Treinamento Funcional para Reabilitação Física

Treinamento Funcional para Reabilitação Física

Poucas pessoas sabem que o Treinamento Funcional (TF) desenvolve a reabilitação, denominado como Treinamento Funcional Terapêutico (TFT). Diferente do que muitos acreditam, o Treinamento Funcional não é uma técnica apenas para aqueles que desejam um corpo belo, definido, saudável e com maior resistência física. Também é uma modalidade de inúmeras vantagens utilizáveis no dia a dia de pacientes com alguma lesão ou patologia, em estado de recuperação.

O Treinamento Funcional popularizou-se no grupo de busca de modalidades para manutenção da saúde e de um corpo mais modelado, definido, nos grupos fitness. Generalizando, o TF ganhou força por trabalhar várias áreas da musculatura por meio do mesmo exercício, diferenciando-o da musculação. Todavia, ele é utilizado e benéfico para a correção de problemas nos movimentos e doenças, o chamado Treinamento Funcional Terapêutico (TFT), tratando pacientes. Como a própria denominação diz, quer dizer devolver a função. Define-se como função as capacidades do corpo de saltar, andar, correr, subir e descer escadas, empurrar e entre outras.

A reabilitação das funções não é uma modalidade única e especifica, existem variadas técnicas conjuntas que são aptas de auxiliar o corpo em suas dificuldades e retomando suas funcionalidades. Ou seja, as técnicas e modalidades conjuntas são capazes de desenvolver no corpo suas necessidades para reabilitar-se e devolver sua autonomia.

Hoje em dia, erroneamente acredita-se que a dor é recorrente apenas da pratica de esportes, da idade ou a vida. Assim sendo, as atividades diárias que podem causar alguma dor ou incomoda são sendo deixadas de lado, perdendo o condicionamento físico e impedindo as chances de recuperação total. Tipo sofrer uma lesão correndo na rua e achar que não deve mais praticar exercícios, achando que pode piorar a lesão. O Treinamento Funcional, ajuda na reabilitação e ainda na prevenção de novas lesões. É uma metodologia eficiente nessa reabilitação, melhorando os movimentos funcionais dos alunos.

O Treinamento Funcional Terapêutico (TFT)

O Treinamento Funcional age como modalidade terapêutica? Como já mencionado, muitos creem em uma visão errada sobre essa técnica, como modo apenas para manutenção da saúde física e aptidão corporal. Todavia, ele é um exercícios que pode perfeitamente se encaixar para a reabilitação física de lesões e patologias, chamado pelo termo de Treinamento Funcional Terapêutico, o nome diferencia, mas a modalidade continua a mesma.

O foco do TFT é devolver as funções completas de todas as partes do corpo, e todos os seus movimentos ampliados. Vale ressaltar que o TF pode ser definido como um exercício corretivo ou de correção pois ele vai tratar os movimentos cotidianos e disfuncionais do aluno. O foco do TFT é auxiliar na correção de todo o corpo que foi desenvolvido por algum desequilíbrio muscular e assim compensa-lo, não é uma técnica para a melhora de um joelho ou só da coluna, mas sim todo o corpo do aluno.

Durante seus exercícios é necessário uma transferência das funções espalhadas pelo corpo. Quando ocorre uma lesão, essa parte que fica fraquejada acaba sobrecarregando outra área com sua função, o que não é o devido. Assim, precisa-se compensar essa outra parte que foi desgastada, que tiveram suas funções alteradas e assim, essa compensação faz com que algumas musculaturas sejam tratadas como a lesionada. Por esse motivo, os exercícios funcionais vai causar a transferência das devidas funções das musculaturas e articulações, corrigindo todo o corpo.

Quando os alunos buscam a reabilitação com TF, normalmente, têm dificuldade em alguma área especifica do seu movimento. Isso é gerado pelo emprego errôneo de musculaturas e articulações e entre outras áreas. Assim sendo, para que a técnica funcione sempre de maneira eficaz, primeiro, busca-se encontrar quais problemas e disfunções tem o corpo, com uma avaliação funcional do movimento e assim, vai indicar as soluções e suas compensações. Encontra-se uma correção para essas disfunções em conjunto, assim, todos os exercícios do TF têm como objetivo encontrar os erros e falhas e assim corrigi-las, para a recuperação total das funções de movimento do corpo.

Por que as vezes só a fisioterapia não é o suficiente?

A ideia errada de que uma lesão ou patologia deve afastar o paciente da prática de exercícios acaba até atrapalhando a recuperação. Se assim fosse, a pessoa não deveria mais subir escadas, levantar, sentar, andar por distâncias mais longas. Por exemplo, muitos atletas e maratonistas acabam desenvolvendo problemas nas musculaturas, articulações e não devem ou nem por isso param com suas práticas esportivas. Isso tudo se explica porque não é a maratona ou a prática de exercícios físicos que causam o desgaste e sim os movimentos disfuncionais do corpo, ou seja incorretos.

Por exemplo, um quadro de Condropatia Femuropatelar moderada (desgaste da cartilagem do joelho de forma irreversível), em seu tratamento é receitado remédios para a cartilagem e alguns anti-inflamatórios, analgesia e a fisioterapia para o fortalecimento e também, evitar atividades que gerem a sobrecarga no joelho. Por isso o TFT é auxiliador nesse cuidado e reabilitação, com o diagnóstico todos os exercícios são preparados e indicados para o fortalecimento e cuidado total evitando todos e quaisquer desgastes e corrigindo as sobrecargas.

Na TFT primeiramente descobre-se com uma avaliação os fatores que geraram o desgaste, que podem ser gerados por várias sobrecargas, como uma pisada errada, encurtamento de musculatura, perna mais curta que a outra e até fraqueza de estabilizadores do quadril. Descobrindo então as causas, elas serão tratadas, assim impedindo o processo inflamatório e interrompendo a dor, podendo continuar com suas práticas físicas.

Na reabilitação de lesões é necessário entender o que define uma boa reabilitação. Primeiramente, o objetivo é entregar a melhora na qualidade de vida do aluno. Lesões e patologias, são sintomas traumáticos que retiram do corpo seus movimentos completos e sem dores, tirando assim a qualidade de vida do paciente. Segundamente, deve-se recuperar a capacidade de desenvolver as atividades rotineiras que eram praticadas antes das lesões.

Para isso é preciso: recuperar a mobilidade articular e a amplitude dos movimentos, recuperar as funções das áreas lesionadas, melhorar o desempenho do corpo e dos músculos, aprender novas habilidades funcionais para o corpo e auxiliar na volta para as atividades rotineiras. Ao conseguir desenvolver todas essas funções de maneira eficaz pode-se classificar uma reabilitação com total sucesso.

Como o Treinamento Funcional auxilia na Reabilitação Física

As sessões de Treinamento Funcional escolhe exercícios específicos para o desenvolvimento e correção de diversas áreas, como: a coordenação motora, mobilidade completa, flexibilidade, equilíbrio, elasticidade, força muscular, aumento da resistência muscular localizada e a melhora da resistência cardiovascular e a estabilidade.

O Treinamento Funcional Terapêutico trata os pacientes com patologias e lesões gerando assim todos esses benefícios para o tratamento, e prevenindo novas lesões. Seus movimentos são focados no grande Core, como o Pilates, assim o corpo irá manter a estabilidade e uma excelente base. Durante suas sessões o paciente irá gerar todas essas características que foram mencionadas com os seus movimentos funcionais, desenvolvendo as capacidades do paciente para ser usada na sua vida cotidiana e fora da aula, essencial para evitar lesões.

Conheça mais sobre o Treinamento Funcional Terapêutico na Omega4, com nossos profissionais especializados para auxiliarem na sua reabilitação física total, melhorando sua qualidade de vida e devolvendo o prazer de suas atividades rotineiras, sem preocupações. Você vai se surpreender, uma vida de dores e limitações não é necessário, você pode ter qualidade de vida garantida e obtendo sua recuperação.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Rua Osório Duque Estrada, 35 - Paraíso - São Paulo
11 2386-9717 | Whatsapp 11 94048-3704
contato@omega4.com.br