Treinamento Funcional te ajuda a fortalecer o corpo e a mente

Treinamento funcional te ajuda a fortalecer corpo e mente

O treinamento funcional ganhou espaço na mídia, visto que é a receita usada por muitas celebridades para emagrecer com saúde, ter um corpo e mente saudável com a qualidade de um exercício funcional.  Mas, afinal, por que tanta gente procura essa forma de se exercitar?

Porque ela trabalha o corpo como um todo, melhorando a aptidão física, dessa forma, ajusta a postura e melhora o condicionamento físico, corporal e mental.

O principal objetivo do treinamento funcional é trabalhar o chamado core o centro de gravidade do corpo, que abrange os músculos do abdômen, quadril e lombar, sendo responsável pela estabilização da coluna. Dessa forma, o diferencial do treinamento funcional é usar o muscular em todas as atividades. É a noção de consciência corporal, que traz benefícios para a capacidade funcional do corpo.

Por conta disso, essa forma de treinar tem atraído homens e mulheres de diferentes faixas etárias, que buscam um exercício físico diferenciado como o treinamento funcional.

Primeiramente, é preciso ter em mente que o treinamento funcional confere inúmeros benefícios ao seu aluno, este tipo de treinamento te ajuda a fortalecer o corpo e a mente complementando também com Mahamudra.

É um novo conceito de movimento que vem ganhando vários adeptos aqui no Brasil. Essa filosofia de vida mistura alguns elementos como corpo, mente e espírito.

Vamos conhecer esta técnica que se alia ao treinamento funcional

É um estilo de vida é uma mistura de várias modalidades esportivas e também técnicas que trabalham de forma conjunta o corpo, a mente e o espírito.

Esse método tem como objetivo absorver o melhor que cada pessoa tem através do progresso e beneficiamento da saúde, abrangendo três pilares: corpo mente e espírito, integrando os três de forma que tenha o mesmo grau de importância.

Mahamudra que significa “hiperconsciência” ou “grande segredo” em sânscrito

Os praticantes são treinados dentro dos três pilares da Mahamudra:

1. Saúde Corporal;

2. Saúde Mental;

3. Saúde Espiritual.

Técnicas de aperfeiçoamento

Nas técnicas desenvolvem e aperfeiçoam os pontos que são divididos em:

Aquietamento: são exercícios para a mente, a respiração, a memória, a mentalização e a meditação.

Existem várias modalidade e tipos de treinamento funcional durante uma sessão de Mahamudra, são mistura de artes marciais com crossfit, corrida, calistenia e Ioga e todos com benefícios bem particulares para o corpo e a mente.

Uma integração q poucos conhecem q junto com treinamento funcional para fortalecimento corpo e mente

Existem várias modalidade e tipos de treinamento funcional durante uma sessão de Mahamudra, são mistura de artes marciais com crossfit, corrida, calistenia e Ioga e todos com benefícios bem particulares para o corpo e a mente.

O treinamento funcional vê a mente como a capacidade do corpo de, produzir tensão interna e oferecer resistência contra uma força externa.

O treinamento funcional propõe a utilização dos vários mecanismos para que o corpo consiga manter melhor controle neuromuscular ou estabilidade articular. Estes são sistema visual, sistema vestibular e somestesia e abrange o tato, a propriocepção, a dor e a termosensilbilidade. No presente estudo os exercícios propostos causaram conflito sensorial, o que consequentemente, melhorou o equilíbrio, a força, a propriocepção e a agilidade para realizar os movimentos, proporcionados pelos exercícios que abrangeram as metas propostas pelo treinamento funcional.

Considera-se que isto se deve ao fato da metodologia de treinamento e os benefícios para além dos treinos, que possibilitam auxiliar as pessoas em suas funções cotidianas, se fundamentando no respeito à individualidade biológica e ao programa de treinamento funcional desenvolvido de forma específica para que se estimule que o corpo do praticante com a finalidade de promover mudanças e adaptações, principalmente fisiológicas.

Aspecto físico, emocional e psicológico apresentado pelo treinamento funcional está diretamente ligado aos domínios da qualidade de vida. A qualidade de vida deixou de representar apenas uma vida sem doenças, mas acima de tudo a busca pela felicidade e satisfação pessoal diante todos os aspectos da vida de forma integrada.

Na medida em que se avançam e aprofundam os estudos acerca da atividade física, neste caso especificamente atrelado ao treinamento funcional, percebe-se certa preocupação em investigações voltadas a temas ligados a saúde nos seus aspectos fisiológicos, sociais e emocionais, assim como uma questão social na busca de uma melhor qualidade de vida.

O treinamento funcional deve trazer desafios diários para quem pratica, mas também para quem prescreve, mesmo que não haja qualquer especificidade para o desempenho esportivo, temos que enquadrar todos os conceitos dentro de uma sessão que pode ser dividida em três componentes.

São eles:

1. Aquecimento: Prepara todos os sistemas para a sessão de treinamento, pode ser composto de aquecimento muscular leve.

2. Parte principal: Um trabalho mais pesado, prevalecendo exercícios que envolvam velocidade, resistência e força, não esquecendo que muitos exercícios são complexos e trabalham várias qualidades juntas como a flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, velocidade, resistência e fortalecimento.

3. Volta à calma: Retornar o corpo á situação que se encontrava antes do treinamento, inclui exercícios de alongamento, de relaxamento e técnicas básicas de liberação miofascial, a respiração profunda aqui ajuda o organismo a diminuir seu ritmo, otimizando o processo de volta à calma.

Toda aula de treinamento funcional para o fortalecimento do corpo e mente deve ser individualizada, pense bem nos alunos com os quais você está trabalhando, crie uma aula que consiga atender suas necessidades individuais.

No treinamento funcional a corrida, além de fazer bem para o cérebro, te deixa mais feliz e pode aliviar mais a ansiedade do que qualquer remédio, a corrida centraliza, libera hormônios que são parecidos aos efeitos de algumas drogas e, melhor ainda, na dose certa faz você começar a cuidar da saúde, do corpo e do que você consome.

O benefício para a saúde mental do praticante de treinamento funcional acontece através de exercícios de mentalização e desafios com atividades físicas e outras técnicas, esses exercícios contribuem para expandir o poder mental do aluno levando-o a experiências positivas.

Manter nosso corpo e mente em equilíbrio é um desafio cada vez maior nesse tempo em que vivemos o estresse e outros males são cada vez mais frequentes na vida moderna, são tantos os desafios enfrentados na rotina, jornada de trabalho puxada, trânsito e violência das grandes cidades, acúmulo de funções, excesso de informação, dificuldades financeira.

Com tanta coisa ocupando nossa mente sobra pouca disposição para cuidados básicos como uma alimentação equilibrada, lazer, tempo de qualidade, o tratamento funcional vai te ajudar e se tornar um exercício importante na sua vida e no seu dia a dia.

Vivemos dias atribulados e de correria, se você estiver nesta situação e sente impedido de viver sua vida em sua plenitude, deve procurar ajuda de um profissional especializado, o que eu posso dizer é que, junto com outras atividades, terapias e cuidados, uma rotina de exercício de treinamento funcional ajuda muito a lidar com estes males que atrapalham muito a qualidade de vida.

O treinamento funcional é uma realidade já há muitos anos no Brasil e conta com um número cada vez maior de praticantes, principalmente de 10 anos para cá.

Portanto, treinamento funcional veio para ficar, pois proporciona resultados reais, para a vida real, desenvolve o seu corpo e mente por completo, tornar os seus movimentos mais precisos, consequentemente mais eficiente e funcional.

O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos e não existe somente um músculo isolado em ação nesses gestos, mas uma combinação de vários grupos musculares. Imagine todos estes músculos tensos e atrapalhando sua alegria de estar com o físico e mente saudável, no treinamento funcional eles são trabalhados para tirar esta tensão.

A força muscular, a potência, o equilíbrio e a coordenação sofrem alterações importantes com o passar dos anos, o que vem a gerar incapacidade funcional e diminui significativamente a qualidade de vida.

Já analisando um contexto populacional mais amplo (Brasil), onde grande parte dos praticantes de treinamento funcional pretende apenas manter a saúde, emagrecer, melhorar o condicionamento físico o bem-estar, corpo e mente equilibrados, agora bem-estar é algo que se consegue somente fazendo alguma atividade que sua mente e seu corpo sintam prazer.

O treinamento funcional, por ser flexível, te permite treinar no seu ambiente preferido, fazer as atividades que mais gosta e quando quiser.

Essa é a nossa definição de bem-estar durante o treinamento funcional, que reflete em se sentir bem após, metas cumpridas, corpo e mente relaxados e em harmonia, para isso, o ideal é que você procure uma atividade que você melhor se identifique e que dialogue com os seus objetivos.

O treinamento funcional contribui para uma melhora na concentração e também na qualidade do sono, melhora a sua capacidade de foco e concentração, treinamento que usa a força do próprio corpo nos exercícios, e isso vai trazer algumas mudanças para o seu cérebro, melhora a postura o seu humor, e a coordenação motora do aluno praticante do treinamento funcional.

As pessoas que praticam treinamento funcional para fortalecimento obtiveram melhoras consideráveis na memória e na capacidade cognitiva, você será desafiado a aprender coisas novas todos os dias, ao trabalhar o corpo e a mente em cada um dos movimentos, o treinamento funcional na área de corpo e mente vai auxiliar na sensação de bem-estar e tranquilidade que resultará em uma noite mais tranquila no fim do dia.

Manter o equilíbrio entre o corpo e a mente é essencial para ter qualidade de vida, porém, nem sempre isso é possível, já que a tensão do dia a dia faz com que a pessoa fique estressada e acabe por descontrolar as emoções, e uma boa maneira de fica mentalmente calmo é realizar o treinamento funcional que mantenha a mente e o corpo em equilíbrio.

A prática constante de atividades físicas com o treinamento funcional é ótima para acalmar a mente e deixar o corpo relaxado, porque o importante é manter a harmonia entre o corpo e a mente e ter uma vida mais feliz e equilibrada.

O treinamento funcional é excelente para quebrar a rotina, os exercícios motivam, são desafiadores e quem segue esse método tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, além de deixar mente e corpo em estado de relaxamento.

Treinamento funcional são movimentos naturais do ser humano, a sequência de diferentes exercícios exige da mente concentração e coordenação motora, quando você está fazendo um exercício funcional, seja ele qual for, é necessário utilizar a força do corpo e a concentração para exercitá-lo como, por exemplo, o equilíbrio na bola suíça, é preciso recrutar a força, a coordenação e também a concentração para não cair.

A consciência corporal nada mais é do que o indivíduo reconhecer e identificar o seu corpo por meio de movimentos, que podem ser internos e externos, ou seja, é o estabelecimento de uma comunicação entre os sentidos e o mundo exterior, com o tempo, o praticante de treinamento funcional passa a se desenvolver para que tudo trabalhe harmonicamente.

Outro aspecto importante diz respeito à saúde mental, no momento em que o treinamento funcional é dado, ofereça ao colaborador a oportunidade de aliviar tensões emocionais, reforce a ideia de que o serviço, naquele momento, precisa ficar de lado e que aquele tempo deve ser voltado para o corpo e a mente, proporcionando um alinhamento entre eles, após a prática do treinamento funcional, outros benefícios são notados, maior disposição para o trabalho, melhora na produtividade e combate ao estresse e à ansiedade.

O treinamento funcional é um dos programas de treino mais recomendados por agregar e aperfeiçoar padrões de movimento que buscam funções naturais e holísticas.

Treinamento funcional é mente que manda corpo que obedece, esse é o pensamento comum no ocidente. A mente é algo sutil, profundo, elevado.

O corpo, superficial, grosseiro, limitante, carne. Identificamos-nos com a mente, que pensa que conhece que entende, e vivemos alheios ao corpo que sente que vibra, que expressa.

Querer impor ao a vontade de um sobre o outro (corpo x mente), aumenta a cisão interna e gera desequilíbrios físicos e emocionais, e talvez resulte no oposto do proposto, pela força da negação da inconsciência, por exemplo, depois de uma dieta muito rígida e controlada, sem prazer, o indivíduo pode voltar a comer compulsivamente e engordar ainda mais, no treinamento funcional isso é controlado.

Um programa de treinamento funcional não é ser puramente mecânico, é um processo de transformação do indivíduo, para obtenção de sucesso e satisfação, a unidade do ser deve estar totalmente envolvida.

Que o exercício de treinamento funcional seja o seu maior e melhor aliado e não uma mera obrigação, não faça as coisas "mais ou menos", permaneça firme, permaneça forte, o que para você hoje é uma dificuldade, amanhã será apenas uma rotina saudável com fortalecimento muscular, uma boa coordenação.

Treinamento funcional é um método que defende e ensina com consciência corporal, progressão gradual e autoconhecimento, afinal o nosso corpo fala, aprenda a ouvir oque ele tem a dizer.

Treinamento funcional busca trazer a autossuficiência, a qualidade de vida e a paz de espírito, além, é claro, de um excelente desempenho corporal e do desenvolvimento muscular dos praticantes.

O treinamento funcional não sustenta uma fórmula única. Os profissionais da área costumam combinar elementos de diferentes métodos (pilates, por exemplo) e modalidades esportivas (como a ginástica olímpica) para criar uma metodologia própria. E dentro de cada uma, é possível montar programas específicos de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

No treinamento funcional, o Power House também é trabalhado e ativado em praticamente todos os exercícios realizados na sua aula. Existe um grande trabalho de flexibilidade sempre associada ao movimento correto e consciente dos músculos que estão sendo ativados. O trabalho do corpo e mente acontece a todo o momento. Isso porque existi um número menor de repetições que exige um controle maior dos movimentos e da concentração. Para que a execução do treinamento funcional saia corretamente e nossos alunos não tenham nenhuma dor ou incomodo indesejados.

O treinamento funcional é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Além de trazer também atividades do dia a dia para o treino do seu aluno.

Pode-se dizer que o treinamento funcional trabalha o corpo como um todo, ele não isola um músculo só. Ele engloba força muscular, um pouco de flexibilidade, sistema cardiorrespiratório, coordenação motora e equilíbrio.

Portanto, muitos profissionais preferem que o treinamento funcional seja ministrado individualmente ou no máximo em dupla.

O treinamento funcional é para melhorar o condicionamento físico e mental. Pois exige movimentos em forma de circuito, não deixando o aluno parado, fazendo então, com que a frequência mental se eleve necessário no treinamento.

Toda a informação irá ajudar para que seja feliz na sua escolha em treinamento funcional e para que a aula seja de prazer para você para o professor ou instrutor físico.

É um treinamento que se resume em reproduzir ações realizadas no esporte ou no cotidiano, tendo então um grande gasto energético e melhorando condicionamento físico e mental, procure sempre o melhor condicionador físico para isso.

Coordenação motora

Também comum entre o Pilates e Treinamento Funcional. Os dois trabalham movimentos conjuntos utilizando coordenação do corpo para trabalhar membros diferentes e contralaterais.

As aulas são bastante intensas, também podem ser intercaladas com exercícios puramente aeróbicos utilizando então, esteira, bicicleta, transport e simulador de escada.

A aula de Treinamento Funcional pode ser classificada em três bases

Treinamento do core/Power House

Transferência de exercícios convencionais de academia para funcionais

Propriocepção ou bases instáveis melhorando a reação do nosso corpo para o resto das atividades realizadas.

O corpo não foi feito para ficar parado e por esse motivo que precisamos nos mover praticar esportes, treinar o corpo e mente, e nesse sentido o treinamento funcional vem cada vez mais se mostrando um forte aliado para quem deseja realmente ter maior qualidade de vida e boa estética corporal.

Os demais tipos de atividades físicas costumam serem muito mecânicas, cansativas e comuns, de forma que o exercício funcional efetua oportunidade extensa para o equilíbrio da saúde e desenvolvimento positivo do corpo em diversos sentidos.

O exemplo sempre será a forma mais eficaz de ensinar alguém a ser algo novo com mente e corpo saudável, o ser humano não precisa ser melhor em única coisa, mas que ele pode ser bom em tudo, ou seja, no que ele se permitir praticar.

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