Shiatsu contra o estresse

Shiatsu contra o estresse

Para o relaxamento ou manter o corpo em dia o Shiatsu entre uma gama gigante de práticas que proporcionam bem-estar, e para aquelas pessoas que não gostam de tomar remédios dos mais variados tipos e distribuídos ao monte nas prateleiras de farmácias e drogarias, a massagem terapêutica pode ser uma ótima opção para o tratamento é onde entra terapias alternativas de massagens com shiatsu.

O Shiatsu é uma terapia japonesa que ajuda o relaxamento dos músculos, além de tratar várias é uma terapia manual que atua no sistema nervoso central, no sistema nervoso periférico e a nível muscular, a pressão do terapeuta sobre determinados pontos do corpo promove o alongamento de músculos e tendões, aliviando contraturas e dores causadas por encurtamentos e tensão nas cadeias musculares, as sessões de Shiatsu também são recomendadas para os esportistas, pois promovem alongamento e alivio da fadiga muscular, é uma terapia antiestress que relaxa o corpo e a mente, técnicas de massagem, como o Shiatsu, ajuda a reduzir insônia, estresse e dores de cabeça, sem a necessidade de medicamentos, as manobras utilizadas nas massagens de Shiatsu ajudam a desencadear um poderoso alívio natural da dor, faz com que o cérebro ative o sistema nervoso, o que ajuda a combater o estresse, contribuindo para uma diminuição da tensão em todo o corpo.

Shiatsu é uma palavra japonesa que significa “pressão do dedo”. Embora suas raízes históricas possam ser rastreadas para a China, o Shiatsu evoluiu para uma arte distinta no Japão ao longo de centenas de anos, Shiatsu originou no Japão a partir de medicina tradicional chinesa, com influências de terapias mais recentes ocidentais. São muitos os benefícios desta técnica.

Shiatsu é uma terapia física que suporta e reforçar a capacidade natural do corpo para curar e equilibrar-se. Shiatsu funciona em toda a pessoa, não apenas com o corpo físico, mas também com os aspectos psicológicos, emocionais e espirituais do ser.

A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo biomédico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde se acredita que a cura não deva ser feita através da doença, busca-se o fenômeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um, e único na sua individualidade, como medicina preventiva o Shiatsu tem o objetivo de harmonizar a manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado, energeticamente, é saudável e não necessita de medicamentos.

Massagem Shiatsu antiestress oriental ajuda a equilibrar canais de energia que percorrem o corpo trás alívio, aumenta a sensação de energia, pois revigora o organismo, liberando os nódulos de tensão muscular, o Shiatsu atua no fluxo da energia, promovendo um equilíbrio no organismo, com isso, diminui insônia, ansiedade, equilibra o sistema nervoso, alivia dor causada por má postura, bem como dores de cabeça, entre outros benefícios, aponta terapeutas, no momento em que as massagens Shiatsu são realizadas, ocorre uma redução do ritmo cardíaco, resultando em um relaxamento, massagem feita com as mãos ou com auxilio de aparelhos o Shiatsu tem poder terapêutico e antiestress, o Shiatsu ajuda a melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e a autoestima do paciente.

A Shiatsu pode ser feita por homens e mulheres de diferentes idades, o Shiatsu é feito com a pressão dos dedos, trabalha com o equilíbrio da energia e alivia as dores musculares.

O ideal, no início, fazer a massagem Shiatsu a cada dois, três dias e, à medida que a dor for diminuindo, passar para uma vez por semana, na sequência para sessões quinzenais, até chegar a apenas uma por mês.

O tempo das sessões de Shiatsu varia de 30 a 120 minutos, no entanto, de acordo com terapeutas, os pacientes com dores devem optar pelas sessões acima de uma hora para q os benefícios do Shiatsu sejam maiores.

O resultado e os benefícios do Shiatsu são claros, uma grande sensação de bem estar, cada vez mais as pessoas estão procurando qualidade de vida, a massagem Shiatsu é feita com o paciente deitado e com óleos essenciais.

Na hora do procedimento do Shiatsu devem-se ter alguns cuidados básicos como - Fazer higienização das mãos - manter as unhas cortadas e limpas - Usar touca e jaleco - fazer higienização do colchão.

O colchão japonês e o colchão de couro é a melhor opção para técnica do Shiatsu, pode-se trabalhar Shiatsu no chão, pois é mais simples e dará mais resultado. O paciente deve usar roupas leves, ideal para mantê-lo aquecido, visto que o Shiatsu tem a propensão para abrandar o metabolismo, podendo originar uma sensação de frio.

A sala da massagem Shiatsu tem q ser iluminada, arejada e, acima de tudo, agradável, com uma música relaxante e essências florais entre outras.

O terapeuta começa fazendo a massagem Shiatsu no local do corpo a tratar, realizando pressão em pontos específicos dessa região, de forma a promover o alívio da tensão muscular e o relaxamento, utiliza toque, pressão confortável e técnicas de manipulação para ajustar a estrutura física do corpo e equilibrar o seu fluxo de energia.  O Shiatsu é uma experiência profundamente relaxante.

O Shiatsu é indicado para prevenir e tratar várias doenças, tais como, dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual, asma, constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, estresse, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento físico, etc.

Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração, pinçamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas musculoesqueléticas com o objetivo de atuar na circulação “energética” através das técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e, assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e, sobretudo energética, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e linfa. Como resultado o Shiatsu relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um ritmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.

Shiatsu é uma técnica que combina a massagem com a pressão nos pontos de acupuntura chineses, contudo, a massagem Shiatsu, criado no Séc. XX para dar resposta a necessidades de realinhamento energético do corpo tem atualmente várias escolas e as técnicas Shiatsu utilizadas vão para além da simples pressão digital, utilizando-se igualmente a pressão das mãos, dos cotovelos, joelhos, pés ou mesmo o peso do próprio corpo do terapeuta.

Uma das formas mais praticadas é a Massagem Shiatsu Seitai, que incorpora movimentos de alongamento e fricção para estimular a circulação linfática e sanguínea, neste tipo de massagem, a zona abdominal é particularmente importante, a massagem Shiatsu Seitai foi desenvolvida por Kiyoshi Kato no século passado, este tipo de massagem é tonificante, o que significa que estimula a energia e que movimenta fluidos.

De uma forma geral, este método Shiatsu de massagem visa à recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo. A massagem Shiatsu implica o conhecimento dos meridianos (linhas energéticas) do corpo, cujo fluxo harmonioso leva ao equilíbrio integral da pessoa, a massagem Shiatsu é praticada exercendo pressão controlada sobre os fluxos energéticos através dos meridianos, em pontos específicos, para desbloquear e estimular a energia.

A Massagem Shiatsu é geralmente aconselhada para pessoas estressadas, com dores nas costas, cansadas ou em convalescência, pode ser aplicada em qualquer pessoa que esteja à procura de bem-estar, desde que não apresente qualquer contraindicação para a massagem Shiatsu.

Os benefícios do Shiatsu são: Tratamento antiestress - Reequilíbrio dos centros de energia (Yin/Yang)- Harmonização interior-Relaxamento geral – Revitalização -Desenvolvimento da consciência e sensibilização corporal - Manutenção e prevenção da saúde - Eliminação de toxinas -Alívio de dores - Eliminação do “peso” sobre os ombros e nuca e muitos outros

Shiatsu não é indicado em quem tem ou está com: Febre – Infecções - Doenças contagiosas- Fraturas- Varizes - Câncer ainda sem tratamento - Alguns pontos na grávida são abortivos (é importante que o terapeuta tenha conhecimento), mas pode trazer alívio de dores musculares.

O Shiatsu desperta o indivíduo para uma nova consciência de si próprio. Proporciona integração consigo mesmo

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os diversos benefícios do Shiatsu para o corpo e a mente, porém, a devida história e origem desta prática de massagem não é muito conhecida pelo mesmo público que já usa esta técnica para obter uma melhor qualidade de vida.

O Shiatsu foi desenvolvido no Japão utilizando técnicas da massagem tradicional chinesa, mais precisamente da técnica Anmá, que é uma técnica de massagem que utiliza fricção e pressão nas partes mais tensas do nosso corpo, estes registros históricos são encontrados no famoso livro “Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo” que são um dos primeiros registros formalizados e datados com mais de dois mil anos de existência.

Com sete anos de idade, Tokujiro Namikoshi utilizou técnicas de compressões e fricções para tratar sua mãe que sofria de artrite, este tratamento foi basicamente realizado seguindo intuições e pressentimentos. Após desenvolver sua própria técnica a do Shiatsu, Tokujiro Namikoshi no ano de 1925 fundou a sua primeira clínica de tratamento com o método Shiatsu e no ano de 1940 abriu sua primeira escola de Shiatsu, hoje conhecida popularmente como Colégio Japonês de Shiatsu.

O Shiatsu só teve seu real reconhecimento no ano de 1955, quando o governo japonês reconheceu a técnica de Shiatsu, porém em conjunto com a sua técnica originária, o Anmá.

Entender a um pouco mais sobre a história e origem do Shiatsu é fundamental, pois se trata de uma técnica milenar e que hoje em dia beneficia diversas pessoas que procuram um tratamento complementar de suas patologias.

A massagem Shiatsu é profundamente relaxante, embora revigorante, trazendo uma sensação de tranquilidade e a consciência de um contato com a cada zona do próprio corpo.

Tal como outras curas naturais e terapias alternativas, o shiatsu interessa-se pelas medidas de prevenção, conserva o corpo saudável, flexível e equilibrado, e também controla as mudanças de energia que podem ser precursoras de doenças, o Shiatsu é muito utilizado nos dias de hoje como tratamento antiestress.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br