Shiatsu Corporal

Você já ouviu falar da massagem Shiatsu?

Shiatsu é uma técnica, originada nas sociedades antigas (como a egípcia, mesopotâmica, chinesa e até mesmo a indiana, e aprimorada da forma que conhecemos hoje no Japão.

Essa técnica envolve a maestria do terapeuta com os dedos, sendo a principal parte do corpo humano usada em quem aplica a técnica. Em quem recebe a técnica, os campos focados são os mesmos da acupuntura, os chamados “pontos energéticos”.  

O que o shiatsu faz é justamente reestabelecer o equilíbrio entre estes pontos energéticos, realizando a pressão com os dedos ou até mesmo com as palmas das mãos, cotovelos e joelhos.

No nosso corpo, existem pontos de carência energética (kyo) e de acúmulo energético (jitsu), e o equilíbrio entre esses pontos é fundamental para que tenhamos a sensação de bem-estar e equilíbrio no organismo.  

Apesar de parecer uma simples massagem de relaxamento, o shiatsu é muito mais do que isso. Ele analisa os pontos principais da rotina do paciente, como alimentação, duração de sono, estilo de vida, para proporcionar um atendimento que seja adequado para o paciente em específico.

Confira também: Massagem Terapêutica

Quais são os benefícios da massagem Shiatsu?

Os benefícios da massagem shiatsu se concentram principalmente em:

  • Aliviar tensões musculares;
  • Ajudar na remoção de toxinas do corpo;
  • Melhorar a postura;
  • Reequilibrar o fluxo energético (kyo e jitsu);
  • Aumentar a circulação sanguínea e linfática;
  • Prevenir doenças;
  • Dar sensação de bem-estar;

Você conhece a história da Massagem Shiatsu?

A prática do shiatsu é milenar, tendo sua origem a mais de 2000 anos atrás. Essa arte terapêutica se originou no Japão, apesar de ter suas raízes na Medicina Tradicional Chinesa.

Esse tipo de cura é mencionado pelos mesopotâmicos, egípcios, japoneses, chineses e indianos nos mais antigos escritos existentes hoje no mundo.  

Em todo esse tempo, os mais antigos sacerdotes taoístas praticavam uma forma de manipulação corporal e de meditação para harmonizar a energia vital “chi”.

Tempos depois, esse conhecimento (espalhado pela Medicina Tradicional Chinesa) foi levado para o Japão por meio de diferentes práticas, como o Do-In (automassagem com os dedos, de forma similar a técnica do shiatsu), a acupuntura e a moxabustão (espécie de acupuntura térmica).  

E foi apenas no século XII que o shiatsu surgiu no Japão de forma efetiva, com as técnicas de massagem corporal chinesas Anma, que tem a característica de utilizar a fricção e pressão afim de aliviar a tensão do corpo.

Já o shiatsu que conhecemos hoje foi desenvolvido pelo japonês Tokujiro Namikoshi que, com apenas 7 anos de idade, utilizou as técnicas de compressão e fricção para tratar a artrite que a mãe sofria, seguindo suas intuições e conhecimentos.

E, a partir dos bons resultados desenvolvidos por Tokujiro, ele desenvolveu sua própria técnica e inaugurou, em 1925, a primeira clínica de tratamento com o método, o Instituto de Terapia Shiatsu, localizada em Hokkaido.

Em 1940, Namikoshi abriu a primeira escola de aprendizado desta técnica, que ficou posteriormente conhecido como Escola Técnica de Shiatsu do Japão, na cidade de Otaiya.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Rua Osório Duque Estrada, 35 - Paraíso - São Paulo
11 2386-9717 | Whatsapp 11 94048-3704
contato@omega4.com.br