Tudo sobre Pilates

Pilates para Mulheres: O exercício perfeito para você!

O Pilates é um método de exercício físico que busca o controle dos músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e desenvolvendo a tonificação conferindo também maior flexibilidade ao corpo.

Atualmente, alguns médicos consideram o Pilates até mesmo como terapia ou tratamento auxiliar para algumas doenças.

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Os benefícios do Pilates focado em Mulheres são, basicamente:

  • Ativação completa da região abdominal
  • Condicionamento Físico
  • Consciência Corporal
  • Redefinição da Silhueta
  • Melhora da flexibilidade e consciência corporal
  • Bem-estar e saúde para o corpo da mulher
  • Pilates Emagrece e Causa Hipertrofia
  • Bem estar e saúde para o corpo da mulher
  • Ajuda nos sintomas de Menopausa e TPM

Pilates para Homens: O exercício perfeito para você!

E já não era sem tempo. Afinal, seu idealizador é Joseph Pilates, um alemão que tratou pacientes durante a II Guerra Mundial e reabilitou a grande maioria de seus praticantes, além de ter sido Instrutor de Auto-Defesa da Scotland Yard, na Inglaterra.

Além de alongar, amenizar e até acabar com as dores no corpo, o Pilates tem grande poder de definição, tonificação e fortalecimento muscular. Também é poderoso para aumentar a disposição sexual por trabalhar a região pélvica, promover a oxigenação do corpo e facilitar a distribuição de sangue e hormônios.

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A prática do Pilates também libera endorfina, hormônio responsável pela alegria e bem-estar.

Importante saber: O Pilates reduz o risco de câncer de próstata, pois um dos fatores associados ao problema está na deterioração da musculatura do assoalho pélvico. O método tem exercícios específicos para o fortalecimento dessa região do corpo.

  • Define, tonifica e fortalece a musculatura.
  • Reduz e pode acabar com as dores no corpo.
  • Ajuda a aumentar o desempenho sexual.
  • Diminui o risco de câncer de próstata.

Pilates para Gestantes: O exercício perfeito para você!

O Pilates ajuda as futuras mamães em todas as fases da gestação. Os exercícios são executados de forma controlada e as aulas são adaptadas para a individualidade de cada aluna. Em cada trimestre há adaptação dos movimentos, sendo realizados com extremo cuidado e acompanhamento.

O Pilates na gestação ajuda a manter a boa postura, fortalece o cinturão abdominal e também a musculatura mais profunda. Ao fortalecer esses músculos, o parto em si, é facilitado, pois a mulher aprende a controlar a zona pélvica.

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A gestante também sente uma grande melhora da qualidade do sono e, consequentemente, aumenta sua energia diária. Entre os benefícios, temos os principais:

  • Ativação profunda da musculatura abdominal;
  • Mobilização dos quadris e ganho de equilíbrio;
  • Força, flexibilidade e preparação para o parto;
  • Grande diminuição das dores e desconfortos na região lombar.

Pilates para Idosos: O exercício perfeito para você!

Porém, cada um pode escolher como vivenciar esse processo. Quem deseja envelhecer de maneira saudável tem mais chances de manter a autonomia nas atividades e sua independência.

O Pilates para idosos se destaca como uma das melhores atividades físicas com esse fim, pois o objetivo principal é aliar fortalecimento, alongamento, consciência corporal e equilíbrio.

Além disso, também trabalha a mente integrada ao corpo, é de baixo impacto e reduz a probabilidade com quedas.

Outros pontos positivos: redução de dores, melhora significativa do equilíbrio e propriocepção, corrige a postura, trabalha os músculos profundos, ajude no controle de doenças como Diabetes, artrite e cardiovasculares, contribui com a manutenção e aumento da densidade óssea, diminui a pressão arterial, melhora a autoestima e ajuda a prevenir o Alzheimer.

  • Ganho de autonomia para as atividades do dia-a-dia
  • Melhora do equilíbrio e força muscular
  • Auxiliar no controle de doenças cardiovasculares e diabetes
  • Ajuda a prevenir o Alzheimer e Parkinson
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Pilates para Atletas: O exercício perfeito para você!

Você estará menos exposto a contrair lesões, uma vez que haverá o trabalho específico nos grupos musculares corretos. A economia de energia e o aumento do ritmo durante os treinos e competições é outro ponto importante. Também há uma melhora significativa na técnica, aumento da tolerância ao esforço, prevenção do desequilíbrio muscular e absorção e redução de impacto.

Outro benefício é a manutenção e correção da postura em virtude do fortalecimento do core, musculatura responsável pela sustentação da coluna. Devidamente trabalhado e fortalecido, faz com que o atleta tenha um melhor controle sobre a mecânica da atividade que desempenha.

  • Maior consciência corporal
  • Menos risco de lesões
  • Aumento da tolerância ao esforço
  • Fortalecimento do core e sustentação da coluna
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Quais os motivos para ter Aula de Pilates?

  • Pilates aumenta a força e resistência muscular
  • Pilates melhora o equilíbrio, a concentração e a coordenação do corpo.
  • Pilates recupera lesões e evita lesões recorrentes.
  • Pilates traz boa forma física sem sofrimento. Sendo muito pelo contrário, o Pilates é extremamente prazeroso.
  • Pilates faz com que sua postura fique perfeita e ajuda no alívio das dores nas costas.
  • Pilates te faz ter uma boa noite de sono.
  • Pilates contribui na manutenção e/ou aumento da densidade óssea e prevenção de osteoporose.
  • Pilates é uma ótima maneira de relaxar e combater o estresse.
  • Pilates ajuda a tratar a depressão e melhora a auto estima.
  • Pilates ajuda no controle de peso.

Aprofundando sobre o Método Pilates


O Pilates, método que teve o nome inicial de “contrologia”, é um tipo de atividade física avaliado muito bem por seus praticantes. Ele tem como principais objetivos o controle
dos músculos, o fortalecimento muscular e a melhora do tônus, conferindo maior
flexibilidade, agilidade e a coordenação entre a mente e o corpo.
Existem formas de Pilates praticadas como terapias, para além da ocupação da mente, alinhar o pensamento com a ação, ou seja, a mente com o corpo.
A técnica é muito próxima ao exercício de força, melhorando o contorno corporal, e, além de trazer mais força, ajusta a postura e melhora a musculatura definida do centro de força do corpo, o chamado core, anatomicamente caracterizado pelos músculos delimitados da parte inferior, pela cintura pélvica e o assoalho pélvico.
Na sua região superior do diafragma, em seu anterior pelo transverso abdominal e oblíquo interno, e em sua zona posterior pela coluna vertebral e em multífidus transversal ou
espinhosa, sendo este o músculo mais profundo da coluna.

A História do Método Pilates

Joseph Pilates, criador do Método Pilates, teve experiências terríveis na infância, tendo doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, ele sempre foi uma criança que se exercitava, afim de melhoras as condições do próprio corpo e não se sentir preso a ele.

Joseph sempre foi visto treinando de calção, pelo fato de possuir raquitismo e consequente deficiência em vitamina D, o que o deixou conhecido por esse estilo de roupa.


Em seguida, Joseph Pilates começou a estudar de forma profunda as ciências biológicas do corpo humano, como a anatomia, a fisiologia, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), física e biologia.

Ele procurava ciências que mostravam tudo sobre o funcionamento do corpo humano de forma conjunta. Em 1912, o jovem Pilates se mudou para a Inglaterra, virou lutador de boxe em Londres e ensinou defesa pessoal para a polícia metropolitana de lá.

Preso por ser alemão na Primeira Guerra Mundial, o jovem Pilates ensinou aos prisioneiros, inclusive os doentes, técnicas do próprio método para se exercitarem enquanto estavam isolados do resto do mundo.

Após ser libertado, lançou as técnicas que eram chamadas de Contrologia, referentes ao controle da mente sobre o corpo, nome que depois foi adaptado para Pilates.

Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates morreu por complicações em um incêndio dentro de seu estúdio, mas sua esposa continuou disseminando o método ao resto do mundo.

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