policiar.
2. Manicure em dia tente fazer a unha toda semana. Funciona mesmo, afinal, sempre dá aquela peninha de estragá-la! Se você vai à manicure, roer igual sensação de dinheiro jogado fora. Se faz em casa, não vai querer perder um tempão e acabar com seu trabalho usando os dentes, né? Nem precisa ser nada muito “profissional”, basta dar aquele jeitinho rápido mesmo!
Você quer fazer uma atividade física pra não perder o ritmo? Método Pilates!
3. Invista na base, você pode tentar as versões específicas para quem quer parar de roer unha, que são amargas. Mas o melhor é investir em produtos que fortalecem – experimente os com vitaminas E e B5
4. Acerte o tamanho, a unha começa a crescer, a gente se empolga e quer que ela fique bem grande logo, certo? Sem pressa! No início, o ideal é deixá-la num comprimento que vai até a base do dedo. Além disso, mantenha o desenho mais arredondado. Estes dois truques evitam que ela quebre com facilidade – e, consequentemente, que você cutuque.
5. Ouse nas cores aposte nos esmaltes escuros ou vibrantes e se jogue nas nail arts. Pode reparar: qualquer lascadinha neste tipo de unha vira um estrago grande. Você provavelmente não vai querer que isso aconteça nos seus dedos, né? Ou seja, tem um incentivo para segurar a mão!
6. Lixa amiga (o), este é o tipo de ferramenta que é legal você carregar na bolsa. Durante o dia, a unha lascou? É a lixa (e não o dente) que vai salvar sua vida!
7. Hidrate bastante, muitas vezes, o primeiro passo para colocar a mão na boca é encontrar aquela pelinha chata. Já viu este filme? Combata o ressecamento das cutículas com cremes ou ceras hidratantes.
8. Parar de roer Aumenta sua autoestima, reprograma seu cérebro, elimina o risco de infecções q podem fazer mal a sua saúde.
9. Manter as unhas feitas é um grande incentivo para as mulheres pararem de roê-las. No caso dos homens, o efeito depende do uso de base: o produto, além de dar gosto ruim às unhas, deixa a superfície delas mais lisa e dificulta o atrito com os dentes. Mas reserve uma semana por mês para deixar as unhas sem esmalte. "O uso constante de acetona leva a descamação da unha"
10. Roer as unhas é uma atitude de defesa contra a ansiedade, por isso maneiras de aliviar este sentimento ajudam a combater o mau hábito. A prática de exercícios físicos ou de atividades relaxantes seja ouvir um CD, escrever, ler, ocupa a sua atenção enquanto as unhas ficam de lado.
Agora que você já sabe que roer unhas é um problema com solução, é importante que você analise o tipo de tratamento que mais se encaixe em seu dia-a-dia e busque abolir, de uma vez por todas, esse problema da sua vida.
E aí, esta esperando o que para deixar esse vício de lado, e aparecer com as unhas bonitas e sem ter que se preocupar em esconder as mãos? Procure logo um profissional e acabe com esse hábito em sua vida deixando suas unhas saudáveis e bonitas.