Reflexologia para Ansiedade

Reflexologia para Ansiedade

Reflexologia, a arte milenar chinesa, identificou os pontos relacionados com cada órgão do corpo, e utiliza essa técnica como forma de prevenir ou tratar doenças e transtornos de saúde, como: estresse, ansiedade, depressão e problemas psicológicos. A terapia com reflexologia vem sendo usada para aliviar dores e curar doenças de forma natural. A procura pela reflexologia tem aumentado bastante nos últimos anos e muitas pessoas estão desfrutando dos benefícios que ela oferece.

A reflexologia é um tipo de massagem que também favorece o equilíbrio da mente, o relaxamento, e mantém a saúde em melhor estado. A reflexologia atua desbloqueando a energia vital, favorecendo a circulação sanguínea e o sistema imunológico do corpo. Consiste na aplicação de pressão em regiões específicas dos pés. O estímulo feito por meio da reflexologia, que massageiam e pressionam os pontos, envia uma mensagem para as glândulas correspondentes de cada órgão que liberam hormônios que beneficiam aquela região reduzindo dor, auxiliando na recuperação do problema e prevenindo complicações.

Muitos são os eventos cotidianos que fazem nosso corpo se desestabilizar, a correria do dia a dia, as milhares de tarefas que temos que cumprir em um curto espaço de tempo nos faz ficar bem ansiosos. Além, de poderem trazer sentimentos negativos, como o de desmotivação e impotência, contribuindo assim até para uma depressão. As causas da ansiedade têm raízes bem mais profundas do que revelam os sintomas externos, a reflexologia ajuda em tratamentos para este fim.

Não é somente a ansiedade e o estresse que pode ser combatido com reflexologia, doenças como a pedra na vesícula, problemas nos rins, hérnia de hiato, gota, tendinite, fibromialgia, dores na lombar, espasmos musculares, câimbras constantes, inchaço nas pernas e pés, infecções, asma, bronquite, sinusite, insônia, labirintite, prisão de ventre, alterações da tireoide, colesterol, hipertensão, gordura no fígado e a obesidade, em todos estes males a reflexologia funciona com perfeição.

A Reflexologia e sua ação no corpo contra a ansiedade

O termo ansiedade pode ser entendido como uma reação do organismo, com componentes físicos ou psicológicos, decorrente das alterações psicofisiológicas.  Ocorrem quando há um confronto com uma situação que provoque, de um modo ou de outro, irritação, medo, depressão, excitação ou confusão, ou mesmo que faça a pessoa imensamente feliz. Se mostra como um processo e não uma reação única, uma vez que um longo processo bioquímico instala-se quando a pessoa se depara com ansiedade, cuja manifestação inicial ocorre de modo bastante semelhante, com o surgimento de taquicardia, tensão muscular, boca seca e a sensação de estar alerta. A reflexologia ajuda encontrar os equilíbrios nestes casos.  

Segundo a abordagem holística, o corpo é um sistema dinâmico que está sempre em mutação. O ser humano é mais que um mero corpo físico, cada indivíduo é um conjunto complexo de aspectos mentais, físicos e espirituais em equilíbrio afetados por fatores ambientais e sociais. E desse modo, a reflexologia é uma técnica, age rapidamente sobre a ansiedade, com efeitos relaxantes imediatamente após a primeira aplicação, estimulando, toda a rede nervosa, além de proporcionar uma boa irrigação sanguínea nos músculos.

É necessário utilizar a estimulação em reflexos e áreas específicas com o objetivo de normalizar a circulação sanguínea e linfática, que se encontram congestionada, devido o aumento das tensões musculares, isso só é possível com a experiência de um profissional devidamente qualificado em Reflexologia Podal. Os benefícios da reflexologia podal são tantos, porque os estímulos provocados pela massagem melhoram o funcionamento dos órgãos de todo o corpo.

A reflexologia é a modalidade de manipulação corporal que estimula os pontos definidos dos pés, mãos ou orelhas, promovendo a atividade reflexa específica do sistema nervoso, sabe-se que essa pressão libera energia bloqueada e permite que o corpo trabalhe de modo mais eficiente no combate a ansiedade. É classificada como terapia de zona. Ela postula que existem dez zonas que correm através do corpo. O pé foi mapeado para mostrar as áreas de contato que afetam diferentes partes do corpo, tipicamente, o hálux representa a cabeça, a junção do hálux com o pé representa o pescoço.

A reflexologia pode ajudar na ansiedade e depressão em determinados pontos do pé, chamados pontos reflexos, correspondem à congestão e tensão em determinadas áreas do corpo, aplicando pressão concentrada nos pontos reflexos. A reflexologia constitui a prática de experiências sensórias, principalmente pressão, aplicadas com precisão a partes específicas das mãos e dos pés, a reprodução do passo consiste ao corpo por essa experiência formar uma espécie de diálogo com o organismo em sua própria linguagem de pressão e movimento.

A reflexologia melhora a circulação e ajuda o corpo a acelerar a eliminação de resíduos, para que as toxinas não tenham a chance de se acumular em níveis prejudiciais, ela facilita todas as funções do corpo e isso, por sua vez, estimula o processo natural de auto cura a funcionar com mais rapidez e eficiência contra a ansiedade.

Veja também: Pilates Emagrece?

Sobre a reflexologia e seus benefícios

A reflexologia é um tipo de terapia feita pelo fisioterapeuta ou terapeuta que usa o estímulo de pontos do corpo, chamados de plexos nervosos, como os pés, as mãos, o nariz, o crânio e as orelhas, para combater problemas físicos e mentais.

A reflexologia podal é muito importante como uma terapia utilizada na redução da ansiedade, depressão e outras patologias como o estresse. Hoje podemos afirmar que o homem moderno sofre dessa doença devido a vários fatores desencadeantes, como carga horária de trabalho excessiva, trânsito caótico, dentre outros, causando assim diversas doenças cardiovasculares, gastrointestinais, distúrbios de crescimento, câncer, depressão, distúrbios reprodutivos e doenças infecciosas.

A reflexologia para ansiedade ajuda a acalmar o indivíduo durante uma crise de pânico, normalmente, o fisioterapeuta pressiona com o polegar várias regiões do pé, procurando desequilíbrios de energia onde a reflexologia atuam, estes desequilíbrios podem manifestar por sensibilidade no ponto ou sensação de areia por baixo da pele, depois de encontrados os pontos de desequilíbrio. O terapeuta faz uma pequena massagem de reflexologia que estimula os processos curativos naturais.

Além da reflexologia, para controlar a ansiedade é importante fazer atividades que se gosta, praticar exercício físico como caminhadas e evitar pensamentos negativos, é uma terapia fácil, eficaz e que muitas pessoas usam em suas vidas diárias para ganhar os vários benefícios de saúde associados com a prática da reflexologia.

Tem sido mostrado que a reflexologia alivia dores e tensão, diminui os níveis de estresse e ansiedade, fortalece o sistema imunológico, e aumenta à circulação sanguínea. A reflexologia também, ensina que uma energia vital chamada de força vital ou prana, circula de uma maneira rítmica equilibrada entre todos os órgãos do corpo, se essa energia for bloqueada, o órgão relacionado com o bloqueio passará a sofrer algum mal-estar.

A reflexologia trata o indivíduo como um todo, por isso promove o alívio de diversos sintomas, proporcionando, assim, a sensação de tranquilidade e bem-estar, o que, consequentemente, irá reduzir os níveis de estresse, ansiedade nota-se que a reflexologia pode apresentar efeitos muito positivos nesta área, ela também contribui para o bom humor, pois aumentam o nível dos neurotransmissores chamados dopamina e serotonina, responsáveis pelo prazer, pela felicidade e pelo bem-estar. Nos quadros de ansiedade a serotonina está em baixa, então aumentar os níveis dessa substância é essencial para superá-los usando os benefícios da reflexologia.

Sobre a ansiedade e o reequilíbrio com o corpo

É normal que fiquemos ansiosos com determinadas situações, mas a ansiedade comum passa com o tempo e não nos limita de maneira grave, quando essa ansiedade torna-se demorada e constante provocando prejuízo em nossa capacidade funcional, podemos pensar no quadro patológico de desequilíbrio.

Descubra: Pilates contra a dor na lombar

A reflexologia, técnica de massagem que usa a pressão em certos pontos dos pés, cada ponto pressionado corresponde a uma região do corpo humano e a depender da reação do paciente, quando um ponto é acionado é possível perceber em quais áreas existe desequilíbrio, a reflexologia tem promovido ótimos benefícios em tratamento contra a ansiedade.      

A reflexologia pode ser utilizada em conjunto com qualquer tratamento tradicional, dentre os benefícios que a reflexologia podal pode proporcionar ao seu organismo estão:

O reequilíbrio do corpo, redução das tensões, melhoria sensível da circulação sanguínea, maior relaxamento, dissolução dos cristais de ácido úrico e também de cálcio que ficam depositados nos pés, amenização dos sintomas de ansiedade e do estresse com a reflexologia.

O sono está agitado ou sente sono em excesso? A alimentação está desregulada? Preste atenção, pois esses são alguns dos sintomas de ansiedade e estresse, a reflexologia atua muito bem nestes pontos onde existem estes desequilíbrios.

Conheça: Shiatsu Massagem

A partir do momento que nosso corpo e, principalmente, nossa mente ganha um relaxamento com reflexologia as tensões diminuem, ocorre uma retomada de consciência, essa retomada de consciência, por sua vez, promove uma mudança comportamental profunda, todas essas ações podem não só ajudar no tratamento da ansiedade, como também tem a capacidade de evitar novos episódios e o paciente começa a controlar seu nível de ansiedade através do tratamento com os benefícios da reflexologia.

Conclusão sobre a Reflexologia

A Reflexologia é uma técnica no qual ao pressionarmos pontos específicos dos pés, essa pressão envia mensagens do cérebro para glândulas correspondentes que liberam hormônios benéficos que reparam e previnem doenças, o nosso pé possui pontos que correspondem aos nossos órgãos, tecidos, musculatura, esqueleto, etc., ou seja, podemos tratar inúmeros problemas emocionais por meio da reflexologia pressionando os pontos específicos nos pés.

Receber uma bela e demorada massagem de reflexologia nos pontos certos dos seus pés ajudam a combater a ansiedade. Nossos pés possuem pontos energéticos que, ao serem pressionados, liberam substâncias que causam o reequilíbrio energético e vão promover uma sensação de bem-estar. Mas para que o tratamento tenha sucesso é importante procurar um terapeuta no qual você tenha empatia e, é claro, muita confiança para realizar o método de reflexologia.

Além da redução do estresse, a reflexologia possui vários outros benefícios, dentre os quais podemos destacar:

  • Reflexologia trás alívio de dores;
  • A reflexologia melhora da circulação sanguínea;
  • Reflexologia estímulo do sistema imunológico;
  • A reflexologia traz estímulo dos nervos;
  • Dores nos pés: geralmente é um sinal de problema na coluna, que desencadeia outros tipos de sintoma como dores de cabeça, todos estes sintomas relacionados podem ser tratados com eficiência a partir da reflexologia aliviando assim a tensão causada por dias tumultuados.
Saiba mais: 5 tipos de peeling para rejuvenescimento

Você sabia que a reflexologia podal, que visa equilibrar o corpo, mente e espírito por meio da pressão dos pontos reflexos dos pés, pode ser aplicada também em bebês e crianças? Não são somente os adultos e idosos que podem desfrutar dos benefícios desse tratamento.

A reflexologia podal em bebês ajuda no tratamento de prisão de ventre e cólicas causadas devido à imaturidade do aparelho digestivo, além de fortalecer o sistema imunológico dos recém-nascidos. Outro benefício é que a massagem de reflexologia relaxa e acalma o bebê, que fica menos irritado, chora com menor frequência e consegue dormir facilmente. Além de também ser ótimo como auxilio na gestação, para acalmar, relaxar e diminuir os inchaços.

Vale a pena conhecer a reflexologia, tratar-se de forma natural e usufruir de seus benefícios. A reflexologia pode ser feita hoje em dia como um tratamento alternativo, agora que você conhece as vantagens e principais indicações da reflexologia.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br