Treinamento funcional para todos!

O treinamento funcional

A modalidade do treinamento funcional é muito mais dinâmica que outras modalidades tradicionais. Essa inovação se dá pelo fato de mesclar diferentes capacidades físicas em um singular exercício. Dessa forma, o foco do exercício físico passa, não sendo dividido, de um único grupo muscular para todos os grupos musculares do corpo.  Resumindo, o treinamento funcional deixa o indivíduo mais preparado para as tarefas do dia-a-dia, o tornando muito mais funcional.

O treinamento funcional para todos

O treinamento funcional não tem restrições, e pode ser feito de pessoas por todas classes e idades. Ele é um exercício físico que apresenta benefícios específicos para todos os tipos de pessoas, e os exercícios devem exigir do corpo, mas sempre respeitando os limites de cada pessoa, de acordo com suas condições.

Na Omega4 temos, logo na aula experimental, anamnese e recomendações do professor sobre possíveis encurtamentos ou condições físicas. Além disso, o Estúdio do Corpo oferece ao aluno acompanhamentos e avaliações mensais. Para conhecer mais, fale conosco clicando no símbolo de Whatsapp logo ao lado.

Quais são os benefícios gerais do Treinamento Funcional?

  • Melhora o condicionamento físico
  • Emagrecimento
  • Controle e fortalecimento do Core. (Abdominal lombar)
  • Diminuição de ocorrências de lesões e pós reabilitação
  • Melhora do desempenho nos esportes
  • Melhora do Sistema Cardiovascular
  • Melhora da Postura
  • Melhora das Capacidades Físicas e Funcionais
  • Diminuição do estresse no dia a dia
  • Aula dinâmica e motivacional

Quais são os benefícios do Treinamento Funcional para mulheres?

  • Emagrecimento
  • Diminuição de gordura localizada
  • Definição muscular
  • Melhora o condicionamento físico
  • Melhora mobilidades funcionais

Quais são os benefícios do Treinamento Funcional para homens?

  • Ganho de força muscular
  • Emagrecimento
  • Melhora do condicionamento físico
  • Ganho de mobilidades funcionais

Quais são os benefícios do Treinamento Funcional para crianças?

  • Equilíbrio do peso
  • Condicionamento físico
  • Melhora a autoestima
  • Melhora a sociabilização

Quais são os benefícios do Treinamento Funcional para idosos?

  • Melhora na flexibilidade
  • Melhora no equilíbrio
  • Fortalecimento muscular
  • Condicionamento físico
  • Diminuição das limitações físico-funcionais

Quais são os benefícios de pós reabilitação para todos no Treinamento Funcional?

  • Fortalecimento muscular
  • Ganho de flexibilidade
  • Trabalha o tornozelo, joelho, quadril e ombro
  • Melhora o condicionamento físico

Você conhece a história do Treinamento Funcional?

O quão funcional é o corpo do ser humano é uma habilidade testada diariamente, desde as sociedades antigas, onde isso era questão de sobrevivência. Segundo a linha histórica, na Grécia Antiga, nos jogos olímpicos, os gregos desenvolveram aparelhos e equipamentos, além de métodos que auxiliavam no treino dos atletas para uma superação e obtenção dos resultados maior. Em seguida, essa prática também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Hoje em dia, o treinamento funcional mantém a sua essência como um treinamento físico que trabalha o corpo de forma dinâmica, tendo como conceito base a melhoria da aptidão física relacionada para com a saúde, além da prevenção da lesão do músculo esquelético como um todo.

Além de tudo, o treinamento funcional tem como característica realizar a igualdade de habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para uma maior produção de movimentos mais eficientes, e a melhoria de rendimento em atividades produtivas do dia a dia, como o trabalho ou estudo do indivíduo.

Paul Chek foi o responsável por desenvolver um método de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais e naturais do corpo humano na época do homem primitivo, e que também são executados na rotina diária do homem moderno, utilizando movimentos como correr, agachar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, girar, etc.

Algumas linhas de métodos do treinamento funcional discorrem sobre o treinamento com instabilidade física, ou seja, movimentos rápidos e bruscos, junto ao treinamento do core, que é o centro de força do corpo, formado pelos músculos do abdômen e próximos a coluna vertebral.

O treinamento do core, ou centro de força do corpo, como o treinamento de habilidades que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma boa ou ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia que possui atividades integradas.

Dessa forma, o resultado é um produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pelve-quadril com uma estabilidade muito melhorada.

O treinamento funcional, hoje, está no topo das atividades físicas modernas e inovadoras pelos profissionais envolvidos com qualidade de vida e resultados que são duradouros na vida dos pacientes. O treinamento é focado na vida de cada um dos pacientes, com bases históricas nos exercícios realizados na Grécia e Roma Antiga.

Na mitologia grega, os gregos se inspiravam e observavam a importância de certos desafios para os treinamentos com a obra “Os doze trabalhos de Hércules”, que eram a inspiração dos atletas e soldados gregos para manter o corpo alinhado com a mente avançada que a Grécia possuía.

No final dos anos 90, temos o início do treinamento funcional em São Paulo, localizado em uma academia onde o público alvo era focado para lutas, que depois acabou por expandir-se para os demais alunos. Também no final da década de 90, o método Pilates se firmava como uma nova forma – e inovadora – de atividade física em São Paulo. Algum tempo depois, ou seja, no começo dos anos 2000, surge uma versão de metodologia chamada ballness (que foi apresentado no fitness Brasil), onde os exercícios de Pilates eram aplicados utilizando o equipamento “bola suíça”.

Em 2004, é lançado o Treinamento Funcional Resistido, que marca a história do Treinamento Funcional no Brasil sendo o primeiro livro sobre treinamento funcional escrito por autores brasileiros.

Nele, temos os professores Maurício de Arruda Campos, além do Bruno Couraucci Neto, que apresentam uma versão de atividade física ligada a capacidade motora e funcional do dia a dia, que alinha o corpo e a mente e ainda possui uma característica fortíssima de reabilitação, fazendo o uso quase excessivo de exercícios integrados e seguindo a linha encontrada em artigos científicos.

No Brasil, existem sempre divergências sobre quais atividades são ou não funcionais para quem pratica o treinamento. Atualmente, existem métodos e meios semelhantes, mas que divergem em questão de origem e por isso geram especulações e conflitos nas informações e ensinamentos.

Logo, podemos concluir que, no Brasil, existem três linhas metodológicas de treinamento funcional, dentre elas tendo uma mais voltada a especificidade esportiva, outra que é originada da unificação entre Pilates e Treinamento Funcional, focada no Power House (ou seja, o core, centro de força do corpo), e por último a visão dos exercícios integrados de uso quase excessivo que melhoram as capacidades funcionais, motoras, cognitivas e mentais do indivíduo atleta.

Cabe ao seu personal estudar os métodos de treino e saber qual das três linhas é a mais adequada para você. Venha nos conhecer na Omega4, o melhor Treinamento Funcional do Paraíso e Jardins!

Como é o treinamento funcional na Omega4?

A Omega4 Estúdio do Corpo, localizada entre os bairros Paraíso e Jardins, possui profissionais extremamente qualificados e que buscam a metodologia de ensino adequado para cada indivíduo que procura treinar conosco.

Os nossos profissionais estudam a história e os melhores métodos para se ensinar o treinamento funcional no Brasil, agregados a uma ótima infraestrutura e localização do espaço que o Estúdio possui.

Além de tudo, a recuperação e o condicionamento físico que os pacientes deste treinamento ganham é impressionante, com um resultado maravilhoso, após as batalhas e treinamentos consecutivos durante a semana.

Alternando exercícios rígidos, que envolvem velocidade, reflexos e movimentos bruscos com exercícios mais leves, que conscientizam o paciente do exercício feito, além de treinar a resistência e flexibilidade, os resultados são otimizados e se tornam impressionantes, com o fator da qualidade de vida, sono e saúde serem aumentadas na rotina diária.

Teremos prazer em atendê-lo e marcar uma aula experimental para você conhecer nosso espaço e se deliciar nos prazeres da atividade física! Venha para a Omega4!

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